Lista com 12 atividades de Matemática sobre Problemas com Funções de 1° e 2° Grau para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Dada a função polinomial do 1º grau definida por y = – 8x + 4, determine o número real x cuja imagem por essa função é 0.
A) 1/5
B) 1/4
C) 1/3
D) 1/2
Questão 02. Se os pontos ( – 1, 2 ) e ( 2, – 1 ) pertencem ao gráfico da função quadrática f(x) = ax² + bx – 1 , então:
A) a + b = 3
B) a . b = – 2
C) a : b = 1
D) b² = 4 a
Questão 03. Modelo Enem. Dada a função y = x² – 15x + 26, determine a imagem do número real 10 por essa função.
A) – 21
B) – 22
C) – 23
D) – 24
Questão 04. Se os pontos ( – 1, 4 ) e ( 3, 0 ) pertencem ao gráfico da função definida por f(x) = ax + b, um outro ponto desse gráfico é:
A) ( 1, 2 )
B) ( 1, 4 )
C) ( 3, 6 )
D) (- 3, 2)
Questão 05. Um motorista, saindo de um ponto A, viaja por uma estrada e verifica que a distância percorrida, desde o ponto inicial, pode ser calculada por y = 51x + 17, em que y é dado em quilômetros, e x é dado em horas. Nessas condições, determine as distâncias percorridas, de hora em hora, desde x = 1 até x = 4.
A) 78km, 129km, 180km, 320km.
B) 68km, 119km, 170km, 221km.
C) 58km, 117km, 160km, 212km.
D) 48km, 100km, 150km, 200km.
Questão 06 com Exercícios sobre Problemas com Funções de primeiro e segundo Grau: O vértice da parábola de equação y = 2x² – 4x + t será um ponto do eixo das abscissas se o valor de t for igual a:
A) +2
B) +1
C) – 1
D) – 2
Questão 07. Uma função polinomial do 1º grau é definida por y = 5x + 3 . nessas condições, determine a imagem do número – 2 por essa função.
A) – 5
B) – 6
C) – 7
D) – 8
Questão 08. Às x horas de um dia de inverno, a temperatura y em graus Celsius foi dada por:
y = k( x – 4 ) ( x – 24 )
Se a temperatura máxima nesse dia foi de 10°C, qual foi a temperatura ao meio-dia?
A) 10°C
B) 9,6°C
C) 8,4°C
D) 7,2°C
Questão 09. Quando uma empresa cobra x reais por unidade de um determinado produto, são vendidas y unidades desse produto por mês. Nessas condições, a relação entre x e y é dado pela sentença y = 100 – 0,5 c, e a receita R mensal da empresa corresponde a R = yx. Para uma receita mensal de venda desse produto de R$ 4.800,00, o preço cobrado, por unidade, pode ser x’ ou x”. Calcule o valor de x’ e de x”.
A) 80 e 120.
B) 90 e 130.
C) 100 e 140.
D) 110 e 160.
Questão 10. Dada a função y = 6x² – x – 3 , qual é a imagem do número real 1/2 por essa função?
A) – 1
B) – 2
C) – 3
D) – 4
Questão 11. o chefe do departamento de promoção de uma loja verificou que quanto mais anunciava na televisão, mais ele vendia. Logo, a venda era dada em função dos anúncios feitos na televisão. Após estudos, verificou-se que essa função era definida pela lei y = 3x/2 + 150, em que y era a quantidade de mercadorias vendidas na semana e x, o número de comerciais de televisão durante a mesma semana. Com base nessas condições, responda às seguintes questões:
A) Quantas mercadorias essa loja vendeu durante a semana em que o comercial apareceu 42 vezes na televisão?
B) Quantas vezes o comercial da loja apareceu na televisão durante a semana em que a loja vendeu 240 mercadorias?
Questão 12. O vértice da parábola de equação y = – 2x² + 8x – 1 é o ponto:
(A) ( -2, 23 )
(B) ( -2, 7 )
(C) ( 2, 7 )
(D) ( 2, 23 )
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre Problemas com Funções de 1° e 2° Grau para o 9° Ano do ensino fundamental:
01. D;
02. B;
03. D;
04. A;
05. B;
06. A;
07. C;
08. B;
09. A;
10. B;
11. A)213 mercadorias;
B) 60 vezes;
12. C.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína