Lista com 10 atividades de Matemática sobre Função Quadrática para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Dadas as funções quadráticas, responda se cada vértice é um ponto de máximo ou mínimo:
a) y = 2x² + x + 6
b) y = x² + 8x – 9
c) y = – x² + 6x – 5
d) y = 2x² + x + 6
e) y = x² – 3x + 2
f) y = x² – 3x + 2
g) y = x² + x – 1
h) y = x² + x – 1
i) y = x² + 4x – 1
j) y = – 2x² + 3
k) y = – 2x² + 3
Questão 02. A função quadrática y = ( m – 2 ) x² – 6x + 1 admite ponto de máximo como vértice. Calcule os valores de m.
A. m < 1
B. m > 1
C. m > 2
D. m < 2
Questão 03. Seja a função quadrática y = x² + bx + 3 , tendo o vértice no ponto V de coordenadas V ( 2 , – 1 ) . Encontre o valor de b.
A. – 2
B. – 3
C. – 4
D. – 5
Questão 04. Dada a função quadrática y = x² + bx + 1, tendo como vértice o ponto V ( 1 , 0 ) , calcule o valor de b.
Questão 05. Modelo Enem. Dada a função quadrática y = x² + bx + 1, tendo como vértice o ponto V ( 1 , 0 ) , calcule o valor de b.
A. – 2
B. – 3
C. – 4
D. – 5
Questão 06. Seja a função quadrática y = x² + bx + 3 , tendo o vértice no ponto V de coordenadas V ( 2 , – 1 ) . Encontre o valor de b.
Questão 07 com Exercícios sobre Função Quadrática para o 9° Ano: Dada a função quadrática y = ( a – 1 ) x² – 3x + 7 e considerando que a função admite ponto de mínimo como seu vértice, calcule o valor de a.
A. a > 2
B. a > 1
C. a < 1
D. a < 2
Questão 08. A função quadrática y = ( m – 2 ) x² – 6x + 1 admite ponto de máximo como vértice. Calcule os valores de m.
Questão 09. Encontre as coordenadas do vértice em cada função quadrática:
a) y = x² – 4x + 4
b) y = x² + 6x + 9
c) y = x² – 4x – 5
d) y = 2x² – 8x + 8
e) y = x² – 1
f) y= x² – 4
g) y = – x² + 8x
i) y = x² – 9
j) y = x² – 2x
k) y = x² – 2x + 1
Questão 10. Encontre as coordenadas do vértice em cada função quadrática:
a) y = x² – 9
b) y = 3x² – 6x + 3
c) y = x² – 2x + 1
d) y = x² – 1
e) y = x² – 4
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Função Quadrática para o 9° Ano do ensino fundamental:
01.
a) a > 0 máximo;
b) a > 0 máximo;
c) a < 0 mínimo;
d) a > 0 máximo;
e) a > o máximo;
f) a > 0 máximo;
g) a > 0 máximo;
h) a > 0 máximo;
i) a > 0 máximo;
j) a < 0 mínimo;
k) a < 0 mínimo;
02. D;
03. C;
04. b = – 2;
05. A;
06. b = – 4;
07. B;
08. a > 0;
m – 2 > 0;
m > 2.
09.
a) x = 2 ( 2 , 0 )
b) x = 3 ( 3 , 0 )
c) x = 5 e x” = 1 ( 5,0) e ( 1 , 0 )
d) x = 2 ( 2,0)
e) x’ = – 1 e x” = 1 ( – 1 , 0 ) e ( 1, 0 )
f) x’ = – 2 e x” = 2 ( – 2, 0 ) e ( 2, 0 )
g) x = 0 e x = 8 ( 0, 0 ) e ( 8, 0 )
i) x’ = – 3 e x” = 3 ( – 3,0 ) e ( 3,0 )
j) x = 0 e x = 2 ( 0 , 0 ) e ( 2, 0 )
k) x = 1 ( 1 , 0 )
10.
a) a > 0 y = 0
x² – 9 = 0
x² = 9
x’ = – 3 e x” = + 3
As coordenadas são ( -3,0) e ( 3,0)
b) a > 0 y = 0
3x² – 6x + 3 = 0
∆ = b² – 4.a.c
∆ = (-6)² – 4.3.3
∆ = 36 – 36
∆ = 0
x = – b/2.a
x = 6/6
x = 1
As coordenadas são ( 1,0)
c) a > 0 y = 0
∆ = b² – 4.a.c
∆ = ( -2)² – 4.1.1
∆ = 4 – 4
∆ = 0
x = -b/2.a
x = 2/2
x = 1
As coordenadas são ( 1,0 )
d) a > 0 y = 0
x²- 1 = 0
x² = 1
x’= +1 e x” = -1
As coordenadas são ( 1 ,0) e ( -1,0 )
e) a > 0 y = 0
x² – 4 = 0
x² = 4
x’ = – 4 e x” = – 2
As coordenadas são ( -2,0) e (2 , 0)
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína