Lista de Exercícios sobre o que são Placas Tectônicas

01. O que são Placas Tectônicas: (UFMG) Analise esta figura, em que está representada, esquematicamente, a distribuição espacial de massas continentais e oceânicas – X, Y e Z – em diferentes momentos do tempo geológico:

simulado sobre placas tectonicas

Fonte: STRAHLER, Alan; STRAHLER, Arthur. Physical Geography: science and systems of the human environment. New York: John Wiley & Sons, 1996. Chapter 11, p. 292.

A partir da análise feita, é INCORRETO afirmar que, nessa figura:

A) é mostrada a interação dinâmica de placas tectônicas – formadas por fragmentos da litosfera – que se manifesta por meio de processos de colisão e de separação.

B) estão retratadas condições dinâmicas associadas à deriva dos continentes e à expansão do assoalho oceânico.

C) é proposto que a atual distribuição de terras, oceanos e mares do planeta tem sua origem associada à fragmentação de um supercontinente.

D) é sugerido que, hoje, estão encerradas as diversas etapas evolutivas a que continentes e bacias oceânicas foram submetidos.

 

 

02. (UFRS–2010) A figura a seguir representa processos associados à Tectônica de Placas.

Identifique os processos destacados pelas letras A, B e C, respectivamente.

A) Orogenia – subducção – movimentos convectivos

B) Orogenia – erosão – subducção

C) Dobramentos modernos – orogenia – movimentos convectivos

D) Erosão – subducção – dobramentos modernos

E) Dobramentos modernos – erosão – subducção

 

 

03. (Enem) Um grande terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o Haiti, o país mais pobre da América, por volta das 19h50min (horário de Brasília), desta terça-feira (12 de janeiro de 2010). Um alerta de tsunami para partes do Caribe, incluindo a República Dominicana, Cuba e Bahamas chegou a ser emitido pelo Centro para Alertas de Tsunami no Pacífico, mas já foi retirado […]

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultnot/ internacional/2010/01/12/ult1859u2185.jhtm>. Acesso em: 30 nov. 2010.

Dependendo da região da Terra em que um indivíduo estiver, ele poderá vivenciar terremotos, ver vulcões ativos ou adormecidos, ou seja, ver muitas feições geológicas que se desenvolvem por meio da interação das placas tectônicas. Terremotos como o ocorrido no Haiti não são eventos isolados, há várias áreas do globo sujeitas a esse tipo de problemas e eles estão atrelados ao fato de que:

A) as placas continentais são mais resistentes que as placas oceânicas, por isso terremotos envolvendo placas oceânicas geralmente possuem grandes magnitude e alta intensidade.

B) as áreas situadas em porção intraplaca são mais sujeitas a tremores que aquelas localizadas nos limites de placas. Por isso muitos países que se localizam nessa área se preocupam em desenvolver tecnologias que buscam amenizar problemas decorrentes desse fenômeno.

C) os limites convergentes estão atrelados à formação de estruturas geológicas denominadas dobramentos modernos, a violentos tremores de terra, e à presença de vulcões ativos.

D) os limites transformantes, locais em que as placas afastam-se na litosfera, estão atrelados à formação de relevo e esse fato resulta na sujeição da região a uma grande instabilidade tectônica que se traduz em terremotos e vulcanismos.

E) o Haiti está situado no limite de divergência entre duas grandes placas tectônicas: a placa do Caribe e a placa Norte-Americana. As áreas que descrevem esse tipo de movimento onde ocorre uma colisão frontal de placas estão sujeitas à ocorrência de terremotos violentos, além de maremotos e vulcanismo.

 

 

04. O que são Placas Tectônicas: (UFMG) Leia o texto.

Embora a evidência de deslocamentos laterais dos continentes fosse mais ou menos forte, a maioria dos geólogos resistiu, durante muito tempo, à ideia desses deslocamentos. Essa resistência era, em grande parte, ideológica, a julgar pela extraordinária ira da controvérsia contra o principal proponente da deriva continental, Alfred Wegener. De qualquer modo, o argumento de que esses deslocamentos não eram verdadeiros porque não se conhecia nenhum mecanismo geofísico para causar tais movimentos – não era mais convincente a priori, em vista da evidência acima referida. Contudo, desde a década de 1960, o antes impensável tornou-se a ortodoxia da geologia do dia a dia: um globo de placas gigantescas mudando de lugar, às vezes, rapidamente (placas tectônicas).

HOBSBAWN, E. Era dos extremos – O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.530. (Adaptação).

Todas as alternativas contêm afirmações que podem ser comprovadas pelo texto, EXCETO:

A) A Teoria da Deriva Continental foi, por muito tempo, considerada inaceitável por se desconhecer o mecanismo geofísico que pudesse explicá-la.

B) A Teoria das Placas Tectônicas é considerada, atualmente, a explicação mais aceitável e defensável sobre a posição das massas continentais e a configuração da litosfera.

C) As evidências de que as terras emersas se deslocavam lateralmente sugeriram a teoria segundo a qual a litosfera era formada por várias placas, em vez de uma única, imóvel sobre o manto.

D) O relato sobre a aceitação de uma nova teoria sugere que observações, embora inexplicáveis pelo conhecimento científico de uma época, são prontamente aceitas pelos cientistas.

 

Lista de Exercícios sobre os Domínios Morfoclimáticos do Brasil.

 

05. O que são Placas Tectônicas: (UFV-MG) A figura a seguir representa as placas tectônicas e mostra a distribuição de vulcões ativos na Terra. Analise-a e responda às questões que se seguem:

A) Qual é a relação que existe entre a ocorrência de vulcões e as placas tectônicas?

B) O território brasileiro está situado em qual placa tectônica?

C) Por que o Brasil não é afetado por vulcões e terremotos de grande magnitude?

 

 

06. (Enem) O próximo terremoto

Cientistas não conseguem prever quando a Terra tremerá novamente; mas eles sabem quais regiões são especialmente ameaçadas – e ali podem ser tomadas algumas medidas de precaução. Em Tóquio, as crianças aprendem, na escola, através de um simulador de terremotos móvel, onde podem se proteger estando dentro de casa, por exemplo, embaixo de uma mesa.

O ano de 2010 foi particularmente marcante quanto à ocorrência de terremotos. Considerando-se seus impactos econômicos e humanos, podemos concluir que as medidas apresentadas no fragmento de texto têm como objetivo:

A) realizar a previsão dos terremotos com dias de antecedência.

B) reduzir os impactos e danos provocados pelos terremotos.

C) anular a ocorrência de terremotos em países como o Japão.

D) intensificar a utilização e disponibilização de equipes de resgate.

E) promover simulações mesmo em áreas não afetadas por tremores.

 

 

07. O que são Placas Tectônicas: (PUCPR) Observe no mapa as margens do Mar Vermelho, a costa nordeste da África e a costa arábica. Essa observação nos permite deduzir que as terras continentais racharam, se abriram e se afastaram, deslocando-se em direções opostas e possibilitando a formação e a expansão do mar.

detector terremotos placas tectonicas

A respeito da movimentação das placas da litosfera, assinale a alternativa CORRETA.

A) As cordilheiras mesoceânicas ou dorsais se formam sobre os locais de colisão entre placas tectônicas de diferentes densidades.

B) A movimentação das placas que se afastam nas margens opostas de um mar, como no caso do Mar Vermelho, está relacionada com a dinâmica das correntes marinhas na região.

C) A área mais estável de uma placa tectônica é o seu centro, como no caso da localização do Brasil, distante das duas bordas das placas, por isso mesmo, livre de grandes terremotos e de atividade vulcânica na atualidade.

D) As fossas oceânicas e seu mundo abissal, desprovido de luz e com raras formas de vida, marcam os locais onde a nova crosta é gerada a partir da emissão do magma e da expansão do assoalho marinho e o consequente afastamento dos continentes.

E) Desde há muitos milhões de anos, a região dos grandes lagos na África Oriental constitui uma região de grande estabilidade tectônica, não existindo nela vulcanismo ou qualquer outra movimentação da crosta.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas da lista de atividades sobre O que são Placas Tectônicas:

01. D;

02. A;

03. C;

04. D;

05. A) São terrenos inconsolidados, com menor espessura das rochas de superfície, mais sujeitos à ação dos agentes endógenos expressos em fissuras resultantes da pressão interna revelada na forma de vulcões.

B) O território brasileiro está na Placa Sul-Americana.

C) O território brasileiro encontra-se no centro de uma placa tectônica, e não nas bordas. No centro, há uma placa composta por rochas consolidadas, de maior espessura, que absorvem os impactos tectônicos interiores.

06. B;

07. C

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário