Exercícios sobre o Regime Militar: Lutas, Direitos e Conquistas

01. Regime Militar: Lutas, Direitos e Conquistas. (FJP-MG) Leia a carta escrita por Henfil à sua mãe:
Mãe,
O doutor Tancredo herdou de Getúlio Vargas a caneta com que ele escreveu a carta-testamento.
Não sei bem se foi a que escreveu a tal carta ou se foi outra. Sei que na minha memória dos 10 anos de idade ficou assim: Tancredo, herdeiro da caneta de Getúlio.
Bão.
Só vim a prestar atenção de novo, no herdeiro da caneta, quando ele se tornou primeiro-ministro do regime parlamentarista, um superconsenso que militares e políticos arrumaram para impedir a posse do legítimo vice-presidente eleito, João Belchior Marques Goulart. O consensão deu no que deu, o herdeiro sumiu com sua caneta e vinte anos depois acordamos bolivianos.
Sumiu nada. O herdeiro da caneta assinou ficha no PMDB, saiu do MDB, fundou o PP, desfundou o PP, ganhou o governo de Minas Gerais pelo PMDB e o entregou ao ex-PP, e agora, onde estamos? Estamos com o herdeiro da caneta como primeiro-ministro do consenso jumbo que militares e políticos estão arrumando para que cem anos depois acordemos, todos, irremediavelmente porto-riquenhos.
O que Tancredo deveria ter herdado do Getúlio Vargas não era a caneta, era o revólver.
A benção do seu filho das bocaiúvas, Henfil Vilela. HENFIL. Diretas Já. Rio de Janeiro: Record, 1984.

Nessa carta, Henfil:
A) aproxima o contexto político de 1964 ao de 1984, ressaltando a face autoritária de ambos, com os militares utilizando-se dos civis para impor os seus interesses, em especial o de manter a sociedade brasileira sob controle.
B) compara as situações políticas no Brasil em 1961 e 1984 com as dos países latino-americanos, que estavam nas mãos dos militares, os quais haviam estabelecido regimes de exceção, plenos de arbitrariedades.
C) critica a posição política de Tancredo Neves que foi primeiro-ministro, quando da promulgação da emenda constitucional do parlamentarismo após a renúncia de Jânio Quadros, e candidato de consenso do Colégio Eleitoral no contexto final do regime militar.
D) identifica a postura política de Tancredo com a de Getúlio Vargas, do qual herdou a caneta, destacando tanto a indefinição partidária que os aproximava quanto a constante aproximação entre esses dois políticos e os militares.

 

 

02. (PUC Minas) “Brasil, ame-o ou deixe-o.”
Esse slogan, amplamente divulgado e propagado no auge do período da Ditadura Militar, criava um clima de ufanismo para:
A) anunciar à população brasileira o firme propósito do governo de promover a distensão política, assim que todos os comunistas deixassem o país.
B) justificar a nova postura dos militares para atrair o apoio da opinião pública contrária ao regime autoritário, abrindo caminho para o processo de abertura política.
C) abrandar os rigores do autoritarismo, permitindo que todos os insatisfeitos com o regime militar abandonassem espontaneamente o país.
D) demonstrar a profunda intolerância do governo com os setores do movimento de oposição, que optaram pela luta armada contra o regime.

 

 

03. (PUCPR–2008) Começava a ditadura envergonhada, como a batizou Elio Gaspari. […] Mas, como tudo na vida pode piorar, quem se queixava de 64 não sabia o que nos esperava em 68. Aí sim, com o Ato Institucional n°. 5, o pau comeu. A Ditadura esgotou o manual e criou em cima: implantou a censura, cassou mandatos, fechou o Congresso, suspendeu o habeas corpus, revogou a Constituição, instituiu a pena de banimento, liberou a tortura e tolerou as execuções sumárias – tudo em defesa da segurança nacional.
MARTINS, Oswaldo. Aos nascidos em 1964. Revista Cult, São Paulo, n. 78, março / 2004. p. 54.

Com base nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA:
A) O Ato Institucional n°. 5 foi um instrumento que proporcionou amplos poderes ao presidente da República, que podia, inclusive, fechar provisoriamente o Congresso Nacional.
B) A economia brasileira desse período (1969-1973) vai ser marcada pelo chamado milagre brasileiro.
C) Nesse período, o governo ditatorial declara que o país vivia uma guerra subversiva, sob esse pretexto aprova-se inclusive a pena de morte.
D) O slogan BRASIL: “Ame-o ou deixe-o” foi um grande instrumento de propaganda dos grupos da guerrilha de esquerda brasileira nessa fase.
E) A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970 foi usada, junto aos efeitos do milagre econômico, como instrumento de construção positiva do regime militar.

 

 

04. (Fatec-SP–2008) O movimento denominado “Diretas Já!”, que começou reunindo poucos milhares de pessoas nas principais cidades brasileiras, acabou ganhando a simpatia da maior parte da população do país e tomou proporções gigantescas.
Esse movimento exigia:
A) eleições diretas depois da renúncia de Jânio Quadros.
B) o fim do AI-5, a volta dos direitos políticos e o retorno das eleições pelo voto universal.
C) o fim das torturas e a aprovação da Lei de Anistia Política.
D) a anistia política e o retorno dos exilados políticos para o Brasil.
E) o fim da Ditadura Militar e eleições diretas para presidente.

 

 

05. Regime Militar: Lutas, Direitos e Conquistas. (FGV-SP–2007)

ZIRALDO. O Pasquim.
[…] meu Brasil,
Que sonha com a volta do irmão do Henfil,
com tanta gente que partiu num rabo de foguete:
chora a nossa pátria-mãe gentil
choram marias e clarisses no solo do Brasil.
Mas sei que uma dor assim pungente
não há de ser inutilmente a esperança
dança na corda bamba de sombrinha
e em cada passo dessa linha pode se machucar.
João Bosco e Aldir Blanc. “O bêbado e a equilibrista”.

A crítica expressa na charge e a referência histórica da música estão relacionadas, respectivamente:
A) à exaltação do nacionalismo e ao movimento das “Diretas Já!”.
B) ao autoritarismo do governo e à campanha a favor da anistia.
C) à propaganda comunista e ao retorno dos exilados políticos.
D) ao fim da censura e à política favorável à redemocratização.
E) à outorga do Ato Institucional n°. 5 e ao milagre econômico.

 

Exercícios sobre o Período Liberal-democrático e os Conflitos Políticos.

 

06. Regime Militar: Lutas, Direitos e Conquistas. (UFMT–2010)
Comparação da distribuição de renda no Brasil 1960, 1970 e 1976

renda no regime militar

ALENCAR, Chico et al. História da sociedade brasileira.
Os dados permitem a conclusão de que, entre 1960 e 1976:
A) a partir do regime autoritário, nascido do Golpe de 1964, o esforço governamental, na legislação de apoio ao trabalho, com aumentos reais de salário, gerou estabilidade na renda dos brasileiros 50% mais pobres.
B) a concentração da riqueza no Brasil foi decorrência direta dos efeitos da crise econômica mundial que eclodiu no início dos anos 1960, que não permitiu que o PIB brasileiro crescesse na medida das suas necessidades.
C) as classes médias urbanas fazem parte do grupo mais prejudicado pela internacionalização da economia brasileira a partir de 1964, pois foram as que mais tiveram a carga tributária aumentada.
D) o chamado milagre econômico, do fim dos anos 1960 aos primeiros anos da década seguinte, permitiu que a parcela mais pobre da população brasileira aumentasse a sua participação na renda nacional.
E) ocorreu um processo de concentração de renda, pois o grupo mais rico da população ampliou a sua participação na renda nacional, em contraposição aos 80% mais pobres, que perderam espaço nessa mesma renda nacional.

 

 

07. (Uel-PR–2007) Observe a figura a seguir:

SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org). História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre o Brasil Contemporâneo, a manifestação visava a reivindicar:
A) eleições diretas de modo a instituir o regime parlamentarista.
B) derrubada do poder então vigente, conforme exigência dos operários.
C) o impeachment do presidente da República, denunciado por corrupção.
D) a convocação de eleições diretas, após vinte anos de regime ditadorial.
E) a participação dos estudantes no governo, na forma de democracia direta.

 

 

08. (Fatec-SP–2010) Considere a foto a seguir, que é uma referência da história política do Brasil da década de 1980, para responder à questão.

Comício na Praça da Sé – 1984
Os comícios que atraíram milhares de pessoas em todo o país eram realizados em defesa:
A) da anistia aos exilados políticos.
B) das greves dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo.
C) das eleições diretas para presidente.
D) da permanência dos militares no poder.
E) de uma ação conjunta entre Brasil e Argentina para por fim à Ditadura Militar.

 

 

09. Regime Militar: Lutas, Direitos e Conquistas. (Enem–2010)

Disponível em:<http://pimentacomlimao.files.wardpress.com>. Acesso em: 17 abr. 2010(Adaptação).
A charge remete ao contexto do movimento que ficou conhecido como “Diretas Já!”, ocorrido entre os anos de 1983 e 1984. O elemento histórico evidenciado na imagem é:
A) a insistência dos grupos políticos de esquerda em realizar atos políticos ilegais e com poucas chances de serem vitoriosos.
B) a mobilização em torno da luta pela democracia frente ao regime militar, cada vez mais desacreditado.
C) o diálogo dos movimentos sociais e dos partidos políticos, então existentes, com os setores do governo interessados em negociar a abertura.
D) a insatisfação popular diante da atuação dos partidos políticos de oposição ao regime militar criados no início dos anos 1980.
E) a capacidade do regime militar em impedir que as manifestações políticas acontecessem.

 

🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.

Gabarito com as respostas das atividades de História do Brasil sobre Regime Militar: Lutas, Direitos e Conquistas:

01. C;
02. D;
03. D;
04. E;
05. B;
06. E;
07. D;
08. C;
09. B

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