Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre Classe Gramatical para o Ensino Médio! Exercícios do Enem, Vestibular e Concurso Público!
Questão 01 sobre Classe Gramatical: Fuvest-SP Um dos recursos expressivos de Guimarães Rosa consiste em deslocar palavras da classe gramatical a que elas pertencem. Destas frases de “Sorôco, sua mãe, sua filha”, a única em que isso não ocorre é:
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
a) “… os mais detrás quase que corriam. Foi o de não sair mais da memória”.
b) “… não queria dar-se em espetáculo, mas representava de outroras grandezas”.
c) “… mas depois puxando pela voz ela pegou a cantar”.
d) “… sem jurisprudência, de motivo nem lugar, nenhum, mas pelo antes, pelo depois”.
e) “… ela batia com a cabeça, nos docementes”.
Questão 02. FUVEST-SP A frase em que os vocábulos sublinhados pertencem à mesma classe gramatical, exercem a mesma função sintática e têm significado diferente é:
a) Curta o curta: aproveite o feriado para assistir ao festival de curta-metragem.
b) O novo novo: será que tudo já não foi feito antes?
c) O carro popular a 12.000 reais está longe de ser popular.
d) É trágico verificar que, na televisão brasileira, só o trágico é que faz sucesso.
e) O Brasil será um grande parceiro e não apenas um parceiro grande.
Questão 03 sobre Classe Gramatical: (ITA) Indique a alternativa em que há erro gramatical:
a) Não vá sem eu.
b) Ele é contra eu estar aqui.
c) Ele é contra mim, estar aqui é crime.
d) Com eu estar doente, não houve palestra.
e) Não haveria entre mim e ti entendimento possível.
Questão 04. (FUVEST)
“…um mal que mata e não se vê”.
“que mal me tirará o que eu não tenho”.
“O homem, mal vem ao mundo, já começa a padecer.”
Nas três citações, a palavra mal é, pela ordem: substantivo, advérbio e conjunção. Assinalar a alternativa em que esta palavra venha convenientemente substituída por equivalentes destas três categorias gramaticais, na mesma ordem:
a) Por castigo dos meus pecados.
Fala e escreve erradamente.
Logo que você saiu, ele chegou.
b) A custo conseguiu pronunciar umas poucas palavras.
Agiu irregularmente em relação a este processo.
Falou de sua doença.
c) Calculou erradamente o resultado da experiência.
Assim que se retiraram, desabou o temporal.
Riu-se do sofrimento que te causou.
d) Pediu-lhe escusas pelo aborrecimento que lhe trouxe.
Tão logo ganhou a rua, foi vítima de atropelamento. Julgou injustamente a atitude que tomamos.
e) Para surpresa nossa, apenas recebeu o pacote, saiu.
Está muito doente.
Não imaginava que lhe causaria tanto prejuízo.
Questão 05 sobre Classe Gramatical: (PUC) Assinale a alternativa em que NÃO há correspondência semântica entre as duas palavras.
a) gelo – glacial
b) cabeça – cefálico
c) fogo – ígneo
d) pele – capilar
e) costas – dorsal
Questão 06. (ITA) Durante a Copa do Mundo deste ano, foi veiculada, em programa esportivo de uma emissora de TV, a notícia de que um apostador inglês acertou o resultado de uma partida, porque seguiu os prognósticos de seu burro de estimação. Um dos comentaristas fez, então, a seguinte observação: “Já vi muito comentarista burro, mas burro comentarista é a primeira vez.”
Percebe-se que a classe gramatical das palavras se altera em função da ordem que elas assumem na expressão.
Assinale a alternativa em que isso NÃO ocorre:
a) obra grandiosa
b) jovem estudante
c) brasileiro trabalhador
d) velho chinês
e) fanático religioso
Questão 07. (UFC) No trecho: “Eu não creio, não posso mais acreditar na bondade ou na virtude de homem algum; todos são mais ou menos ruins, falsos, e indignos; há porém ALGUNS que sem dúvida com o fim de ser mais nocivos aos outros, e para produzir maior dano, têm o merecimento de dizer a verdade nua e crua, (…)”:
I – ALGUM e ALGUNS são pronomes indefinidos.
II – ALGUNS é sujeito do verbo haver.
III – ALGUM equivale a nenhum.
Assinale a alternativa correta sobre as assertivas acima:
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas II é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas I e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.
Questão 08 sobre Classe Gramatical: (SESAU-RO – 2009 – Enfermeiro – FUNCAB) Indique a opção que apresenta correta e respectivamente as classes gramaticais a que pertencem as palavras grifadas no trecho abaixo.
“Se tomarmos o caso da tecnologia nuclear como exemplo, vemos que a sua história começou com o assassinato de centenas de milhares de cidadãos japoneses, justamente pela potência que se rotula o ‘lado bom’.”
a) conjunção – pronome – artigo – conjunção – pronome;
b) conjunção – conjunção – artigo – pronome – pronome;
c) pronome – pronome – artigo – pronome – conjunção;
d) pronome – conjunção – preposição – conjunção – pronome;
e) conjunção – pronome – preposição – pronome – conjunção.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína