A Ocupação e Degradação do Cerrado, Restingas e Mangues Exercícios

1) Ocupação e Degradação do Cerrado, Restingas e Mangues: (Uni Facef-SP) O projeto de lei 6830/2013 estabelece que, em áreas urbanas, as margens de qualquer curso d’água natural terão sua largura determinada pelos planos diretores e leis de uso do solo. Essa é uma das propostas que pretende alterar o novo Código Florestal – Lei 12.651, de 25 maio de 2012 -, modificando o artigo 4º, que estabelece limite de no mínimo 30 metros para a proteção de margens de cursos d’água, riachos e rios, inclusive dentro de cidades. Com as mudanças no dispositivo, será permitido que os planos diretores municipais e as leis de uso do solo alterem diretamente as limitações das áreas de preservação nas regiões metropolitanas e urbanas.

(www.sosma.org.br. Adaptado.)

 

A alteração do Código Florestal, sobretudo relacionada à redução das áreas de preservação nas margens dos cursos d’água, acarretará, como consequência ambiental,

a) a proteção da biodiversidade.

b) a diminuição da erosão.

c) o equilíbrio da erosão dos solos.

d) o aumento da profundidade dos rios.

e) a perda das fontes de água.

 

 

2) (Unicamp-SP) A erosão dos solos é um fenômeno natural e acontece em áreas onde existe certa declividade. O delta do rio Nilo, por exemplo, é historicamente conhecido pela deposição de sedimentos férteis que  provêm da erosão dos solos na Etiópia, ou seja, em alguns lugares a erosão e a deposição dos sedimentos contribuem para a manutenção da fertilidade natural dos solos. Durante séculos a fertilidade do rio Nilo se manteve, mas a construção de barragens, para controle do regime hídrico, alterou esse equilíbrio. Os problemas relacionados à erosão são agravados quando as taxas de perda de solo ultrapassam certos níveis naturais, o que normalmente resulta da falta de práticas conservacionistas. (Adaptado de A. T. Guerra e M. do C. O. Jorge. Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2013, p.8.)

a) Explique o que são erosão e assoreamento.

b) Em rios das áreas tropicais, que sinal evidencia a ocorrência de erosão? Aponte uma causa da erosão em áreas urbanas periféricas das grandes cidades de regiões tropicais.

 

 

3) Ocupação e Degradação do Cerrado, Restingas e Mangues: (UFSCar-SP) A figura mostra uma voçoroca localizada no alto da bacia do rio Araguaia, no estado de Goiás.

(www.opopular.com.br)

Trata-se de um grave impacto ambiental, responsável por sérios danos aos rios e às suas nascentes formadoras.

O surgimento de uma voçoroca tem relação direta com:

a) o desmatamento da vegetação nativa, intensificando o assoreamento dos rios.

b) a precipitação de chuvas ácidas em decorrência da utilização de agrotóxicos.

c) a inversão térmica gerada pela concentração de poluentes na atmosfera.

d) a mineração ilegal, tais como garimpos de ouro e diamante, nas margens dos rios.

e) a construção de açudes para irrigação e o abastecimento de água para a população.

 

 

4) Ocupação e Degradação do Cerrado, Restingas e Mangues: (Uni FACEF-SP) No estudo dos processos erosivos destaca-se a erosão hídrica, caracterizada pela remoção e transporte dos horizontes superfciais do solo pela água das chuvas. Para combater os efeitos desse processo, configura uma prática de conservação do solo que possibilita a quebra da velocidade no escoamento superficial de águas pluviais:

a) o terraceamento.

b) o fendilhamento.

c) o assoreamento.

d) o voçorocamento.

e) o zoneamento.

 

 

5) Ocupação e Degradação do Cerrado, Restingas e Mangues: (Unicamp-SP) a imagem abaixo mostra a prática de plantio direto na palhada.

(http://aprendizruralbatatais2013manha.blogspot.com.br/2013/06/plantio-direto.html.)

Sobre esta prática, é correto afirmar:

a) É uma prática conservacionista, em que há a incorporação dos restos vegetais de uma cultura no próximo plantio, procurando melhorar as características químicas e físicas do solo.

b) É uma prática conservacionista, em que há a incorporação dos restos vegetais de uma cultura no próximo plantio, procurando melhorar unicamente as características químicas do solo.

c) É uma prática conservacionista, em que há a incorporação dos restos vegetais de uma cultura no próximo plantio, procurando melhorar unicamente as características físicas do solo.

d) Apesar de diminuir os processos erosivos provocados pelo escoamento superficial da água, a prática não evita o uso de queimadas esporádicas e não aumenta a fertilidade química do solo.

 

Ocupação e Degradação da Amazônia e Mata Atlântica Exercícios.

 

6) Ocupação e Degradação do Cerrado, Restingas e Mangues: (Vunesp) Examine a tabela.

cobertura do solo solo crodido (kg/ha/ano)
mata 4
pastagem 700
cafezal 1100
algodoal 38000

(Igo Fernando Lepsch. Formação e conservação dos solos, 2002. Adaptado.)

Sabendo que o tipo de cobertura do solo e o sistema de cultivo determinam uma maior ou menor erosão hídrica, é correto afirmar que

a) O solo sem cobertura vegetal é menos suscetível à erosão devido ao menor impacto das gotas de chuva.

b) O solo coberto por pastagem apresenta menor perda por erosão devido à absorção das águas da chuva pelas plantas e ao maior impacto das gotas na superfície.

c) As culturas anuais, como o cultivo de algodão, tornam o solo menos suscetível à erosão devido ao aumento da desagregação e do transporte de partículas.

d) A densa camada de vegetação impede o impacto direto das gotas de chuva do solo e, em razão do entrelaçamento de suas raízes, reduz a desagregação, diminuindo a erosão.

e) Os solos com culturas perenes, como o cultivo de café, são mais suscetíveis à erosão devido à diminuição da desagregação e do transporte de partículas.

 

 

7) (Fuvest)

Estou enfado na lama.

É um bairro sujo.

Onde os urubus têm casas.

E eu não tenho asas.

Mas estou aqui em minha casa

Onde os urubus têm asas

Vou pintando, segurando as paredes do

Mangue do meu quintal…

Manguetown, Chico Science.

 

Os mangues estendem-se desde o Amapá até Santa Catarina. Esse ecossistema:

I. desenvolve-se nos litorais protegidos de ondas e na desembocadura de rios;

II. apresenta somente plantas adaptadas ao excesso de luminosidade;

III. tem solo salino, pelo alagamento durante a maré cheia;

IV. é área de procriação de várias espécies pela alta porcentagem de matéria orgânica;

V. sofre degradação pela instalação de indústrias e pela urbanização.

Está correto apenas o que se afrma em:

a) I, II e III. d) II, III, IV e V.

b) I, III, IV e V. e) III, IV e V.

c) I, III e V.

 

 

8) Ocupação e Degradação do Cerrado, Restingas e Mangues: (UEL-PR) De ambos os lados da linha do Equador, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul, onde o clima se caracteriza por apresentar uma estação seca e outra chuvosa, estende-se o domínio das savanas tropicais que, no Brasil, recebem a denominação de cerrados.

No mapa, o predomínio dessa vegetação pode ser encontrado na área indicada pelo número:

a) I. c) III. e) V.

b) II. d) IV.

 

 

9) (UNNV-SP)

Biomas brasileiros

(www.ibge.gov.br. Adaptado.)

Apresenta clima do tipo tropical semi úmido, com duas estações distintas, verão chuvoso e inverno seco. Sua vegetação predominante é do tipo arbustiva e vem sofrendo intensa devastação, em função, principalmente, das atividades agropecuárias, com destaque para a pecuária bovina e a produção de soja.

A descrição refere-se ao bioma

a) Cerrado. d) Mata Atlântica.

b) Caatinga. e) Pampa.

c) Amazônia.

 

 

10) Ocupação e Degradação do Cerrado, Restingas e Mangues: (UFRGS) O cerrado brasileiro, a maior savana neotropical do mundo, é um dos biomas brasileiros mais degradados ambientalmente. Em relação a esse bioma, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações relacionadas a seguir.

( ) O cerrado é o terceiro bioma mais extenso do Brasil, ocupando toda a área do Brasil Central e cerca de 15% da área total do país.

( ) O cerradão, um dos tipos de vegetação que compõem o bioma, caracteriza-se pela ocorrência de exemplares de buritis, que se localizam nos fundos de vales, onde os solos são mais férteis e possuem menor teor de alumínio.

( ) É na área desse bioma que se localizam algumas das nascentes dos rios das principais bacias hidrográficas brasileiras: Amazonas, Paraná e São Francisco.

( ) O cultivo que mais contribui para a destruição do cerrado é o da soja, já que 45% da safra nacional desse produto é proveniente da região central do Brasil.

( ) Diferentemente da produção de soja do Centro-Oeste, a sojicultora dos cerrados do hemisfério norte, estado de Roraima, baseia-se sobretudo na produção calcada em propriedades de menor de 500 hectares, voltada para o abastecimento do mercado interno.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – F – V – F d) F – F – V – F – V

b) V – F – V – V – F e) F – F- V – V – F

 

🔵 >>> Confira todos os nossos simulados com exercícios sobre a Geografia do Brasil.

 

Gabarito com as respostas do simulado sobre a Ocupação e Degradação do Cerrado, Restingas e Mangues:

1) e;

2)

a) A erosão é o transporte do material sedimentar que resulta dos processos de intemperismo. Ela é responsável pela destruição do relevo das partes mais altas, e esse material vai ser depositado, logicamente, nas partes mais baixas. O assoreamento é a deposição do material sedimentar nos leitos dos rios, lagos e lagoas.

b) A ocorrência de erosão pode ser verificada nos rios porque suas águas ficam “barrentas”, ou seja, o rio está transportando o material sedimentar erodido da bacia à qual ele pertence; além disso, o próprio assoreamento é um sinal óbvio da erosão. A causa principal da erosão em áreas periféricas das grandes cidades localizadas em regiões tropicais é a remoção da cobertura vegetal (desmatamento).

3) a; 4) a; 5) a; 6) d; 7) b; 8) c; 9) a; 10) e

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.