Questão 01 sobre Funções da Linguagem Exercícios: (UNIFESP–2006)
Este inferno de amar
Este inferno de amar – como eu amo!
Quem mo pôs aqui n’alma… quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida – e que a vida destrói –
Como é que se veio a atear,
Quando – ai quando se há-de ela apagar?
Almeida Garrett
Nos versos de Garrett, predomina a função:
A) metalinguística da linguagem, com extrema valorização da subjetividade no jogo entre o espiritual e o profano.
B) apelativa da linguagem, num jogo de sentido pelo qual o poeta transmite uma forma idealizada de amor.
C) referencial da linguagem, privilegiando-se a expressão de forma racional.
D) emotiva da linguagem, marcada pela não contenção dos sentimentos, dando vazão ao subjetivismo.
E) fática da linguagem, utilizada para expressar as ideias de forma evasiva, como sugestões.
Questão 02 sobre Funções da Linguagem Exercícios: (FGV-SP) Leia o seguinte texto de Ubirajara Inácio de Araújo.
Todo texto é uma sequência de informações: do início até o fim, há um percurso acumulativo delas. Às informações já conhecidas, outras novas vão sendo acrescidas e estas, depois de conhecidas, terão a si outras novas acrescidas e, assim, sucessivamente. A construção do texto flui como um ir e vir de informações, uma troca constante entre o dado e o novo.
É CORRETO afirmar que, nesse texto, predominam:
A) função referencial e gênero do tipo dissertativo.
B) função fática e gênero de conteúdo didático.
C) função poética e gênero do tipo narrativo.
D) função expressiva e gênero de conteúdo dramático.
E) função conativa e gênero de conteúdo lírico.
Questão 03 sobre Funções da Linguagem Exercícios: (PUC-SP) Observe a seguinte afirmação feita:
Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.
Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. Indique a alternativa que explicita essa função.
A) Função emotiva
B) Função referencial
C) Função fática
D) Função conativa
E) Função poética
Questão 04 sobre Funções da Linguagem Exercícios: (UNIFESP) Observe os seguintes textos.
Texto I
Perante a Morte empalidece e treme,
Treme perante a Morte, empalidece.
Coroa-te de lágrimas, esquece
O Mal cruel que nos abismos geme.
Cruz e Sousa, “Perante a morte”.
Texto II
Tu choraste em presença da morte?
Na presença de estranhos choraste?
Não descende o cobarde do forte;
Pois choraste, meu flho não és!
Gonçalves Dias, “I-Juca Pirama”.
Texto III
Corrente, que do peito destilada,
Sois por dous belos olhos despedida;
E por carmim correndo dividida,
Deixais o ser, levais a cor mudada.
Gregório de Matos, “Aos mesmos sentimentos”.
Texto IV
Chora, irmão pequeno, chora,
Porque chegou o momento da dor.
A própria dor é uma felicidade…
Mário de Andrade, “Rito do irmão pequeno”.
Texto V
Meu Deus! Meu Deus! Mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea tripudia?!…
Silêncio! … Musa! Chora, chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto…
Castro Alves, “O navio negreiro”.
Dois dos cinco textos transcritos expressam sentimentos de incontida revolta diante de situações inaceitáveis. Esse transbordamento sentimental se faz por meio de frases e recursos linguísticos que dão ênfase à função emotiva e à função conativa da linguagem. Esses dois textos são:
A) I e IV.
B) II e III.
C) II e V.
D) III e V.
E) IV e V.
Questão 05 sobre Funções da Linguagem Exercícios: (UFU-MG)
Estou farto do lirismo comedido
do lirismo bem comportado
[…]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
– Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA:
A) Para Bandeira, o poema deve equivaler a um gesto de confidência, em que o poeta revela ao leitor sua perplexidade diante do mundo. O caráter genuinamente lírico e libertário de seu poema adequa-se ao uso de versos livres, libertos da rima, da métrica e da monotonia das cesuras iguais.
B) Na poesia de Bandeira, a emoção lírica manifesta-se melhor por meio de versos metrificados, em estrofes regulares, obedecendo a um esquema de rimas constante. O lirismo decorre, portanto, de processos retóricos em que se observa a contenção do sentimento.
C) A poesia lírica não é uma experiência fora da história. Nesses versos, Bandeira define seu lugar na sociedade identificando-se com os excluídos. É deste lugar marginal que ele busca compreender a cisão social e a crise psíquica, que marcam a existência do homem moderno.
D) Bandeira se inclui entre os poetas que atuam como testemunhas do sofrimento da humanidade, sendo a dor do próximo um de seus temas. Destituída de intenção política, contudo, esta atitude de inclusão nos revela sua compaixão pelos humildes, característica de sua poesia.
I. Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra, município de Viçosa, Alagoas, e logo planeei adquirir a propriedade S. Bernardo, onde trabalhei, no eito, com salário de cinco tostões.
II. Uma semana depois, à tardinha, eu, que ali estava aboletado desde meio-dia, tomava café e conversava, bastante satisfeito.
III. João Nogueira queria o romance em língua de Camões, com períodos formados de trás para diante.
IV. Já viram como perdemos tempo em padecimentos inúteis? Não era melhor que fôssemos como os bois? Bois com inteligência. Haverá estupidez maior que atormentar-se um vivente por gosto? Será? Não será? Para que isso? Procurar dissabores! Será? Não será?