Simulado com Atividades sobre os Verbos – 02

01. Atividades sobre os Verbos: (Agente Polícia Vunesp 2013) Considere o trecho a seguir.
É comum que objetos ___________ esquecidos em locais públicos. Mas muitos transtornos poderiam ser evitados se as pessoas _____________ a atenção voltada para seus pertences, conservando-os junto ao corpo.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
(A) sejam … mantesse

(B) sejam … mantivessem

(C) sejam … mantém

(D) seja … mantivessem

(E) seja … mantêm

 

02. (Escrevente TJ SP Vunesp 2012-adap.) Na frase –… os níveis de pessoas sem emprego estão apresentando quedas sucessivas de 2005 para cá. –, a locução verbal em destaque expressa ação
(A) concluída. (B) atemporal. (C) contínua. (D) hipotética. (E) futura.

 

03. Atividades sobre os Verbos: (Escrevente TJ SP Vunesp 2013-adap.) Sem querer estereotipar, mas já estereotipando: trata-se de um ser cujas interações sociais terminam, 99% das vezes, diante da pergunta “débito ou crédito?”.
Nesse contexto, o verbo estereotipar tem sentido de

(A) considerar ao acaso, sem premeditação.
(B) aceitar uma ideia mesmo sem estar convencido dela.
(C) adotar como referência de qualidade.
(D) julgar de acordo com normas legais.
(E) classificar segundo ideias preconcebidas.

 


04. Atividades sobre os Verbos: (Escrevente TJ SP Vunesp 2013) Assinale a alternativa contendo a frase do texto na qual a expressão verbal destacada exprime possibilidade.
(A) … o cientista Theodor Nelson
sonhava com um sistema capaz de disponibilizar um grande número de obras literárias…
(B) Funcionando como um imenso sistema de informação e arquivamento, o hipertexto
deveria ser um enorme arquivo virtual.
(C) Isso acarreta uma textualidade que
funciona por associação, e não mais por sequências fixas previamente estabelecidas.
(D) Desde o surgimento da ideia de hipertexto, esse conceito
está ligado a uma nova concepção de  textualidade…
(E)
Criou, então, o “Xanadu”, um projeto para disponibilizar toda a literatura do mundo…

 


05. Atividades sobre os Verbos: (POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO ACRE – ALUNO SOLDADO COMBATENTE – FUNCAB/2012) No trecho: “
O crescimento econômico, se associado à ampliação do emprego, PODE melhorar o quadro aqui sumariamente descrito.”, se passarmos o verbo destacado para o futuro do pretérito do indicativo, teremos a forma:
A) puder.
B) poderia.
C) pôde.
D) poderá.
E) pudesse.

 

Atividades sobre Regência Verbal e Nominal.


06. Atividades sobre os Verbos: (Escrevente TJ SP Vunesp 2013) Assinale a alternativa em que todos os verbos estão empregados de acordo com a norma-padrão.
(A) Enviaram o texto, para que o revíssemos antes da impressão definitiva.
(B) Não haverá prova do crime se o réu se manter em silêncio.
(C) Vão pagar horas-extras aos que se disporem a trabalhar no feriado.
(D) Ficarão surpresos quando o verem com a toga…
(E) Se você quer a promoção, é necessário que a requera a seu superior.

 


07. (Papiloscopista Policial Vunesp 2013-adap.) Assinale a alternativa que substitui, corretamente e sem alterar o sentido da frase, a expressão destacada em –
se a criança se perder, quem encontrá-la verá na pulseira instruções para que envie uma mensagem eletrônica ao grupo ou acione o código na internet.
(A) Caso a criança se havia perdido…
(B) Caso a criança perdeu…
(C) Caso a criança se perca…
(D) Caso a criança estivera perdida…
(E) Caso a criança se perda…

 


08. Atividades sobre os Verbos: (Agente de Apoio Operacional – VUNESP – 2013-adap.). Assinale a alternativa em que o verbo destacado está no tempo futuro.
A) Os consumidores
são assediados pelo marketing …
B) … somente eles podem decidir se
irão ou não comprar.
C) É como se
abrissem em nós uma “caixa de necessidades”…
D) … de onde
vem o produto…?
E) Uma pesquisa
mostrou que 55,4% das pessoas…

 

 

09. (Papiloscopista Policial – VUNESP – 2013). Assinale a alternativa em que a concordância das formas verbais destacadas se dá em conformidade com a norma-padrão da língua.
(A)
Chegou, para ajudar a família, vários amigos e vizinhos.
(B)
Haviam várias hipóteses acerca do que poderia ter acontecido com a criança.
(C)
Fazia horas que a criança tinha saído e os pais já estavam preocupados.
(D)
era duas horas da tarde, quando a criança foi encontrada.
(E)
existia várias maneiras de voltar para casa, mas a criança se perdeu mesmo assim.

 


10. Atividades sobre os Verbos: (Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária – VUNESP – 2013- adap.). Leia as frases a seguir.
I. Havia onze pessoas jogando pedras e pedaços de madeira no animal.
II. Existiam muitos ferimentos no boi.
III. Havia muita gente assustando o boi numa avenida movimentada.
Substituindo-se o verbo Haver pelo verbo Existir e este pelo verbo Haver, nas frases, têm-se, respectivamente:
A) Existia – Haviam – Existiam
B) Existiam – Havia – Existiam
C) Existiam – Haviam – Existiam
D) Existiam – Havia – Existia
E) Existia – Havia – Existia

 

🔵 >>> Confira nossa lista com todos os exercícios de Português.


Gabarito com do simulado com as respostas das Atividades sobre os Verbos: 


01. B; 02. C; 03. E; 04. B; 05. B; 06. A; 07. C; 08. B; 09. C; 10. D

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.