Exercícios sobre a Sintaxe da Oração e do Período

01. Sintaxe da Oração e do Período: (2012 – FCC) … quando vierem as cheias…

O segmento em destaque exerce na frase acima a mesma função sintática que o elemento grifado exerce em:
(A) … todos fogem diante dele…
(B) .. as coisas do mundo sejam governadas pela fortuna e por Deus…
(C) … mas deixa a nosso governo a outra metade…
(D) … sem poder contê-lo minimamente…
(E) … só resta aos homens providenciar barreiras e diques…


02. (2011 – FCC) Interiorização das universidades federais e a criação de novos institutos tecnológicos também mudam a cara do Nordeste…

O mesmo tipo de complemento grifado acima está na frase:
(A) … que mexeram com a renda …
(B) … que mais crescem na região.
(C) … que movimentam milhões de reais …
(D) A outra face do “novo Nordeste” está no campo.
(E) … onde as condições são bem menos favoráveis …


03. Sintaxe da Oração e do Período: (2012 – FCC) Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo. Assim dirão…

Mantendo-se a correção e o sentido original, as frases acima estão reunidas num único período em:
(A) Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo e ainda assim dirão…
(B) Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo, pois assim dirão…
(C) Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo, conquanto assim dirão…
(D) Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo: porquanto assim dirão…
(E) Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo, por que assim dirão…


04. (2012 – FCC) Na frase O compositor dedicava inteiramente à criação musical os meses de verão, o termo sublinhado exerce a mesma função sintática que o termo em destaque na frase:

(A) A visão de mundo de uma geração mais jovem teve influência central aqui.
(B) Intérpretes conhecidos e pesquisadores descobriram o compositor.
(C) Em vida, Mahler foi alvo de intensas polêmicas.
(D) Mahler empreendia longas caminhadas que lhe proporcionaram inspiração para grandiosas sinfonias.
(E) Essas casinhas das alturas alpinas hoje se transformaram em memoriais.


05. Sintaxe da Oração e do Período para concurso: (2012 – FCC) Este conceito é relativo, pois em arte não há originalidade absoluta.
… a sua contribuição maior foi a liberdade de criação e expressão.

Ambos os elementos acima grifados exercem nas respectivas frases a função de
(A) adjunto adverbial.
(B) objeto direto.
(C) complemento nominal.
(D) predicativo.
(E) objeto indireto.


06. Sintaxe da Oração e do Período: (2012 – FCC) Trecho de Trem das Onze
[…] Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar,
Sou filho único
Tenho minha casa para olhar
E eu não posso ficar.
Sou filho único …

O segmento acima expressa, de acordo com o contexto, uma:
(A) consequência.
(B) finalidade.
(C) oposição.
(D) restrição.
(E) justificativa.


07. (2011 – FCC) Mal sugeria imagem de vida (Embora a figura chorasse).

É correto afirmar que a frase entre parênteses tem sentido
(A) adversativo.
(B) concessivo.
(C) conclusivo.
(D) condicional.
(E) temporal.


08. Sintaxe da Oração e do Período: (2011 – FCC) Destes proviriam as pistas que indicariam o caminho…

O verbo empregado no texto que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está também grifado em:
(A) … a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudança social.
(B) Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala.
(C) Enfatizava o provisório, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos…
(D) … sociabilidades, experiências de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais.
(E) Era engajado o seu modo de escrever história.


09. (2012 – FCC) Para isso existe a Associação Casa Azul, uma organização da sociedade civil de interesse público. Aqui, criamos projetos e atividades que mantenham o tecido urbano e social de Paraty em harmonia. Nesta casa, o tempo pulsa com cuidado, sem apagar as pegadas

Atente para estas frases:
I – Não podemos contar com a sorte.
II – Daqui para frente, preservar é suor.

Para articulá-las de modo a preservar o sentido do contexto, será adequado uni-las por intermédio deste elemento:
(A) no entanto.
(B) ainda assim.
(C) haja vista que.
(D) muito embora.
(E) por conseguinte.


10. Sintaxe da Oração e do Período: (2011 – FCC) A oração sublinhada exerce a função de sujeito dentro do seguinte período:

(A) Montesquieu preferiu guiar-se pelos valores civis, em vez de se deixar levar pelo finalismo religioso.
(B) A um espírito sensível e religioso não convém ler um filósofo como Montesquieu buscando apoio espiritual.
(C) Um estudo sério da história das ciências jurídicas não pode prescindir dos métodos de que se vale Montesquieu em O espírito das leis.
(D) As ciências humanas deveriam libertar-se da religião, assim como ocorreu com as ciências naturais.
(E) O método de Montesquieu valorizou as instituições humanas e solapou o finalismo teológico e moral.

🔵 >>> Confira nossa lista com todos os exercícios de Língua Portuguesa.

Gabarito com as respostas do simulado de Gramática sobre Sintaxe da Oração e do Período:

Resposta do exercício 01. A;

Resposta do exercício 02. C;

Resposta do exercício 03. B;

Resposta do exercício 04. A;

Resposta do exercício 05. D;

Resposta do exercício 06. E;

Resposta do exercício 07. B;

Resposta do exercício 08. A;

Resposta do exercício 09. E;

Resposta do exercício 10. B

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário