Questão 01 sobre Origem, Colonização e Expansão da Grécia: Modelo Enem
Tendo por base seus conhecimentos sobre a origem da civilização grega e suas características básicas, responda às questões que seguem, utilizando o código:
a) se todas estiverem corretas;
b) se todas estiverem incorretas;
c) se I e II estiverem corretas;
d) se II e III estiverem corretas.
01) ( )
I. A ocupação da Grécia pelos indo-europeus ocorreu no contexto das grandes migrações que tiveram por palco a Ásia ocidental no período compreendido entre o segundo e o primeiro milênios a.C.
II. Os primeiros indo-europeus a chegarem foram os aqueus, seguidos pelos jônios, eólios e dórios.
III. A mais importante das civilizações pré-helênicas parece ter sido a cretense.
02) ( )
I. Nos primeiros tempos da formação da Grécia, a formação social básica era a chamada comunidade gentílica ou genos.
II. O genos era um grande grupo de homens, parentes consangüíneos entre si, que descendiam de um antepassado comum.
III. Os Estados gregos eram pequenos, geralmente formados por uma cidade e pelas terras ao seu redor, e eram chamados cidades-Estado ou pólis.
03) ()
I. Apesar da descentralização política, os gregos tinham a unidade cultural.
II. A cultura grega era racionalista, humanista e antropocêntrica.
III. À fusão da cultura grega com a cultura oriental é dado o nome de helenística, ao seu período de florescimento dá-se o nome de helenismo.
Questão 02. Fuvest-SP
Explique o processo de colonização grega:
a) identificando no mapa a seguir as áreas abrangidas;
b) destacando a contribuição das novas colônias.
Questão 03 sobre Origem, Colonização e Expansão da Grécia: Modelo Enem
O povo grego originou-se da fusão de vários povos indo-europeus que invadiram a Grécia a partir do século XX a.C. Essas populações foram, exceto:
a) os aqueus.
b) os jônios.
c) os eólios.
d) os dórios.
e) os assírios.
Questão 04. Modelo Enem
Sobre a Grécia Antiga ao longo dos períodos pré-homérico e homérico, responda ao que se pede.
a) Cite os principais povos que contribuíram na formação da civilização grega.
b) Descreva os aspectos gerais da geografia e relevo gregos.
Questão 05. UFRS Na formação da cidade grega, a pólis esteve vinculada ao processo de desintegração dos clãs patriarcais, os genos. A constituição da pólis grega, com isto, supôs a desagregação desta estrutura tradicional e a formação de uma nova composição social representada pela existência de duas classes sociais antagônicas:
a) a dos proprietários de terras e de escravos e a dos escravos;
b) a dos comerciantes e a dos escravos;
c) a dos comerciantes e a dos artesãos;
d) a dos navegadores e a dos comerciantes;
e) a dos proprietários de terras e de escravos e a dos eclesiásticos.
v6. Modelo Enem
No final do período homérico e durante o chamado período arcaico (sécs. VII e VI a.C), os gregos expandiram-se pelas ilhas e costas do mar Egeu, pelas costas do mar de Mármara e do mar Negro, pelas costas da Sicília e da Itália. Isso deveu-se:
a) ao crescimento da população e do comércio e à radicalização da luta entre a aristocracia e o povo.
b) à retração do império persa, que até o século VI a.C. dominava essas regiões.
c) à existência de bons portos na Grécia.
d) ao fortalecimento do genos grego.
e) à expansão romana pelo Mediterrâneo ocidental.
Questão 07 sobre Origem, Colonização e Expansão Grega: UFS-SE
Entre os séculos VIII e VI a.C., a Grécia Antiga desenvolveu um intenso processo de colonização de outras áreas, principalmente na bacia do Mediterrâneo. Sobre esse processo, é incorreto afirmar que:
a) a redução populacional e a redistribuição das terras férteis foram condições preexistentes que incentivaram esse movimento.
b) a partir dele, houve crescimento das atividades comerciais e dos setores sociais a elas relaciona- dos.
c) regiões diversas foram atingidas, como o sul da península Itálica e o litoral do mar Negro, nas quais foram fundadas novas cidades.
d) muitos indivíduos que dele participaram eram homens livres que buscavam sair da condição de escravos por endividamento.
e) a área de influência da cultura grega foi ampliada, passando a atingir as populações que habitavam as áreas colonizadas.
Questão 08. PUC-SP
No mapa a seguir, a parte sombreada representa:
a) as regiões européias sob influência de Atenas, no século de Péricles.
b) o movimento colonizador dos povos gregos.
c) as conquistas dos romanos na guerra com os medo-persas.
d) a extensão máxima do Império de Alexandre da Macedônia.
e) as partes do Império Grego dominadas pelos espartanos na luta contra Atenas.
Questão 09 sobre Origem, Colonização e Expansão da Grécia: (UFPE) Sobre o processo de expansão das cidades gregas, ocorrido por volta de 750 a.C., assinale a alternativa correta.
a) Todas as conquistas realizadas durante a segunda diáspora grega tiveram por base vias continentais em que os caminhos terrestres foram os de maior importância.
b) Com a melhoria das técnicas de navegação, incluindo a utilização da âncora, foi possível a conquista de novas áreas via Mediterrâneo, onde poderosos impérios dificultavam a expansão grega.
c) A travessia dos mares pelos gregos foi dificultada pela ascensão do poder bélico do Império Fenício na Ásia.
d) A exportação de gêneros alimentícios gregos para áreas conquistadas só foi possível devido ao desenvolvimento de novas técnicas e à alta produtividade agrícola.
e) A segunda diáspora veio a ser a solução para garantir a situação socioeconômica dos gregos.
🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.
Gabarito com as respostas da Lista de Exercícios sobre a Origem, Colonização e Expansão da Grécia Antiga:
01. 01– A, 02 – A, 03 – A
02. A) A colonização deu-se pela disputa por terras férteis na península grega levando-os a colonizar o Norte da África, a Magna Grécia e a entrada do mar Negro.
B) As colônias mantinham intercâmbio cultural e forneciam alimentos para os peninsulares.
03. E
04. A) Foram os indo-europeus (arianos): aqueus, eólios, jônios e dórios.
B) A Grécia está dividida em três porções geográficas: continental, peninsular e insular. Tem um relevo acidentado marcado pelo interior montanhoso e litoral recortado.
05. A
06. A
07. A
08. B
09. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína