Lista de Exercícios sobre Gêneros Textuais para Ensino Médio

01. Gêneros Textuais para Ensino Médio: (Enem–2003) A propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando a criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A propaganda está muitas vezes ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da propaganda são:

o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Adaptação.

Segundo o texto, muitas vezes a propaganda:

A) não permite que minorias imponham ideias à maioria.

B) depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.

C) favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto.

D) está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto.

E) convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender.

 

 

02. Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha — se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona para ser transformado, pois este novo ciclo exige uma “desintoxica- ção”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais — sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.

Revista Cláudia. n. 7. Ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função social específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente.

A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:

a. vender um produto anunciado.

b. informar sobre astronomia.

c. ensinar os cuidados com a saúde.

d. expor a opinião de leitores em um jornal.

e. aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

 

 

03. ENEM

La vie en rose

simulado sobre os gêneros textuais para enem

ITURRUSGARAI. A. La Vie en Rose. Folha de S.Paulo, 11 ago. 2007.

Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual:

a. em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser constatado no primeiro quadrinho.

b. cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do segundo quadrinho: “</DIV> </SPAN> <BR CLEAR = ALL> < BR> <BR> <SCRIPT>”.

c. em que o uso de letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como pode ser percebido no último quadrinho.

d. que possui em seu texto escrito características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho.

e. que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como pode ser percebido no segundo quadrinho.

 

 

04. Gêneros Textuais para Ensino Médio: Sistema COC

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Oração do internauta

Satélite nosso que estais no céu,

acelerado seja o vosso link,

venha a nós o vosso host,

seja feita vossa conexão,

assim em casa como no trabalho.

O download nosso de cada dia nos dai hoje,

perdoai nosso tempo perdido no chat,

assim como nós perdoamos os banners de nossos [provedores.

Não deixeis cair a conexão e livrai-nos do spam.

Amém!

Autor desconhecido

 

A escolha do gênero textual não é completamente espontânea, pois leva em conta um conjunto de parâmetros essenciais: emissor, receptor, finalidade e assunto do texto. A par disso, pode-se afirmar que a principal intenção do texto é:

a. desejar o bom funcionamento da Internet tanto no trabalho como em casa, para que se possa aproveitá-la bem.

b. desenvolver argumentos em defesa da Internet como melhor meio de comunicação da sociedade contemporânea.

c. transmitir conhecimentos técnicos a respeito das possíveis falhas de conexão da Internet, que atrapalham tanto no trabalho como em casa.

d. narrar acontecimentos que demonstram o quanto a Internet atrapalha a vida das pessoas que perdem tempo com chats.

e. explicar como a Internet tornou-se peça fundamental em todos os segmentos sociais.

 

Lista de Exercícios sobre os Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio.

 

05. Gêneros Textuais para Ensino Médio: ENEM

Concordo plenamente com o artigo “Revolucione a sala de aula”. É preciso que valorizemos o ser humano, seja ele estudante, seja professor.

Acredito na importância de aprender a respeitar nossos limites e superá-los, quando possível, o que será mais fácil se pudermos desenvolver a capacidade de relacionamento em sala de aula. Como arquiteta, concordo com a postura de valorização do indivíduo, em qualquer situação: se procurarmos uma relação de respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor.

Tania Bertoluci de Souza, Porto Alegre, RS. Disponível em: <:http://www.kanitz.com.br/veja/cartas.htm>. Acesso em: 2 maio 2009 (com adaptações).

Em uma sociedade letrada como a nossa, são construídos textos diversos para dar conta das necessidades cotidianas de comunicação. Assim, para utilizar-se de algum gênero textual, é preciso que conheçamos os seus elementos. A carta de leitor é um gênero textual que:

a. apresenta sua estrutura por parágrafos, organizado pela tipologia da ordem da injunção (comando) e estilo de linguagem com alto grau de formalidade.

b. se inscreve em uma categoria cujo objetivo é o de descrever os assuntos e temas que circularam nos jornais e revistas do país semanalmente.

c. se organiza por uma estrutura de elementos bastante flexível, em que o locutor encaminha a ampliação dos temas tratados para o veículo de comunicação.

d. se constitui por um estilo caracterizado pelo uso da variedade não padrão da língua e tema construído por fatos políticos.

e. se organiza em torno de um tema, de um estilo e em forma de paragrafação, representando, em conjunto, as ideias e opiniões de locutores que interagem diretamente com o veículo de comunicação.

 

 

06. ENEM

cartaz contra a dengue Ministério da Saúde. Revista Nordeste

BRASIL. Ministério da Saúde. Revista Nordeste, João Pessoa, ano 3, n. 35, maio/]un. 2009.

O texto exemplifica um gênero textual híbrido entre carta e publicidade oficial. Em seu conteúdo, é possível perceber aspectos relacionados a gêneros digitais.

Considerando-se a função social das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação presentes no texto, infere-se que:

a. a utilização do termo download indica restrição de leitura de informações a respeito de formas de combate à dengue.

b. a diversidade dos sistemas de comunicação empregados e mencionados reduz a possibilidade de acesso às informações a respeito do combate à dengue.

c. a utilização do material disponibilizado para download no site www.combatadengue.com.br restringe-se ao receptor da publicidade.

d. a necessidade de atingir públicos distintos se revela por meio da estratégia de disponibilização de informações empregada pelo emissor.

e. a utilização desse gênero textual compreende, no próprio texto, o detalhamento de informações a respeito de formas de combate à dengue.

 

 

07. ENEM

Em Touro indomável, que a cinemateca lança nesta semana nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a dor maior e a violência verdadeira vêm dos demônios de La Motta – que fizeram dele tanto um astro no ringue como um homem fadado à destruição. Dirigida como um senso vertiginoso do destino de seu personagem, essa obra-prima de Martin Scorcese é daqueles filmes que falam à perfeição de seu tema (o boxe) para então transcedê-lo e tratar do que importa: aquilo que faz dos seres humanos apenas isso mesmo, humanos e tremendamente imperfeitos.

Revista Veja. 18 fev., 2009 (adaptado).

Ao escolher este gênero textual, o produtor do texto objetivou:

a. construir uma apreciação irônica do filme.

b. evidenciar argumentos contrários ao filme de Scorsese.

c. elaborar uma narrativa com descrição de tipos literários.

d. apresentar ao leitor um painel da obra e se posicionar criticamente.

e. afirmar que o filme transcende o seu objetivo inicial e, por isso, perde sua qualidade.

 

 

08. Gêneros Textuais para Ensino Médio: ENEM

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.

Disponível em: <http://www.passeiweb.com>. Acesso em: 1o maio 2009.

Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de:

a. fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.

b. representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.

c. explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.

d. questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.

e. apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

 

🔵 >>> Confira nossa lista com todos os exercícios de Língua Portuguesa.

 

Gabarito com as respostas das questões de Língua Portuguesa sobre os Gêneros Textuais para Ensino Médio:

01. D;

02. E;

03. D;

04. A;

05. E;

06. D;

07. D;

08. E

Deixe um comentário