Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Semântica para o Ensino Médio do Ensino Médio com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. No fragmento “[…] Vamos resolver de uma vez por todas a questão da colocação das vírgulas, mesmo que haja mortos, […]” o conectivo destacado pode ser substituído por outros sem alteração semântica. Nesse sentido julgue o único errado.
a) posto que. b) se bem que. c) além do que. d) por mais que.
Questão 02. A multiplicidade de sentidos que uma mesma palavra pode apresentar, em diferentes contextos de uso chama-se:
a) Hiperonímia b) Polissemia c) Hiponímia d) Ambiguidade
Questão 03.
Quanto à relação lógico-semântica estabelecida no segundo balão “Mais rápido que a morte do Teori Zavascki”, é correto afirmar que:
a) Dá início a uma argumentação que se contradiz ao que é dito no 1º balão. b) Estabelece relação de causalidade expressa na fala do sujeito com o jornal nas mãos. c) Estabelece uma relação de ordem explicativa, em relação ao 1º balão. d) Contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão equivocada. e) Estabelece o sentido de comparação em relação aos casos citados no 1º balão.
Questão 04. Explique a diferença de sentido entre:
a) Ele invocou o argumento precedente. b) Ele invocou o argumento procedente.
Questão 05. A palavra tráfico não dever ser confundida com tráfego, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de homonímia e não de paronímia?
a) estrato / extrato b) flagrante / fragrante c) eminente / iminente d) inflação / infração e) cavaleiro / cavalheiro
Questão 06. (CONSULPLAN – 2006 – INB – Analista de Sistemas) “Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:
a) Condição. b) Adição. c) Conformidade. d) Concessão. e) Tempo.
Questão 07. Entende-se por polissemia:
a) conjunto de significados, cada um unitário, relacionados com uma mesma forma, ou seja, a polissemia consiste em uma palavra que apresenta vários significados.
b) É a tendência que o falante – culto ou inculto – revela em aproximar uma palavra a um determinado significado, com o qual verdadeiramente não se relaciona.
c) Erro no emprego de uma palavra em um contexto inapropriado de interação verbal.
d) Erro de sintaxe que torna a palavra incompreensível ou imprecisa, ou a inadequação de se levar para uma variedade de língua a norma de outra variedade.
e) Colocação de uma expressão fora do lugar que logicamente lhe compete.
Questão 08. (FUVEST – MODELO ENEM) – Na frase “(…) data da nossa independência política, e do meu primeiro cativeiro pessoal”, ocorre o mesmo recurso expressivo de natureza semântica que em:
a) “Meu coração/ Não sei por que/ Bate feliz, quando te vê.” b) “Há tanta vida lá fora,/ Aqui dentro, sempre,/ Como uma onda no mar.” c) “Brasil, meu Brasil brasileiro,/ Meu mulato inzoneiro,/ Vou cantar-te nos meus versos.” d) “Se lembra da fogueira,/ Se lembra dos balões,/ Se lembra dos luares, dos sertões?” e) “Meu bem querer/ É segredo, é sagrado,/ Está sacramentado/ Em meu coração.”
Questão 09. Para tornar o poema rico de sentidos, o poeta utiliza comparações, criando uma área semântica relacionada com gato e cigarra. Daí o emprego de expressões como espreita, detrás das árvores, vibram. No plano da realidade, a que corresponde:
a) Gato amarelo? b) Espreitar no tapete claro? c) Olhar-me por detrás das árvores? d) Anjo da luz? e) Ritmos do tráfego vibram como uma cigarra?
Questão 10. Os hiperônimos de gato, rosa e amor são, respectivamente:
a) esporte – órgão – sentimento. b) insetos – mamíferos – veículos. c) felino – flor – sentimento. d) felino – sentimento – esporte. e) felino – sentimento – órgão.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína