Início / Geografia / Os Problemas Sociais e Ambientais Urbanos Questões

Os Problemas Sociais e Ambientais Urbanos Questões

01. Problemas Sociais e Ambientais Urbanos: (UFMG) Com relação ao lixo produzido pelas aglomerações urbano-industriais do mundo, é INCORRETO afirmar que:
A) a parcela da população urbana pertencente à classe economicamente favorecida, que tem melhores condições de acesso a bens e serviços, produz maior quantidade de lixo
per capita.
B) a reciclagem já é uma realidade em muitos países industrializados, na busca de solução para o destino final do lixo urbano, e constitui um processo que, comumente, reaproveita papel, plástico, metal e vidro.
C) o lixo, de procedência doméstica, hospitalar e industrial, é acumulado a céu aberto em depósitos, chamados lixões, e em aterros sanitários ou, ainda, é incinerado ou reciclado.
D) os hábitos modernos de consumo e o aumento do nível de escolaridade têm provocado a redução do volume de lixo produzido nas sociedades urbano-industriais.

 


02. (UFMG–2007) Analise estes fluxogramas, em que está representado o ciclo hidrológico de uma mesma bacia hidrográfica, antes (I) e depois (II) de sua urbanização:

DREW, D. Processos interativos Homem: Meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. p. 91–95. (Adaptação).

A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que, depois da urbanização dessa bacia hidrográfica, ocorreu:

A) alteração do volume de água armazenada em subsuperfície, o que pode dificultar sua obtenção a partir de poços.
B) aumento considerável da vazão de córregos e rios durante o período das chuvas, o que pode contribuir para maior frequência e volume de inundações.
C) diminuição no nível das águas dos córregos e dos rios durante os períodos de menor pluviosidade, o que pode comprometer tradicionais formas de uso da água.
D) redução generalizada na velocidade de circulação da água em superfície, o que pode aumentar, em termos relativos, o volume de água disponível ao homem.

 


03. Problemas Sociais e Ambientais Urbanos: (UNESP–2009) A barragem de Pirapora do Bom Jesus localiza-se no Rio Tietê, a 50 km da capital paulista e a menos de 300 metros da cidade do mesmo nome. Observe as duas fotos.

Memórias de Pirapora do Bom Jesus. O Estado de São Paulo, 2003.
Assinale a alternativa que explica o maior volume de espuma provocado pela queda-d’água da barragem no período de junho a agosto, e a origem da grande quantidade de lixo que o rio transporta:
A) Verão; época mais chuvosa; resíduos da agricultura do município.
B) Inverno; estação mais seca; lixo da capital paulista.
C) Outono; estação um pouco mais fria; lixo das áreas urbanas e rurais periféricas.
D) Primavera; predomínio de altas temperaturas; apenas lixo industrial da própria cidade.
E) Ano todo; chuvas anuais bem distribuídas; lixo do aterro sanitário das cidades da região.

 

 

04. Problemas Sociais e Ambientais Urbanos: (UFPR–2011) A urbanização é um processo que apresentou considerável intensificação com o advento da revolução industrial. Desde então, as cidades passaram
a concentrar cada vez mais pessoas, atividades e mercadorias, produzindo importantes alterações na natureza local. O clima urbano atesta um aspecto dessas alterações, fato evidenciado de maneira clara na poluição do ar das grandes cidades. Quanto à poluição do ar nas grandes cidades, é
INCORRETO afirmar:
A) A poluição atmosférica urbana pode ser tanto de origem natural quanto decorrente das atividades humanas.
B) A ocorrência de chuvas ácidas nas cidades está relacionada, principalmente, à concentração de poluentes na atmosfera local.
C) A poluição atmosférica é composta por gases e material particulado e, quando intensa e associada a nevoeiro, dá origem ao
smog.
D) Na estação de inverno, quando o ar torna-se mais pesado devido às baixas temperaturas, a atmosfera tende a concentrar poluentes.
E) A concentração e dispersão de poluentes na atmosfera, ao longo do ano, se mantém constante, pois os gases e os materiais particulados são imunes às condições térmicas do ar.

 


05. Problemas Sociais e Ambientais Urbanos: (FGV-SP–2009) Observe a imagem que apresenta um fato comum encontrado em grande parte das médias e grandes cidades brasileiras na década de 1990.

AZEVEDO, G.G.; SANTOS, F.M. Panorama do mundo, 1992.
Decorridos mais de 10 anos entre o momento da foto e os dias atuais, pode-se afirmar que o planejamento urbano, no Brasil, é:
A) uma realidade evidente que, de certo modo, consegue reduzir o
Apartheid urbano.
B) considerado renovador, porque está sempre transformando as áreas centrais das cidades.

 

Fenômenos e Mudanças Climáticas Exercícios.

 

06. Problemas Sociais e Ambientais Urbanos: (FGV-SP–2009) A questão está relacionada à figura a seguir.

MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Projeto de ensino de Geografia: Geografia Geral. (Adaptação).

Sobre a figura, é CORRETO afirmar que representa, de forma esquemática, o fenômeno denominado:
A) ilha de calor, provocado pela concentração de construções; o ar em 3, quente e seco, permanece junto à superfície terrestre, enquanto o ar em 2 permanece mais frio que em 3.
B) ilha de calor, que se forma pela associação das condições de poluição local do ar com o avanço de ar 2, que é úmido; 1 e 2 permanecem sobre a cidade devido às baixas temperaturas do ar 3.
C) inversão térmica, em que o ar 3 é frio e permanece próximo à superfície terrestre porque o ar 2, quente, funciona como um tampão, impedindo a ascensão do ar e dos poluentes.
D) frente fria, provocado pelo deslocamento de ar polar, indicado pelo número 2, que fica comprimido entre o ar 3, carregado de poluentes, e o ar 1, que também é quente, mas livre de poluentes.
E) frente quente, provocado pelo deslocamento de ar 3, que é continental, e, por sua alta temperatura, é mais pesado e fica impedido de ascender devido ao ar 2, que é frio e não se mistura com o ar 1 que é quente.

 

 

07. Problemas Sociais e Ambientais Urbanos: (UNESP–2008) Observe a figura, que representa algumas das prioridades da gestão integrada dos resíduos sólidos.
Etapas do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos

Leia atentamente os itens.
I. Estimular a reutilização dos bens produzidos através da reciclagem e da compostagem.
II. Reciclar e incinerar os resíduos devem ser responsabilidade do consumidor que o gerou.
III. Incinerar os resíduos que não foram aproveitados na reciclagem e na compostagem, com o aproveitamento de energia.
IV. Depositar em aterros e em lixões apenas os resíduos não aproveitados na reciclagem e na compostagem, além das cinzas da incineração.
V. Reaproveitar todos os resíduos gerados, não depositando nenhum rejeito em lugar algum.
Com base na figura, os itens que descrevem as prioridades da gestão dos resíduos sólidos são, somente:
A) I e II. D) I, III e IV.
B) I e III. E) II, III e V.
C) I, II e IV.

 

08. Problemas Sociais e Ambientais Urbanos: (UEL-PR–2008) Leia o texto seguinte:
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. […] As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento. […] O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do sistema respiratório, como a  bronquite crônica, a asma e até o câncer pulmonar.
VESENTINI, J. W. Sociedade & espaço: Geografia Geral e do Brasil. 31 ed., 2. Reimpressão. São Paulo: Ática, 2001. p. 303 e 308.
O agravo dessas doenças ocorre quando:
A) na primavera e no verão, a temperatura próxima ao solo aumenta e o ar se aquece. Na camada ionosférica, o ar fica mais quente, favorecendo a formação de correntes convectivas de ar. Esse fenômeno é conhecido como inversão térmica.
B) os encontros entre as massas marítimas e as massas continentais dão origem às frentes de baixa pressão. Esse fenômeno é conhecido como ilhas de calor.
C) a concentração de poluentes secundários na estratosfera, como os ácidos sulfúrico e nítrico, solúveis em água, a torna mais ácida, provocando impactos ambientais. Esse fenômeno é conhecido como inversão térmica.
D) a concentração de poluentes atmosféricos – como dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e clorofluorcarbonetos – contribui para uma mudança de baixa densidade para alta densidade do ar na estratosfera. Esse fenômeno é conhecido como ilhas de calor.
E) as estações de outono e de inverno favorecem a ocorrência de inversão térmica, que se caracteriza pela diminuição da temperatura do ar próxima ao solo e pelo seu aquecimento nas camadas superiores, impedindo a formação de correntes convectivas de ar.

 


09. Problemas Sociais e Ambientais Urbanos: (UNICISAL–2011) Observe a imagem para responder à questão.

Disponível em: <ecourbana.wordpress.com>

A leitura da imagem e os conhecimentos sobre os problemas ambientais nos centros urbanos revelam que:
A) os transportes coletivos são os grandes responsáveis pela poluição atmosférica dos grandes centros urbanos, emitindo monóxido de carbono.
B) as grandes aglomerações humanas produzem toneladas de subprodutos, que não sendo reciclados, vão se acumulando na atmosfera.
C) a poluição do ar é resultado da destruição da fauna e causa graves problemas de saúde a milhões de pessoas.
D) os efeitos da poluição atmosférica interferem diretamente nos ecossistemas agrícolas, atraindo a fauna para as cidades.
E) entre os principais fatores responsáveis pela poluição atmosférica, estão os poluentes lançados pelas chaminés das fábricas.

 


10. Problemas Sociais e Ambientais Urbanos: (UFPel-RS–2006) A relação homem / sociedade / natureza precisa ser entendida em um mesmo contexto. Não é possível pensar isoladamente a problemática social sem levar em conta o comprometimento ambiental. A relação que se estabelece entre o equilíbrio econômico-social da população e o do ecossistema é recíproca. Desse modo, a produção da moradia, nas cidades, evidencia um delicado relacionamento na construção do ambiente urbano no qual a transformação das características naturais do  lugar precisa ser resolvida de forma coerente, para nãorepresentar uma degradação ambiental. Com base no texto e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que:
A) a rápida industrialização pós-Segunda Guerra Mundial, o crescimento populacional acelerado e o êxodo rural são fatores que contribuíram para piorar a crítica situação ambiental das cidades brasileiras.
B) as favelas não constituem um problema ambiental importante e representam uma solução para a camada social carente que, desse modo, não paga aluguel e pode morar próximo ao local de trabalho.
C) o tratamento de esgoto no Brasil é muito deficitário, ainda que a rede coletora tenha crescido ultimamente, possibilitando que grande parte do esgoto produzido seja despejado nos solos e nos rios em sua forma natural, minimizando o problema ambiental.
D) o destino da maior parte do lixo produzido nas cidades são os chamados “lixões”, depósitos a céu aberto que, apesar de constituírem problemas ambientais,  evitam a contaminação das águas subterrâneas.
E) a contaminação das águas nas cidades é particularmente mais grave que no campo, e consiste, basicamente, nos efeitos da emissão de gases (dióxido de carbono, dióxido de enxofre, metano, etc.) e material particulado (poeira, fuligem, etc.).

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Problemas Sociais e Ambientais Urbanos:

01. D; 02. D; 03. B; 04. E; 05. C; 06. C; 07. D; 08. E;  09. E; 10. A;

Veja também:

simulado com questões sobre as Zonas Climáticas da Terra

Atividades sobre as Zonas Climáticas da Terra

01. Zonas Climáticas da Terra: (UFSM-RS–2008) Observe os mapas: Principais massas de ar atuantes no …

exercícios e simulados sobre Pedologia com gabarito

Pedologia: Formação e Tipos de Solos Questões

01. Pedologia: (FURG-RS–2007) A formação dos solos é condicionada essencialmente pelo clima, que, mesmo agindo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Por favor desabilite o Bloqueador de anúncios nesta página e nos ajude a manter o site online.