<p>Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre os Gêneros Literários para o ir bem no Enem, Vestibular e Concurso Público!</p>



<p class="has-text-color has-link-color has-medium-font-size wp-elements-99b84142cf6b4230cee4f101d4cfbbf7" style="color:#ff4000">ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!</p>



<p><strong>Questão 01 sobre ;Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio:</strong> (PUC Minas) Um dos poemas de Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, tem como título “Elegia do Rei de Sião”. Elegia é&#8221;:</p>



<p>A) um poema lírico que exprime os grandes sentimentos humanos.<br>B) um poema lírico cujo tom é quase sempre terno e triste.<br>C) uma composição curta, engenhosa e galante.<br>D) um canto ou poema relativo ao casamento.</p>



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<p><strong>Questão 02</strong>. (UFOP-MG) A partir da leitura de Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, é CORRETO afirmar que:</p>



<p>A) trata-se de um texto exclusivamente narrativo, uma vez que traz o relato dos episódios de uma viagem da personagem Severino do sertão até o mar.</p>



<p>B) trata-se de um texto exclusivamente dramático, uma vez que é composto de falas das personagens, além de comportar rubricas com marcações cênicas bastante nítidas.</p>



<p>C) trata-se de um texto exclusivamente lírico, uma vez que apresenta o discurso individual de Severino, que fala de si todo o tempo.</p>



<p>D) trata-se de um texto cuja classificação é de tragédia pura e simples.</p>



<p>E) trata-se de um texto cujo gênero é múltiplo, por não se prender exclusivamente a nenhum.</p>



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<p><strong>Questão 03 sobre ;Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio:</strong> ;(UFU-MG) Assinale a alternativa INCORRETA a propósito de gêneros literários.</p>



<p>A) Em poemas líricos, o tempo verbal será sempre expresso em presente do indicativo, visto que o tempo pretérito é marca exclusiva do gênero épico-narrativo, conforme ocorre nos seguintes versos: “Nem fora muito, / Se a dor cruenta, / Que me atormenta, / Não fosse assídua / Em seu rigor”.</p>



<p>B) Em um texto dominantemente lírico, existe pouco ou nenhum distanciamento entre o sujeito poético que emite a mensagem literária e o objeto a propósito do qual esse “eu” se expressa, conforme ilustram os seguintes versos: “Noite mais negra / Minha alma enluta /; Maior tormenta / cá dentro luta”.</p>



<p>C) Um poema lírico pode absorver características de um texto dramático, tendo em vista que não existe pureza de gênero literário. Os versos transcritos a seguir comprovam tal afirmação: “Ó maninha, ó maninha, / Tu não estavas comigo!&#8230;” “– Estavas?&#8230;”.</p>



<p>D) Um poema lírico com traços épico-narrativos apresenta personagens-símbolos, não tão bem delineadas como na prosa literária, que, na verdade, constituem-se em metáforas de sentimentos do “eu” poético, como neste verso: “João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número”.</p>



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<p><strong>Questão 04</strong>. (Enem-2009)<br>“Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.”<br>COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973 (Adaptação).</p>



<p>Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que:<br>A) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.</p>



<p>B) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.</p>



<p>C) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.</p>



<p>D) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.</p>



<p>E) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção / recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.</p>



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<p><strong>Questão 05 sobre ;Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio:</strong> (UFRGS) O gênero dramático, entre outros aspectos, apresenta como característica essencial:</p>



<p>A) a presença de um narrador.<br>B) a estrutura dialógica.<br>C) o extravasamento lírico.<br>D) a musicalidade.<br>E) o descritivismo.</p>



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<p><strong>Questão 06.</strong> (UFSM-RS) Assinale a alternativa INCORRETA.</p>



<p>A) O soneto é uma das formas poéticas mais consagradas na literatura ocidental.<br>B) O gênero lírico, única base da poesia, é o mais importante dos gêneros literários.<br>C) Os temas líricos giram em torno da expressão de sentimentos do eu poético.<br>D) O lirismo recebe tratamento que varia conforme a proposta artística de cada escola.<br>E) O realismo pode ser visto sob um duplo aspecto: como estilo de época e como expressão artística do real.</p>



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<p>(UNESP-SP–2010)<br>Instrução: As questões de números 06 e 07 tomam por base o seguinte fragmento de um livro do conhecido diretor dramático e teórico da dramaturgia Martin Esslin (1918-2002):</p>



<p>“Mas a diferença mais essencial entre o palco e os três veículos de natureza mecânica reside em outro ponto: a câmera e o microfone são extensões do diretor, de seus olhos e ouvidos, permitindo-lhe escolher seu ponto de vista (ou seu ângulo de audição) e transportar para eles a platéia por meio de variações de planos, que podem englobar toda uma cena ou fechar-se sobre um único ponto, ou cortando, segundo sua vontade, de um local para outro. Se um personagem está olhando para a mão de outro, o diretor pode forçar o público a olhá-la também, cortando para um close-up da mesma. Nos veículos mecânicos, o poder do diretor sobre o ponto de vista da platéia é total. No palco, onde a moldura que encerra o quadro é sempre a mesma, cada integrante individual da platéia tem a liberdade de olhar para aquela mão, ou para qualquer outro lugar; na verdade, no teatro cada membro da platéia escolhe seus próprios ângulos de câmera e, desse modo, executa pessoalmente o trabalho que o diretor avoca para si no cinema e na televisão bem como, mutatis mutandis, no rádio. Essa diferença, ainda uma vez, oferece ao teatro vantagens e desvantagens. No palco, o diretor pode não conseguir focalizar a atenção da platéia na ação que deseja sublinhar; no cinema, isso jamais pode acontecer. Por outro lado, a complexa e sutil orquestração de uma cena que envolve muitos personagens (uma característica de Tchekov no teatro) torna-se incomparavelmente mais difícil no cinema e na televisão. A sensação de complexidade, de que há mais coisas acontecendo naquele momento do que pode ser apreendido com um único olhar, a riqueza de um intrincado contraponto de contrastes humanos será inevitavelmente reduzida em um veículo que nitidamente guia o olho do espectador, ao invés de permitir que ele caminhe livremente pela cena.”<br>ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. Tradução de Barbara Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.</p>



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<p><strong>Questão 07 sobre ;Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio:</strong> ;Assinale a alternativa cujo enunciado NÃO contraria a argumentação apresentada no fragmento de texto de Martin Esslin.</p>



<p>A) O fato de a arte teatral ser apresentada no palco ante os espectadores a torna inferior em termos de comunicação às demais artes.</p>



<p>B) Os recursos tecnológicos do cinema permitem-lhe ser uma arte mais completa e perfeita que as demais.</p>



<p>C) Tudo o que passa na televisão não constitui arte, pois se trata de um veículo de comunicação de massa.<br>D) Um diretor cinematográfico tem maior poder e competência que um diretor teatral.</p>



<p>E) As diferenças de recursos técnicos específicos e de forma de apresentação podem implicar vantagens ou desvantagens ao teatro em relação ao cinema.</p>



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<p><strong>Questão 08</strong>. Modelo Enem. No palco, o diretor pode não conseguir focalizar a atenção da plateia na ação que deseja sublinhar; no cinema, isso jamais pode acontecer.</p>



<p>Sempre levando em consideração todo o contexto, assinale a alternativa que encerra o mesmo argumento presente nas frases que constituem o período anterior.<br>A) O diretor de teatro impõe à plateia o seu ponto de vista; no cinema, isso jamais pode acontecer.</p>



<p>B) No teatro o espectador olha para onde quer; no cinema, também pode olhar para qualquer ponto do que está na tela.</p>



<p>C) No teatro, a atenção da plateia nem sempre vai para onde o diretor deseja; no cinema, o foco da atenção é sempre previamente escolhido pelo diretor.</p>



<p>D) O diretor de teatro pode perder a atenção da plateia para certos pormenores, enquanto o diretor de cinema, por não estar presente, não faz ideia de como os espectadores reagirão.</p>



<p>E) No palco, o diretor pode não conseguir dirigir a atenção da plateia para a ação que deseja sublinhar; no cinema, essa condução da atenção também jamais pode acontecer.</p>



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<p><strong>Questão 09</strong>. (<a href="https://www.unicamp.br/">Unicamp</a>-SP–2010) O poeta Vinicius de Moraes, apesar de modernista, explorou formas clássicas como o soneto seguinte, em versos alexandrinos (12 sílabas) rimados:</p>



<p>Soneto da intimidade<br>Nas tardes de fazenda há muito azul demais.<br>Eu saio às vezes, sigo pelo pasto, agora<br>Mastigando um capim, o peito nu de fora<br>No pijama irreal de há três anos atrás.<br>Desço o rio no vau dos pequenos canais<br>Para ir beber na fonte a água fria e sonora<br>E se encontro no mato o rubro de uma amora<br>Vou cuspindo-lhe o sangue em torno dos currais.<br>Fico ali respirando o cheiro bom do estrume<br>Entre as vacas e os bois que me olham sem ciúme<br>E quando por acaso uma mijada ferve<br>Seguida de um olhar não sem malícia e verve<br>Nós todos, animais, sem comoção nenhuma<br>Mijamos em comum numa festa de espuma.<br>MORAES, Vinicius de. Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 86.</p>



<p>A) Essa forma clássica tradicionalmente exigiu tema e linguagem elevados. O “Soneto da intimidade” atende a essa exigência? JUSTIFIQUE.</p>



<p>B) Como os quartetos anunciam a identificação do eu lírico com os animais? Como os tercetos a confirmam?</p>



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<p><strong>Questão 10 sobre ;Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio: </strong>(UFU-MG) Leia o texto a seguir.</p>



<p>Poema tirado de uma notícia de jornal<br>Manuel Bandeira<br>João Gostoso era carregador de feira livre e morava no<br>[morro da Babilônia num barracão sem número.<br>Uma noite ele chegou no bar Vinte de novembro<br>Bebeu<br>Cantou<br>Dançou<br>Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu<br>[afogado.</p>



<p>Marque a alternativa INCORRETA.<br>A) A poesia na década de 1920 apresenta uma matéria nova e chocante, cujo caráter jornalístico e prosaico marca o deslocamento da noção de poético. O aproveitamento da matéria jornalística implica a mescla de gêneros.</p>



<p>B) O poema é marca da irreverência modernista, pois difere da língua culta, ao inserir, no texto, a fala coloquial e escrever do jeito que o brasileiro falava. Esse procedimento contraria a visão parnasiano / simbolista da poesia.</p>



<p>C) Ainda que o texto de Manuel Bandeira tenha o título de “Poema tirado de uma notícia de jornal”, não se pode afirmar que ele seja representante do gênero lírico, porque as marcas do gênero lírico não aparecem no texto.</p>



<p>D) A lírica modernista abre-se para a experiência do homem na cidade moderna. Bandeira cultiva esse “gosto do cotidiano” e confere um tratamento pessoal às conquistas modernistas. O poeta percebe o fato cotidiano com intensidade criadora.</p>



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<h2 class="wp-block-heading">Gabarito com as respostas dos Exercícios de Língua Portuguesa sobre os Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio:</h2>



<p>Gabarito do exercício <strong>01</strong>. B;</p>



<p>Gabarito do exercício <strong>02</strong>. E;</p>



<p>Gabarito do exercício <strong>03</strong>. A;</p>



<p>Gabarito do exercício <strong>04</strong>. C;</p>



<p>Gabarito do exercício <strong>05</strong>. B;</p>



<p>Gabarito do exercício <strong>06</strong>. B;</p>



<p>Gabarito do exercício <strong>07</strong>. E;</p>



<p>Gabarito do exercício <strong>08</strong>. C;</p>



<p>Gabarito do exercício <strong>09</strong>. A) Não, a forma é clássica, mas o tema e a linguagem são bastante prosaicos. O título do soneto sugere um assunto elevado, como se o eu lírico quisesse revelar seus sentimentos e pensamentos mais íntimos num nível de linguagem e estilo condizentes, solenes. Mesmo a cena de abertura do eu caminhando pelos campos lembra os tradicionais poemas meditativos, em que o poeta se ocupa da contemplação da paisagem, entregando-se a altas ou sublimes reflexões em sintonia com seus sentimentos mais íntimos. No entanto, a “intimidade” que ele, por fim, revela ao leitor é das mais banais: a cumplicidade da “mijada” (atente-se ao nível vulgar dos termos) em comum numa festa de espuma que iguala o poeta (e o homem em geral) aos demais animais. Esse rebaixamento produz o humor presente no soneto. Nesse humor ou ironia está o traço de modernidade do poema, que entra em dissonância com a solenidade da forma clássica. Ainda em termos de linguagem, pode-se destacar como o eu, buscando enfatizar a beleza do cenário natural, acaba recorrendo, também de forma irônica, a um vício de linguagem: a redundância ou o pleonasmo em “muito azul demais ‘e’ o peito nu de fora” – que, embora empregado em uma situação de fala mais informal, seria inaceitável num texto escrito tão elaborado quanto um poema (ainda mais um soneto clássico!).</p>



<p>B) Nos quartetos, essa identificação é preparada pelos gestos ou ações do eu lírico, que lembram o comportamento típico dos bois: ele segue, de peito nu, pelo pasto, agora mastigando capim (1ª. estrofe) e desce no vau de um rio para beber a água na fonte (2ª. estrofe). Já nos tercetos, essa identificação se confirma pelo modo como vacas e bois olham sem ciúme para o eu perto deles nos currais, pela própria cumplicidade da “mijada” em comum e, sobretudo, pelo emprego da 1ª. pessoa do plural pelo eu lírico para se referir a ele e aos bois e vacas como sendo todos animais.</p>



<p>Gabarito do exercício <strong>10</strong>. C</p>


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<p>Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com</p>

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Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA<br />
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL<br />
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína</p>
</div></div><div class="clearfix"></div><div class="saboxplugin-socials "><a title="User email" target="_self" href="mailto:&#097;m&#100;ar&#107;&#098;&#114;&#064;&#103;m&#097;&#105;&#108;&#046;&#099;o&#109;" rel="nofollow noopener" class="saboxplugin-icon-grey"><svg aria-hidden="true" class="sab-user_email" role="img" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg" viewBox="0 0 512 512"><path fill="currentColor" d="M502.3 190.8c3.9-3.1 9.7-.2 9.7 4.7V400c0 26.5-21.5 48-48 48H48c-26.5 0-48-21.5-48-48V195.6c0-5 5.7-7.8 9.7-4.7 22.4 17.4 52.1 39.5 154.1 113.6 21.1 15.4 56.7 47.8 92.2 47.6 35.7.3 72-32.8 92.3-47.6 102-74.1 131.6-96.3 154-113.7zM256 320c23.2.4 56.6-29.2 73.4-41.4 132.7-96.3 142.8-104.7 173.4-128.7 5.8-4.5 9.2-11.5 9.2-18.9v-19c0-26.5-21.5-48-48-48H48C21.5 64 0 85.5 0 112v19c0 7.4 3.4 14.3 9.2 18.9 30.6 23.9 40.7 32.4 173.4 128.7 16.8 12.2 50.2 41.8 73.4 41.4z"></path></svg></span></a></div></div></div>