Questão 01 sobre Trigonometria no Triangulo Retângulo: Das igualdades a seguir qual é a falsa?
Questão 02. (Medicina Catanduva/2014) Uma barra metálica reta pode girar em sentido horário ou antihorário, sempre conectada a um mesmo pivô. O dispositivo em que se encontra a barra tem um anteparo impondo limites para os giros nos dois sentidos, como indica a figura.
A parte da barra que ultrapassa o anteparo na situação de giro máximo em sentido anti-horário, indicada na figura por x, tem medida, em centímetros, igual a:
Questão 03. (Medicina São Camilo/2014) A figura mostra a secção frontal de um telhado e seu ângulo de inclinação a. A inclinação de um telhado é determinada pela porcentagem da medida do cateto oposto ao ângulo de inclinação (cateto na vertical) em relação à medida do cateto adjacente a esse ângulo (cateto na horizontal), em um triângulo retângulo associado a esse telhado.
Consultando a tabela, é correto concluir que, em um telhado com 9,5% de inclinação, o ângulo ∝ está entre
a) 9,5° e 18°.
b) 9° e 9,5°.
c) 5° e 5,5°.
d) 6° e 9°.
e) 5,5° e 6°.
Questão 04 sobre Trigonometria no Triângulo Retângulo: (UFG) Uma empresa de engenharia deseja construir uma estrada ligando os pontos A e B, que estão situados em lados opostos de uma reserva florestal, como mostra a figura abaixo.
A empresa optou por construir dois trechos retilíneos, denotados pelos segmentos AC e CB, ambos com o mesmo comprimento. Considerando que a distância de A até B, em linha reta, é igual ao dobro da distância de B a D, o ângulo ∝, formado pelos dois trechos retilíneos da estrada, mede
a) 110°
b) 120°
c) 130°
d) 140°
e) 150°
Questão 05. (Medicina Santa Marcelina/2015) Um mastro foi parcialmente partido em dois no ponto indicado por B, devido à ação de fortes ventos. O segmento AB permaneceu perpendicular ao solo, enquanto o segmento BC tombou até tocar o solo no ponto C, a uma distância de 5,4 m do ponto A, formando o triângulo retângulo ABC, conforme mostra a figura.
A altura total desse mastro era igual, em metros, a
Questão 06. (PUCCamp) Em uma rua plana, uma torre AT é vista por dois observadores X e Y sob ângulos de 30° e 60° com a horizontal, como mostra a figura abaixo.
Se a distância entre os observadores é de 40 m, qual é aproximadamente a altura da torre? (Se necessário, utilize √2 = 1,4 e √3 = 1,7):
a) 38 m
b) 36 m
c) 34 m
d) 32 m
e) 30 m
Questão 07 sobre Trigonometria no Triangulo Retângulo: (Fuvest/2013) Um caminhão sobe uma ladeira com inclinação de 15°. A diferença entre a altura final e a altura inicial de um ponto determinado do caminhão, depois de percorridos 100 m da ladeira, será de, aproximadamente, Dados
a) 7 m
b) 26 m
c) 40 m
d) 52 m
e) 67 m
Questão 08. (UEL) Uma cidade planejada foi construída com seu sistema de esgoto obedecendo à esquematização de uma malha linear representada no gráfico a seguir, onde cada vértice dista do outro de uma unidade.
Os pontos A e B representam duas casas e o ponto O representa a origem de uma confluência de canos que necessitam de uma “luva de união”. O valor do seno do ângulo θ que a luva de união em O possui é:
Questão 09. (Faap) Uma escada de 10 metros de comprimento forma ângulo de 60° com a horizontal quando encostada ao edifício de um dos lados da rua, e ângulo de 45° se for encostada ao edifício do outro lado, apoiada no mesmo ponto do chão. A largura da rua (em metros) é:
Questão 10 sobre Trigonometria no Triangulo Retângulo: (FGV) A figura representa uma fileira de n livros idênticos, em uma estante de 2 metros e 20 centímetros de comprimento.+
AB = DC = 20 cm e AD = BC = 6 cm
Nas condições dadas, n é igual a
a) 32.
b) 33.
c) 34.
d) 35.
e) 36.
Questão 11. Do alto de uma montanha de altura h, um observador enxerga a linha do horizonte, segundo um ângulo a com a linha vertical (veja a figura). Sendo R o raio da terra, é correto afirmar que:
>>> Confira nossa lista completa de exercícios sobre Matemática.
Gabarito com as respostas da lista de atividades sobre Trigonometria no Triangulo Retângulo:
01. c;
02. c;
03. c;
04. b;
05. d;
06. c;
07. b;
08. d;
09. d;
10. d;
11. e
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína