Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre Interpretação de Textos e Gramática para 9° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
As novelas e a educação
Provavelmente não há outro país onde as novelas, esta atração televisiva de presença mundial, tenham caído tanto no gosto popular como no Brasil. Do ponto de vista da influência nos costumes, ouso dizer que esse tipo de programa foi, entre nós, mais benéfico que maléfico. Se analisarmos os efeitos que as novelas já exerceram sobre a visão de mundo do brasileiro médio, concluiremos que hoje somos (até certo ponto, ao menos) um país melhor também graças a elas. Ideias como a da emancipação feminina se disseminaram no Brasil com a ajuda das novelas. Em anos recentes, abordaram outras questões importantes, como o combate ao racismo e respeito aos deficientes físicos. E até a demografia do país parece ter sofrido alguma influência. As famílias nas novelas são, quase sempre, pequenas e foi por meio delas que muita gente teve, pela primeira vez, contato com noções de planejamento familiar. Mas é inescapável reconhecer que também há os efeitos nocivos, em especial sobre os jovens. A contínua irradiação de modismos tolos e a tendência (talvez inerente ao gênero) de exploração nos enredos de algumas das piores fraquezas humanas, como a traição e a ganância, conferem certa razão àqueles que as apontam como algo pouco educativo. O fato é que, com o potencial de influência que têm, as novelas podem ser mais do que mero entretenimento e se tornar instrumentos eficazes de apoio à formação das pessoas. Ao falar em formação, penso no incentivo à agregação familiar, na disseminação de valores, enriquecimento cultural e motivação aos jovens para que estudem, se desenvolvam e empreendam. Nossos autores, tão talentosos, poderiam usar o meio para inserir (ou reforçar) no ideário do país a crença no trabalho duro e honesto como forma de ascensão social e nos benefícios que isso representa para o indivíduo e para a coletividade. Tais programas também poderiam servir para orientar a escolha profissional de rapazes e moças. Para tanto, bastaria que mostrassem, de modo consistente, a realidade das várias ocupações do mundo do trabalho – o que seria de enorme valia para muitos jovens brasileiros. O incentivo a comportamentos éticos e os conteúdos que formam a cultura dos indivíduos não devem ficar restritos aos canais educativos, às escolas ou às famílias. As novelas, forma de arte na qual somos mestres, podem contribuir e muito para elevar os brasileiros a mais altos padrões de princípios morais e cívicos, conhecimento e desenvolvimento pessoal.
Emílio Odebrecht http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1107201006.htm [com adaptações]
Com base na leitura do texto, assinale a única alternativa que completa corretamente as questões abaixo:
Questão 01. No texto, Emílio Odebrecht:
A) defende a ideia de que as novelas devem ir além da mera função de entretenimento.
B) descreve em detalhes o perfil do brasileiro médio e de sua preferência pelas telenovelas.
C) informa a respeito dos efeitos positivos que as telenovelas têm provocado nas decisões políticas do país.
D) divulga resultados de um estudo acerca dos efeitos nocivos das telenovelas sobre o comportamento das famílias brasileiras.
Questão 02. O autor reconhece que, graças às telenovelas:
A) todas as pessoas puderam adotar padrões de comportamento éticos e morais.
B) a divulgação de novos hábitos e modismos estendeu-se a todas as regiões do país.
C) foram implantados mecanismos eficazes de apoio à formação educacional dos jovens brasileiros.
D) temas importantes puderam ser debatidos, tais como o planejamento familiar e a participação da mulher no mercado de trabalho.
Questão 03. Quanto às ideias desenvolvidas no texto, é falso afirmar que:
A) o autor, em “E até a demografia do país parece ter sofrido alguma influência”, enfatiza o crescimento da taxa de natalidade no Brasil.
B) se deduz, do enunciado “esta atração televisiva de presença mundial”, que as novelas também são apreciadas em outros países além do Brasil.
C) o autor, com o enunciado “talvez inerente ao gênero”, pretende lembrar que nos enredos das novelas os vilões, às vezes, fazem mais sucesso do que os mocinhos.
D) há uma crítica ao papel da mídia televisiva em “O incentivo a comportamentos éticos e os conteúdos que formam a cultura dos indivíduos não devem ficar restritos aos canais educativos, às escolas ou às famílias”.
Questão 04 sobre Interpretação de Textos e Gramática para o 9 Ano: No enunciado “Se analisarmos os efeitos que as novelas já exerceram sobre a visão de mundo do brasileiro médio, concluiremos que hoje somos (até certo ponto, ao menos) um país melhor também graças a elas”, a palavra em destaque tem o mesmo sentido de:
A) “inclusive”.
B) “sobretudo”.
C) “especialmente”.
D) “essencialmente”.
Questão 05. Em relação às normas de pontuação, é falso afirmar que as vírgulas:
A) separam uma expressão explicativa em “As famílias nas novelas são, quase sempre, pequenas”.
B) separam um aposto em “onde as novelas, esta atração televisiva de presença mundial, tenham caído tanto no gosto popular como no Brasil”.
C) isolam uma oração subordinada adverbial em “Se analisarmos os efeitos que as novelas já exerceram sobre a visão de mundo do brasileiro médio, concluiremos….
D) sinalizam uma enumeração em “penso no incentivo à agregação familiar, na disseminação de valores, enriquecimento cultural e motivação aos jovens”.
Questão 06. Quanto às regras de ortografia, de acentuação gráfica e do uso da crase, é incorreto afirmar que:
A) a palavra “potencial” tem quatro sílabas.
B) a separação silábica da palavra irradiação é: ir-ra-di-a-ção.
C) as palavras “contínua” e “ganância” são acentuadas pela mesma razão.
D) há um erro no emprego da crase em “o incentivo a comportamentos éticos e os conteúdos que formam a cultura dos indivíduos não devem ficar restritos aos canais educativos, às escolas ou às famílias”.
Questão 07. Há um verbo transitivo direto empregado indevidamente como intransitivo em:
A) “e motivação aos jovens para que estudem, se desenvolvam e empreendam”.
B) “poderiam usar o meio para inserir (ou reforçar) no ideário do país a crença no trabalho duro e honesto”.
C) “Tais programas também poderiam servir para orientar a escolha profissional de rapazes e moças”.
D) “O fato é que, com o potencial de influência que têm, as novelas podem ser mais do que mero entretenimento”.
Questão 08. A passagem “Ao falar em formação, penso no incentivo à agregação familiar, na disseminação de valores” poderia ser reescrita, substituindo-se as palavras destacadas, sem prejuízo de sentido, como se segue:
A) “Ao falar em formação, penso no incentivo à união familiar, na propagação de valores”.
B) “Ao falar em formação, penso no incentivo ao ajuntamento familiar, no declínio de valores”.
C) “Ao falar em formação, penso no incentivo à aglomeração familiar, na dispersão de valores”.
D) “Ao falar em formação, penso no incentivo à acumulação familiar, na vulgarização de valores”.
Questão 09. No que concerne às regras da morfologia, é correto afirmar que em:
A) “não há outro país onde as novelas, esta atração televisiva de presença mundial”, o verbo “haver” indica tempo decorrido.
B) “Se analisarmos os efeitos que as novelas já exerceram sobre a visão de mundo”, o verbo “analisar” está no futuro do subjuntivo.
C) “Ideias como a da emancipação feminina se disseminaram no Brasil”, a palavra “a” é artigo definido.
D) “as novelas podem ser mais do que mero entretenimento e se tornar instrumentos eficazes”, a palavra “mero” é um substantivo abstrato.
Questão 10. Quanto às noções de sintaxe, é verdadeiro afirmar que:
A) há dois objetos indiretos em “penso no incentivo à agregação familiar”.
B) há um vocativo em “Nossos autores, tão talentosos, poderiam usar o meio para inserir”.
C) o verbo da oração “muita gente teve, pela primeira vez, contato com noções de planejamento familiar” é transitivo direto.
D) no enunciado “Em anos recentes, abordaram outras questões importantes, como o combate ao racismo”. O sujeito do verbo abordar é “ideias”.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína