Questão 01 sobre Períodos Simples e Composto: UFMT
( ) No período Toda a gente lhe tinha um vago medo; mas o amor (…) não receia sobrecenhos enfarruscados, nem tufos de cabelos no nariz, a segunda oração estabelece com a primeira uma relação de consequência.
( ) No trecho Parou. Abriu a gaveta. Tirou de dentro o bilhetinho cor de rosa, desdobrou-o, os períodos coordenados expressam uma sucessão de ações.
( ) Em Acorda, donzela e Anjo adorado! Amo-lhe!… as locuções grifadas assumem diferentes funções sintáticas.
( ) O emprego de lhe na oração Amo-lhe! obedece à regência do verbo amar de acordo com as normas gramaticais.
Questão 02. UFMS Dentre os enunciados a seguir, identifique o(s) correto(s).
(01) Até conserva o mesmo valor semântico em “…Afonso Ribeiro seguiu os tupiniquins até sua aldeia…” (Eduardo Bueno, A viagem do descobrimento, p. 101) e em “Doença associada à elite, a anorexia começa a fazer vítimas na periferia e até no sertão nordestino.” (Época, 20/09/99, p. 54).
(02) A mensagem: “Movimento estudantil: é pau, é pedra, mas não é o fim do caminho.”, encontrada em um panfleto direcionado a estudantes de Comunicação Social, mantém relações intertextuais com conhecida canção da MPB.
(04) O uso do futuro do pretérito em “Os cientistas vão ligar uma máquina que seria capaz de dissolver o planeta?” (Superinteressante, out. 1999, p. 7) cria um efeito de sentido de incerteza, de irrealidade.
(08) “Temendo o mau cheiro iminente, o proprietário do cabaré ordenou ao empregado que pegasse o cavalo para levar o morto.” (Abílio Leite de Barros, Campo Grande — 100 anos de construção, p. 16) é um período composto por subordinação e coordenação.
(16) No período “A idéia da teletaxa evoluiu a partir da constatação de que a sociedade paulista estaria disposta a contar com uma política de Primeiro Mundo.” (Folha de S. Paulo, 6/11/99. Cad. 1, p. 3), há duas orações que exercem a função sintática de objeto indireto.
(32) Em “Foi ele que levou a Costa e Silva a notícia de que seu governo estava extinto e seu cargo, vago.” (Manchete, 14/8/99, p. 61), a vírgula foi empregada para indicar a omissão de um termo.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 03 sobre Períodos Simples e Composto: Unifor-CE
“Dinheiro é a coisa mais importante do mundo.”
Os termos grifados, tanto na frase acima quanto nas alternativas, exercem a mesma função sintática, EXCETO em:
a) A vida deveria ser boa para toda gente.
b) Esse apetite social é raríssimo.
c) Um amigo meu estava ofendido.
d) Homens ricos têm enormes apetites sociais.
e) Toda mulher não é um romance.
Questão 04. Cefet-RJ. “É com imenso prazer que entrego em suas mãos os Parâmetros1 Curriculares Nacionais de quinta a oitava séries. Um trabalho que foi cuidadosamente elaborado e discutido com educadores de todo o país para atualizar e dar um novo impulso2 à educação fundamental. Cumprimos, com este ato, a obrigação3 de oferecer aos professores4 brasileiros as informações5 necessárias para a organização do processo de ensino-aprendizagem e uma ajuda concreta para sua prática cotidiana.” MEC.
Não é núcleo de objeto direto:
a) “Parâmetros” (1).
b) “impulso” (2).
c) “obrigação” (3).
d) “professores” (4).
e) “informações” (5).
Questão 05 sobre Períodos Simples e Composto: U.F. Santa Maria-RS – O padrão frasal de “A reportagem esclarece um problema a seus leitores” é o seguinte: sujeito + verbo + objeto direto + objeto indireto.
Assinale a alternativa em que ocorre o mesmo padrão oracional, sendo um dos termos enriquecidos por um aposto.
a) Exame, uma conceituada revista, informa os leitores de questões nacionais relevantes.
b) Leitores, a revista está dedicada à discussão dos problemas brasileiros.
c) Exame, em uma reportagem extensa, discute problemas de interesse nacional.
d) Exame, uma revista para executivos, parece confiável a todos.
e) Os leitores, interessados, leram a reportagem de capa em primeiro lugar.
Questão 06. U.F. Santa Maria-RS – “Da reunião em Londres participaram produtores de moda, jornalistas, representantes de agências de modelos e um seleto grupinho de adolescentes normais.”
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações relacionadas ao período em destaque.
( ) O verbo empregado na terceira pessoa do plural sinaliza a indeterminação do sujeito.
( ) Houve antecipação do objeto indireto do período como forma de realçá-lo.
( ) As vírgulas foram usadas para separar termos deslocados.
A sequência correta é:
a) F – V – V.
b) V – V – F.
c) F – F – V.
d) F – V – F.
e) V – F – F.
Questão 07 sobre Períodos Simples e Composto: U. F. Uberlândia-MG – Observe as orações em destaque nos trechos transcritos abaixo, extraídos de Machado de Assis.
I. “Tinha todas as horas livres, e quando não me ajudava é porque saíra a caçar, ou estava lendo…”
II. “… fez com que o coronel nos dissesse de repente que estava no mundo da lua, que não viera da roça para ficar casmurro, e que, ou jogássemos ou ele ia às francesas da Rua do Ouvidor.”
III. “No primeiro dia recusei, mas a dona da casa declarou-me que era condição do obséquio prestado. Ou jantaria com eles, ou retirava-me a licença.”
IV. “Mas, ou fosse da índole dele, ou do meu caráter sacerdotal, vi desaparecer-lhe logo esse pequeno assomo…”
V. “Voltei à casa delas, e instei novamente, ou só com ela, ou com a tia; ela mantinha-se no mesmo pé, para o fim com alguma impaciência.”
A seguir, assinale a sequência correta que indica que a ação expressa na segunda oração, em destaque, representa uma ação indesejável ou uma ameaça.
a) II e V
b) I e IV
c) II e III
d) III e IV
Questão 08. U. F. Juiz de Fora-MG – No período “Vivemos ainda num ritmo de trabalho da época industrial, quando a sociedade está na era dos serviços…”, a oração introduzida por “quando” estabelece com a oração anterior uma relação semântica de:
a) causalidade.
b) concessividade.
c) condicionalidade.
d) anterioridade.
Assinale a opção em que, ao reescrever-se o fragmento acima, substituiu-se o conectivo sublinhado por outro de valor condicional, fazendo-se alterações aceitáveis.
a) Fomos e seremos assim em nossa essência, porque as circunstâncias mudaram e nós mudamos com elas.
b) Fomos e seremos assim em nossa essência, enquanto as circunstâncias mudarem e nós mudarmos com elas.
c) Éramos e somos assim em nossa essência, à medida que as circunstâncias mudaram e nós mudamos com elas.
d) Teríamos sido e seríamos assim em nossa essência, se as circunstâncias mudassem e nós mudássemos com elas.
e) Temos sido e somos assim em nossa essência, conforme as circunstâncias têm mudado e nós temos mudado com elas.
I. Havia provas escritas e orais.
II. A prova escrita já dava nervosismo.
III. Da prova oral muitos nunca se recuperaram.