Questão 01 sobre Álcoois e Éteres Exercícios: (UFPA–2006) O geraniol, uma substância obtida do óleo de rosas, é um álcool primário que apresenta dois carbonos terciários em sua estrutura química. A seguir, estão representadas as estruturas químicas de substâncias responsáveis por odores característicos.
Das estruturas anteriormente apresentadas, podemos concluir que o geraniol está representado pela estrutura química
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E) V.
Questão 02. Com relação aos álcoois, é INCORRETO afirmar que,
A) no álcool secundário, a hidroxila (—OH) está ligada a um carbono secundário.
B) em um álcool aromático, a hidroxila está ligada diretamente ao anel aromático.
C) o ponto de ebulição dos álcoois é geralmente mais elevado do que o ponto de ebulição dos éteres correspondentes, em virtude da formação de ligações de hidrogênio.
D) o álcool etílico é obtido, em larga escala, por processos de fermentação de açúcares.
E) pela nomenclatura usual, o álcool
é denominado trimetil carbinol.
Questão 03. (UEBA) Os principais combustíveis usados atualmente pelo ser humano são obtidos através da destilação fracionada do petróleo. Assinale a alternativa que mostra um combustível de uso muito comum no Brasil, que NÃO é obtido a partir do petróleo.
Questão 04 sobre Álcoois e Éteres Exercícios: (Enem) Poucos resistem aos apelos de retardar o envelhecimento ou aumentar a energia do organismo. Atualmente, uma alimentação saudável e a utilização de complementos alimentares vitamínicos estão em moda.
Alguns alimentos como as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite e no óleo de amendoim são recomendáveis porque resistem bem à oxidação. Os alimentos que contêm antioxidantes, porém, são indispensáveis. Eles inibem a formação dos radicais livres – as substâncias resultantes das reações de oxidação no nosso organismo. Entre os antioxidantes, destacam-se a vitamina C (ácido ascórbico), presente em frutas e legumes; o betacaroteno, contido na cenoura, na abóbora e nas verduras de folhas verdes; a vitamina E, que se encontra no gérmen de trigo e nos óleos vegetais; o selênio dos peixes e mariscos; e os bioflavonoides do vinho tinto, do chá e do café.
VEJA NA SALA DE AULA, Guia do Professor, ano 3 (Adaptação).
Com relação à vitamina C, é correto afirmar que:
A) é um fenol heterocíclico.
B) é um diol insaturado.
C) possui os grupos funcionais de álcoois e éteres.
D) é um radical livre.
E) é um diol vicinal.
Questão 05. (UFMT) A creolina, usada como desinfetante, consiste na mistura dos três compostos isômeros a seguir, neutralizada por NaOH.
O nome oficial do composto II (segundo a IUPAC) e a respectiva função química são:
A) 1-metil-3-hidroxibenzeno – álcool.
B) m-metil-hidróxido de benzila – álcool.
C) o-metilfenol – fenol.
D) 1-hidróxi-3-metilbenzeno – fenol.
E) p-hidroxitolueno – fenol.
Questão 06 sobre Álcoois e Éteres Exercícios: (UFRGS) O ortocresol, presente na creolina, resulta da substituição de um átomo de hidrogênio do hidroxibenzeno por um radical metila. A fórmula molecular do ortocresol é:
A) C7H8O.
B) C7H9O.
C) C6H7O.
D) C6H8O.
E) C6H9O.
Questão 07. (Enem–2010) A curcumina, substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da curcuma ou açafrão-da-índia (Curcuma longa), aparentemente, pode ajudar a combater vários tipos de câncer, o mal de Parkinson e o de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento. Usada há quatro milênios por algumas culturas orientais, apenas nos últimos anos passou a ser investigada pela ciência ocidental.
ANTUNES, M. G. L. Neurotoxicidade induzida pelo quimioterápico cisplatina: possíveis efeitos citoprotetores dos antioxidantes da dieta curcumina e coenzima Q10. Pesquisa FAPESP. São Paulo, no 168, fev. 2010 (Adaptação).
Na estrutura da curcumina, identificam-se grupos característicos das funções
A) éter e álcool.
B) éter e fenol.
C) éster e fenol.
D) aldeído e enol.
E) aldeído e éster.
Questão 08 sobre Álcoois e Éteres Exercícios: (Mackenzie-SP) Compostos que apresentam pelo menos um grupo hidroxila ligado diretamente a átomo de carbono saturado ou são álcoois ou têm o grupo funcional dos álcoois. A única fórmula que NÃO se encaixa na informação é:
Questão 09. (UERJ) Um acidente com um trem, em junho de 2003, acarretou o despejo de metanol e de 2-metil-2-propanol no rio que abastece a cidade de Uberaba.
As fórmulas estruturais dos compostos mencionados estão representadas, respectivamente, em:
Questão 10. (Enem–2010) Os pesticidas modernos são divididos em várias classes, entre as quais se destacam os organofosforados, materiais que apresentam efeito tóxico agudo para os seres humanos. Esses pesticidas contêm um átomo central de fósforo ao qual estão ligados outros átomos ou grupo de átomos, como oxigênio, enxofre, grupos metoxi ou etoxi, ou um radical orgânico de cadeia longa. Os organofosforados são divididos em três subclasses: Tipo A, na qual o enxofre não se incorpora na molécula; Tipo B, na qual o oxigênio, que faz dupla ligação com fósforo, é substituído pelo enxofre; e Tipo C, no qual dois oxigênios são substituídos por enxofre.
BAIRD, C. Química Ambiental. Bookman, 2005.
Um exemplo de pesticida organofosforado Tipo B, que apresenta grupo etoxi em sua fórmula estrutural, está representado em:
Questão 11 sobre Álcoois e Éteres Exercícios: (Mackenzie-SP–2006) O isopropanol, que tem fórmula estrutural
pode ser usado para limpar CDs e teclados de computadores. Esse composto é:
A) conhecido no comércio pelo nome de formol.
B) o 2-propanol.
C) um álcool insaturado.
D) um álcool com cadeia carbônica ramificada.
E) isômero de função do 1-propanol.
>>> Confira nossa lista com todos os exercícios de química.
Gabarito com as respostas do simulado de Química sobre Álcoois e Éteres Exercícios:
Resposta do exercício 01. C;
Resposta do exercício 02. B;
Resposta do exercício 03. B;
Resposta do exercício 04. E;
Resposta do exercício 05. D;
Resposta do exercício 06. A;
Resposta do exercício 07. B;
Resposta do exercício 08. B;
Resposta do exercício 09. A;
Resposta do exercício 10. E;
Resposta do exercício 11. B.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína