Língua Portuguesa

Lista de Exercícios sobre os Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio

&NewLine;<p>Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre os Gêneros Literários para o ir bem no Enem&comma; Vestibular e Concurso Público&excl;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p class&equals;"has-text-color has-link-color has-medium-font-size wp-elements-99b84142cf6b4230cee4f101d4cfbbf7" style&equals;"color&colon;&num;ff4000">ATENÇÃO&excl;&excl;&excl; O Gabarito encontra-se no final da página&excl;&excl;&excl;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 01 sobre&nbsp&semi;Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio&colon;<&sol;strong> &lpar;PUC Minas&rpar; Um dos poemas de Alguma poesia&comma; de Carlos Drummond de Andrade&comma; tem como título &OpenCurlyDoubleQuote;Elegia do Rei de Sião”&period; Elegia é&&num;8221&semi;&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; um poema lírico que exprime os grandes sentimentos humanos&period;<br>B&rpar; um poema lírico cujo tom é quase sempre terno e triste&period;<br>C&rpar; uma composição curta&comma; engenhosa e galante&period;<br>D&rpar; um canto ou poema relativo ao casamento&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-css-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 02<&sol;strong>&period; &lpar;UFOP-MG&rpar; A partir da leitura de Morte e vida severina&comma; de João Cabral de Melo Neto&comma; é CORRETO afirmar que&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; trata-se de um texto exclusivamente narrativo&comma; uma vez que traz o relato dos episódios de uma viagem da personagem Severino do sertão até o mar&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>B&rpar; trata-se de um texto exclusivamente dramático&comma; uma vez que é composto de falas das personagens&comma; além de comportar rubricas com marcações cênicas bastante nítidas&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>C&rpar; trata-se de um texto exclusivamente lírico&comma; uma vez que apresenta o discurso individual de Severino&comma; que fala de si todo o tempo&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>D&rpar; trata-se de um texto cuja classificação é de tragédia pura e simples&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>E&rpar; trata-se de um texto cujo gênero é múltiplo&comma; por não se prender exclusivamente a nenhum&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-css-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 03 sobre&nbsp&semi;Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio&colon;<&sol;strong>&nbsp&semi;&lpar;UFU-MG&rpar; Assinale a alternativa INCORRETA a propósito de gêneros literários&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; Em poemas líricos&comma; o tempo verbal será sempre expresso em presente do indicativo&comma; visto que o tempo pretérito é marca exclusiva do gênero épico-narrativo&comma; conforme ocorre nos seguintes versos&colon; &OpenCurlyDoubleQuote;Nem fora muito&comma; &sol; Se a dor cruenta&comma; &sol; Que me atormenta&comma; &sol; Não fosse assídua &sol; Em seu rigor”&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>B&rpar; Em um texto dominantemente lírico&comma; existe pouco ou nenhum distanciamento entre o sujeito poético que emite a mensagem literária e o objeto a propósito do qual esse &OpenCurlyDoubleQuote;eu” se expressa&comma; conforme ilustram os seguintes versos&colon; &OpenCurlyDoubleQuote;Noite mais negra &sol; Minha alma enluta &sol;&semi; Maior tormenta &sol; cá dentro luta”&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>C&rpar; Um poema lírico pode absorver características de um texto dramático&comma; tendo em vista que não existe pureza de gênero literário&period; Os versos transcritos a seguir comprovam tal afirmação&colon; &OpenCurlyDoubleQuote;Ó maninha&comma; ó maninha&comma; &sol; Tu não estavas comigo&excl;&&num;8230&semi;” &OpenCurlyDoubleQuote;– Estavas&quest;&&num;8230&semi;”&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>D&rpar; Um poema lírico com traços épico-narrativos apresenta personagens-símbolos&comma; não tão bem delineadas como na prosa literária&comma; que&comma; na verdade&comma; constituem-se em metáforas de sentimentos do &OpenCurlyDoubleQuote;eu” poético&comma; como neste verso&colon; &OpenCurlyDoubleQuote;João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número”&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-css-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 04<&sol;strong>&period; &lpar;Enem-2009&rpar;<br>&OpenCurlyDoubleQuote;Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação&period; A palavra vem do grego drao &lpar;fazer&rpar; e quer dizer ação&period; A peça teatral é&comma; pois&comma; uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco&comma; atuando e dialogando entre si&period; O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica&comma; caracterizada&colon; 1&rpar; pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação&semi; 2&rpar; pela ação dramática &lpar;trama&comma; enredo&rpar;&comma; que é o conjunto de atos dramáticos&comma; maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição&comma; conflito&comma; complicação&comma; clímax e desfecho&semi; 3&rpar; pela situação ou ambiente&comma; que é o conjunto de circunstâncias físicas&comma; sociais&comma; espirituais em que se situa a ação&semi; 4&rpar; pelo tema&comma; ou seja&comma; a ideia que o autor &lpar;dramaturgo&rpar; deseja expor&comma; ou sua interpretação real por meio da representação&period;”<br>COUTINHO&comma; Afrânio&period; Notas de teoria literária&period; Rio de Janeiro&colon; Civilização Brasileira&comma; 1973 &lpar;Adaptação&rpar;&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral&comma; conclui-se que&colon;<br>A&rpar; a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual&comma; pois não é possível sua concepção de forma coletiva&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>B&rpar; o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>C&rpar; o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais&comma; como contos&comma; lendas&comma; romances&comma; poesias&comma; crônicas&comma; notícias&comma; imagens e fragmentos textuais&comma; entre outros&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>D&rpar; o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral&comma; visto que o mais importante é a expressão verbal&comma; base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>E&rpar; a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção &sol; recepção do espetáculo teatral&comma; já que se trata de linguagens artísticas diferentes&comma; agregadas posteriormente à cena teatral&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-css-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 05 sobre&nbsp&semi;Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio&colon;<&sol;strong> &lpar;UFRGS&rpar; O gênero dramático&comma; entre outros aspectos&comma; apresenta como característica essencial&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; a presença de um narrador&period;<br>B&rpar; a estrutura dialógica&period;<br>C&rpar; o extravasamento lírico&period;<br>D&rpar; a musicalidade&period;<br>E&rpar; o descritivismo&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-css-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 06&period;<&sol;strong> &lpar;UFSM-RS&rpar; Assinale a alternativa INCORRETA&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; O soneto é uma das formas poéticas mais consagradas na literatura ocidental&period;<br>B&rpar; O gênero lírico&comma; única base da poesia&comma; é o mais importante dos gêneros literários&period;<br>C&rpar; Os temas líricos giram em torno da expressão de sentimentos do eu poético&period;<br>D&rpar; O lirismo recebe tratamento que varia conforme a proposta artística de cada escola&period;<br>E&rpar; O realismo pode ser visto sob um duplo aspecto&colon; como estilo de época e como expressão artística do real&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-css-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>&lpar;UNESP-SP–2010&rpar;<br>Instrução&colon; As questões de números 06 e 07 tomam por base o seguinte fragmento de um livro do conhecido diretor dramático e teórico da dramaturgia Martin Esslin &lpar;1918-2002&rpar;&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>&OpenCurlyDoubleQuote;Mas a diferença mais essencial entre o palco e os três veículos de natureza mecânica reside em outro ponto&colon; a câmera e o microfone são extensões do diretor&comma; de seus olhos e ouvidos&comma; permitindo-lhe escolher seu ponto de vista &lpar;ou seu ângulo de audição&rpar; e transportar para eles a platéia por meio de variações de planos&comma; que podem englobar toda uma cena ou fechar-se sobre um único ponto&comma; ou cortando&comma; segundo sua vontade&comma; de um local para outro&period; Se um personagem está olhando para a mão de outro&comma; o diretor pode forçar o público a olhá-la também&comma; cortando para um close-up da mesma&period; Nos veículos mecânicos&comma; o poder do diretor sobre o ponto de vista da platéia é total&period; No palco&comma; onde a moldura que encerra o quadro é sempre a mesma&comma; cada integrante individual da platéia tem a liberdade de olhar para aquela mão&comma; ou para qualquer outro lugar&semi; na verdade&comma; no teatro cada membro da platéia escolhe seus próprios ângulos de câmera e&comma; desse modo&comma; executa pessoalmente o trabalho que o diretor avoca para si no cinema e na televisão bem como&comma; mutatis mutandis&comma; no rádio&period; Essa diferença&comma; ainda uma vez&comma; oferece ao teatro vantagens e desvantagens&period; No palco&comma; o diretor pode não conseguir focalizar a atenção da platéia na ação que deseja sublinhar&semi; no cinema&comma; isso jamais pode acontecer&period; Por outro lado&comma; a complexa e sutil orquestração de uma cena que envolve muitos personagens &lpar;uma característica de Tchekov no teatro&rpar; torna-se incomparavelmente mais difícil no cinema e na televisão&period; A sensação de complexidade&comma; de que há mais coisas acontecendo naquele momento do que pode ser apreendido com um único olhar&comma; a riqueza de um intrincado contraponto de contrastes humanos será inevitavelmente reduzida em um veículo que nitidamente guia o olho do espectador&comma; ao invés de permitir que ele caminhe livremente pela cena&period;”<br>ESSLIN&comma; Martin&period; Uma anatomia do drama&period; Tradução de Barbara Heliodora&period; Rio de Janeiro&colon; Zahar Editores&comma; 1978&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-css-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 07 sobre&nbsp&semi;Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio&colon;<&sol;strong>&nbsp&semi;Assinale a alternativa cujo enunciado NÃO contraria a argumentação apresentada no fragmento de texto de Martin Esslin&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; O fato de a arte teatral ser apresentada no palco ante os espectadores a torna inferior em termos de comunicação às demais artes&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>B&rpar; Os recursos tecnológicos do cinema permitem-lhe ser uma arte mais completa e perfeita que as demais&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>C&rpar; Tudo o que passa na televisão não constitui arte&comma; pois se trata de um veículo de comunicação de massa&period;<br>D&rpar; Um diretor cinematográfico tem maior poder e competência que um diretor teatral&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>E&rpar; As diferenças de recursos técnicos específicos e de forma de apresentação podem implicar vantagens ou desvantagens ao teatro em relação ao cinema&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-css-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 08<&sol;strong>&period; Modelo Enem&period; No palco&comma; o diretor pode não conseguir focalizar a atenção da plateia na ação que deseja sublinhar&semi; no cinema&comma; isso jamais pode acontecer&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Sempre levando em consideração todo o contexto&comma; assinale a alternativa que encerra o mesmo argumento presente nas frases que constituem o período anterior&period;<br>A&rpar; O diretor de teatro impõe à plateia o seu ponto de vista&semi; no cinema&comma; isso jamais pode acontecer&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>B&rpar; No teatro o espectador olha para onde quer&semi; no cinema&comma; também pode olhar para qualquer ponto do que está na tela&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>C&rpar; No teatro&comma; a atenção da plateia nem sempre vai para onde o diretor deseja&semi; no cinema&comma; o foco da atenção é sempre previamente escolhido pelo diretor&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>D&rpar; O diretor de teatro pode perder a atenção da plateia para certos pormenores&comma; enquanto o diretor de cinema&comma; por não estar presente&comma; não faz ideia de como os espectadores reagirão&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>E&rpar; No palco&comma; o diretor pode não conseguir dirigir a atenção da plateia para a ação que deseja sublinhar&semi; no cinema&comma; essa condução da atenção também jamais pode acontecer&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-css-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 09<&sol;strong>&period; &lpar;<a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;www&period;unicamp&period;br&sol;">Unicamp<&sol;a>-SP–2010&rpar; O poeta Vinicius de Moraes&comma; apesar de modernista&comma; explorou formas clássicas como o soneto seguinte&comma; em versos alexandrinos &lpar;12 sílabas&rpar; rimados&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Soneto da intimidade<br>Nas tardes de fazenda há muito azul demais&period;<br>Eu saio às vezes&comma; sigo pelo pasto&comma; agora<br>Mastigando um capim&comma; o peito nu de fora<br>No pijama irreal de há três anos atrás&period;<br>Desço o rio no vau dos pequenos canais<br>Para ir beber na fonte a água fria e sonora<br>E se encontro no mato o rubro de uma amora<br>Vou cuspindo-lhe o sangue em torno dos currais&period;<br>Fico ali respirando o cheiro bom do estrume<br>Entre as vacas e os bois que me olham sem ciúme<br>E quando por acaso uma mijada ferve<br>Seguida de um olhar não sem malícia e verve<br>Nós todos&comma; animais&comma; sem comoção nenhuma<br>Mijamos em comum numa festa de espuma&period;<br>MORAES&comma; Vinicius de&period; Antologia poética&period; São Paulo&colon; Companhia das Letras&comma; 2001&period; p&period; 86&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; Essa forma clássica tradicionalmente exigiu tema e linguagem elevados&period; O &OpenCurlyDoubleQuote;Soneto da intimidade” atende a essa exigência&quest; JUSTIFIQUE&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>B&rpar; Como os quartetos anunciam a identificação do eu lírico com os animais&quest; Como os tercetos a confirmam&quest;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-css-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 10 sobre&nbsp&semi;Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio&colon; <&sol;strong>&lpar;UFU-MG&rpar; Leia o texto a seguir&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Poema tirado de uma notícia de jornal<br>Manuel Bandeira<br>João Gostoso era carregador de feira livre e morava no<br>&lbrack;morro da Babilônia num barracão sem número&period;<br>Uma noite ele chegou no bar Vinte de novembro<br>Bebeu<br>Cantou<br>Dançou<br>Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu<br>&lbrack;afogado&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Marque a alternativa INCORRETA&period;<br>A&rpar; A poesia na década de 1920 apresenta uma matéria nova e chocante&comma; cujo caráter jornalístico e prosaico marca o deslocamento da noção de poético&period; O aproveitamento da matéria jornalística implica a mescla de gêneros&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>B&rpar; O poema é marca da irreverência modernista&comma; pois difere da língua culta&comma; ao inserir&comma; no texto&comma; a fala coloquial e escrever do jeito que o brasileiro falava&period; Esse procedimento contraria a visão parnasiano &sol; simbolista da poesia&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>C&rpar; Ainda que o texto de Manuel Bandeira tenha o título de &OpenCurlyDoubleQuote;Poema tirado de uma notícia de jornal”&comma; não se pode afirmar que ele seja representante do gênero lírico&comma; porque as marcas do gênero lírico não aparecem no texto&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>D&rpar; A lírica modernista abre-se para a experiência do homem na cidade moderna&period; Bandeira cultiva esse &OpenCurlyDoubleQuote;gosto do cotidiano” e confere um tratamento pessoal às conquistas modernistas&period; O poeta percebe o fato cotidiano com intensidade criadora&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-essential-blocks-button root-eb-button-2v7tc42"><div class&equals;"eb-parent-wrapper eb-parent-eb-button-2v7tc42 eb&lowbar;animation eb&lowbar;&lowbar;&lowbar;animated eb&lowbar;&lowbar;&lowbar;flipInX"><div class&equals;"eb-button-wrapper eb-button-alignment eb-button-2v7tc42"><div class&equals;"eb-button"><a class&equals;"eb-button-anchor" href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;lista-de-exercicios-sobre-os-generos-literarios-1-ano-ensino-medio&sol;2&sol;" target&equals;"&lowbar;blank" rel&equals;"noopener"><strong>GABARITO Gêneros Literários<&sol;strong><&sol;a><&sol;div><&sol;div><&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-931b93d0"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;'yarpp yarpp-related yarpp-related-block yarpp-template-list'>&NewLine;<&excl;-- YARPP List -->&NewLine;<p><b>Confira também estas listas de Exercícios&colon;<&sol;b><p><ol>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;exercicios-sobre-coerencia-e-coesao-textual&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"09 Exercícios sobre Coerência e Coesão Textual">09 Exercícios sobre Coerência e Coesão Textual<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;exercicios-de-gramatica-sobre-o-emprego-dos-pronomes&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"10 Exercícios de Gramática sobre o Emprego dos Pronomes">10 Exercícios de Gramática sobre o Emprego dos Pronomes<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;periodo-composto-por-coordenacao-simulado-02&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"Período Composto por Coordenação Simulado com Gabarito">Período Composto por Coordenação Simulado com Gabarito<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;literatura&sol;lista-de-exercicios-sobre-o-poeta-barroco-gregorio-de-matos-guerra&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"Lista de Exercícios sobre o Poeta Barroco Gregório de Matos Guerra">Lista de Exercícios sobre o Poeta Barroco Gregório de Matos Guerra<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;lista-de-exercicios-de-lingua-portuguesa-sobre-sujeito-e-predicado&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"Lista de Exercícios de Língua Portuguesa sobre Sujeito e Predicado">Lista de Exercícios de Língua Portuguesa sobre Sujeito e Predicado<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;lista-de-atividades-de-ortografia-para-o-8o-ano-com-gabarito&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"Lista de Atividades de Ortografia para o 8º Ano com Gabarito">Lista de Atividades de Ortografia para o 8º Ano com Gabarito<&sol;a><&sol;li>&NewLine;<&sol;ol>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-fdb29201"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<p class&equals;"has-text-align-center has-medium-font-size"><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;disciplina-lingua-portuguesa&sol;" target&equals;"&lowbar;blank" rel&equals;"noreferrer noopener"><strong>Confira todas as Listas de Exercícios de Língua Portuguesa&excl;&excl;&excl;<&sol;strong><&sol;a><&sol;p>&NewLine;&NewLine;<&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;<&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<&excl;--nextpage-->&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">Gabarito com as respostas dos Exercícios de Língua Portuguesa sobre os Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio&colon;<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Gabarito do exercício <strong>01<&sol;strong>&period; B&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Gabarito do exercício <strong>02<&sol;strong>&period; E&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Gabarito do exercício <strong>03<&sol;strong>&period; A&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Gabarito do exercício <strong>04<&sol;strong>&period; C&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Gabarito do exercício <strong>05<&sol;strong>&period; B&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Gabarito do exercício <strong>06<&sol;strong>&period; B&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Gabarito do exercício <strong>07<&sol;strong>&period; E&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Gabarito do exercício <strong>08<&sol;strong>&period; C&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Gabarito do exercício <strong>09<&sol;strong>&period; A&rpar; Não&comma; a forma é clássica&comma; mas o tema e a linguagem são bastante prosaicos&period; O título do soneto sugere um assunto elevado&comma; como se o eu lírico quisesse revelar seus sentimentos e pensamentos mais íntimos num nível de linguagem e estilo condizentes&comma; solenes&period; Mesmo a cena de abertura do eu caminhando pelos campos lembra os tradicionais poemas meditativos&comma; em que o poeta se ocupa da contemplação da paisagem&comma; entregando-se a altas ou sublimes reflexões em sintonia com seus sentimentos mais íntimos&period; No entanto&comma; a &OpenCurlyDoubleQuote;intimidade” que ele&comma; por fim&comma; revela ao leitor é das mais banais&colon; a cumplicidade da &OpenCurlyDoubleQuote;mijada” &lpar;atente-se ao nível vulgar dos termos&rpar; em comum numa festa de espuma que iguala o poeta &lpar;e o homem em geral&rpar; aos demais animais&period; Esse rebaixamento produz o humor presente no soneto&period; Nesse humor ou ironia está o traço de modernidade do poema&comma; que entra em dissonância com a solenidade da forma clássica&period; Ainda em termos de linguagem&comma; pode-se destacar como o eu&comma; buscando enfatizar a beleza do cenário natural&comma; acaba recorrendo&comma; também de forma irônica&comma; a um vício de linguagem&colon; a redundância ou o pleonasmo em &OpenCurlyDoubleQuote;muito azul demais &OpenCurlyQuote;e’ o peito nu de fora” – que&comma; embora empregado em uma situação de fala mais informal&comma; seria inaceitável num texto escrito tão elaborado quanto um poema &lpar;ainda mais um soneto clássico&excl;&rpar;&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>B&rpar; Nos quartetos&comma; essa identificação é preparada pelos gestos ou ações do eu lírico&comma; que lembram o comportamento típico dos bois&colon; ele segue&comma; de peito nu&comma; pelo pasto&comma; agora mastigando capim &lpar;1ª&period; estrofe&rpar; e desce no vau de um rio para beber a água na fonte &lpar;2ª&period; estrofe&rpar;&period; Já nos tercetos&comma; essa identificação se confirma pelo modo como vacas e bois olham sem ciúme para o eu perto deles nos currais&comma; pela própria cumplicidade da &OpenCurlyDoubleQuote;mijada” em comum e&comma; sobretudo&comma; pelo emprego da 1ª&period; pessoa do plural pelo eu lírico para se referir a ele e aos bois e vacas como sendo todos animais&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Gabarito do exercício <strong>10<&sol;strong>&period; C<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-91df10bb"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<p>Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito&quest; Avise-nos através do email&colon; amdarkbr&commat;gmail&period;com<&sol;p>&NewLine;&NewLine;<&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-931b93d0"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;'yarpp yarpp-related yarpp-related-block yarpp-template-list'>&NewLine;<&excl;-- YARPP List -->&NewLine;<p><b>Confira também estas listas de Exercícios&colon;<&sol;b><p><ol>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;exercicios-sobre-coerencia-e-coesao-textual&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"09 Exercícios sobre Coerência e Coesão Textual">09 Exercícios sobre Coerência e Coesão Textual<&sol;a><&sol;li>&NewLine; 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