Questão 01. Pedologia: (FURG-RS–2007) A formação dos solos é condicionada essencialmente pelo clima, que, mesmo agindo sobre rochas diferentes, levará à formação de solos quase idênticos. Relacione o tipo de solo às áreas de ocorrência no globo.
I. Os latossolos ocorrem nas áreas de clima Tropical quente e úmido. II. Os solos podzólicos aparecem nas áreas temperadas, de influência oceânica. III. Os solos tchernozion aparecem nas áreas temperadas continentais.
Assinale a alternativa com as relações CORRETAS: A) II-A, III-B, I-C B) I-A, III-B, II-C C) III-A, II-B, I-C D) II-A, I-B, III-C E) I-A, II-B, III-C
Questão 02. (Fatec-SP–2009) Os Cerrados brasileiros são formados por árvores com aspecto xeromórfico, com árvores tortuosas e espaçadas, com troncos de cortiça espessa e folhagem coriácea e pilosa, muitas vezes lembrando a Caatinga arbustiva densa, da região do semiárido nordestino. ROSS, J. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996. (Adaptação).
O fator que pode explicar tal semelhança fisionômica entre os dois tipos de vegetação é: A) a baixa umidade nos solos do Cerrado, com árvores com menor capacidade de captar e de armazenar água do ambiente.
B) a baixa fertilidade natural dos solos do Cerrado, em geral muito ácidos, pobres em cálcio e nutrientes em geral.
C) a vigência de um clima Tropical seco e de altitude no Cerrado, responsável por invernos mais chuvosos e verões mais quentes e secos.
D) o uso intensivo das queimadas como fator de manejo e de controle do Cerrado, para eliminação de gramíneas.
E) o extenso desmatamento do domínio dos Cerrados para a produção de soja e de gado, tornando a região mais seca.
Questão 03. Pedologia: (UFMG–2007) Analise esta sequência de figuras, em que está representada a formação do solo ao longo do tempo geológico, sabendo que as divisões que aparecem em cada figura e na legenda representam as etapas dessa evolução:
SCHAETZL, R. J.; ANDERSON, S. Soil: Genesis and geomorphology. Cambridge: University Press, 2005. p. 396.
A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que essa sequência de figuras sugere que: A) a evolução e o aumento da espessura do solo estão condicionados à escala do tempo geológico.
B) o crescimento aéreo e subterrâneo da vegetação é inversamente proporcional ao desenvolvimento do solo.
C) o desenvolvimento do solo, ao longo do tempo, resulta na sua diferenciação em horizontes.
D) o material inorgânico presente no solo resulta de alterações ocorridas na rocha.
Questão 04. (UFRGS) Observe os perfis de solo 1, 2 e 3, característicos de três dos domínios morfológicos existentes no Brasil.
Eles são, respectivamente, representações esquemáticas de solos dos domínios morfológicos: A) amazônico, da caatinga e dos mares de morro. B) dos mares de morro e do cerrado. C) da caatinga, do cerrado e amazônico. D) do cerrado, da caatinga e amazônico. E) cerrado, amazônico e da caatinga.
Questão 05. Pedologia: (UFU-MG) Considere as informações apresentadas a seguir. Os solos são constituídos por uma película delgada de material terroso que recobre as terras emersas, e esses são capazes de sustentar as plantas.
MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. Projeto de ensino de Geografia. São Paulo: Moderna, 2000, p. 60.
Analise o perfil do solo apresentado na figura anterior e assinale a alternativa INCORRETA: A) O horizonte B é constituído basicamente por material inorgânico, embora receba material orgânico pela infiltração da água.
B) O horizonte A é caracterizado pela mistura de material inorgânico e orgânico, é bastante poroso, retém água e perde minerais para o estrato profundo.
C) O horizonte O é formado basicamente por material inorgânico, de coloração escura e só existe em áreas cobertas por vegetação.
D) O horizonte C é caracterizado pela presença de blocos de rocha pouco impermeabilizada e pela escassez de material orgânico.
Questão 06. Pedologia: (UFSM-RS) O solo pode ser formado pela decomposição e / ou desagregação de rochas a partir do intemperismo.
Então, pode-se afirmar que: I. nas regiões de clima semiárido onde as chuvas são escassas, predomina o intemperismo físico na formação dos solos; nesse caso, os solos são rasos.
II. os solos pedregosos se formam devido à intensa decomposição das rochas, gerada pelos altos índices pluviométricos.
III. nas regiões de climas tropicais as chuvas exercem papel decisivo na formação dos solos, o intemperismo químico atua com maior intensidade na decomposição das rochas.
IV. as fortes chuvas, existentes nas regiões de clima equatorial, favorecem o desenvolvimento de solos ricos e profundos, como o da Floresta Amazônica.
Estão CORRETAS: A) apenas I e II. B) apenas I e III. C) apenas II e III. D) apenas III e IV. E) apenas I, II e IV.
Questão 07. (PUC Rio) O aumento significativo da produção de alimentos é o resultado da modernização do campo e da introdução de novas técnicas agrícolas, principalmente no mundo desenvolvido onde é maior o nível de capitalização e onde são utilizadas as mais avançadas tecnologias. No entanto, essa revolução vem provocando uma série de impactos ambientais em ecossistemas agrícolas. SENE, Eustáquio; MOREIRA, João C. Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998. (Adaptação).
Entre as explicações para esses impactos ambientais, temos: 1. O plantio de uma única espécie, em grandes extensões de terra, causa desequilíbrios nas cadeias alimentares preexistentes, favorecendo a proliferação de pragas.
2. Os cortes feitos nas encostas das montanhas, para a formação de degraus, nos quais são feitos cultivos, provocam um revolvimento dos solos, o que facilita o transporte dos nutrientes pelas águas das chuvas.
3. A maciça utilização de agrotóxicos provoca a proliferação de linhagens resistentes, forçando o uso de pesticidas cada vez mais potentes, o que causa danos tanto aos trabalhadores que os manuseiam quanto aos consumidores de alimentos contaminados.
4. A utilização indiscriminada de agrotóxicos acelera a contaminação do solo e seu empobrecimento, ao impedir a proliferação de micro-organismos fundamentais para sua fertilidade.
Estão CORRETAS as afirmativas: A) 1 e 2. B) 1 e 3. C) 1, 2 e 3. D) 1, 3 e 4. E) 1, 2, 3 e 4.
Questão 08. Pedologia: (UFC) Assinale com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) as afirmações a seguir, referentes aos solos e à sua degradação por razões naturais e antrópicas.
( ) O processo de lixiviação ocorre quando os solos são lavados e seus minerais escoados pela abundante pluviosidade das áreas equatoriais.
( ) Os solos ácidos têm pH baixo, e os solos alcalinos ou básicos têm pH alto.
( ) Em regiões de clima árido e semiárido, a constante irrigação utilizada na agricultura pode acentuar a salinização dos solos.
( ) A formação de lateritas ocorre em áreas tropicais de pluviosidade homogênea ao longo do ano.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) F F F V. B) V F F V. C) F V V F. D) V V V F. E) V F V F.
Questão 09. (UEM-PR–2009) Sobre os solos, transformações e impactos produzidos pelas atividades humanas, é CORRETO afirmar que:
01. o solo se forma sob a ação conjugada de diversos fatores como rocha, clima, organismos, relevo e tempo.
02. na formação do solo a ação de processos físicos, químicos e biológicos não é uniforme ao longo do perfil, distinguindo-se diferentes horizontes.
04. a perda de solos por erosão é um dos mais graves problemas ambientais e o que afeta as maiores extensões de terras agricultáveis. O desmatamento, na zona tropical, é apontado como o principal responsável por esse problema.
08. nas áreas desmatadas com o aumento da infiltração da água no solo, facilitada pela ausência da cobertura, o volume do escoamento superficial é reduzido, mas atua com grande impacto produzindo sulcos e ravinas.
16. as voçorocas são formas erosivas que podem atingir vários metros de profundidade e de largura e centenas de metros de extensão. Podem evoluir a partir de pequenos sulcos, inviabilizando o uso agrícola nas áreas onde ocorrem. Soma ( )
Questão 10. Pedologia: (UFJF-MG–2007)
Comparando-se os dados disponíveis nos dois gráficos é POSSÍVEL afirmar que: A) a vegetação aumenta a estabilidade da encosta e reforça o solo. B) a passagem do tempo corresponde a um maior reflorestamento. C) a presença de vegetação acentua o número de deslizamentos. D) a perda de solo diminui com a ausência de vegetação arbórea. E) o grau de desmatamento é inversamente proporcional ao número de deslizamentos.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína