Atrações Intermoleculares e Propriedades das Substâncias Exercícios

1) Atrações Intermoleculares: (Enem 2015) Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem. A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a):

a) baixa polaridade.

b) baixa massa molecular.

c) ocorrência de halogênios.

d) tamanho pequeno das moléculas.

e) presença de hidroxilas nas cadeias.

 

 

2) (Enem/2013) As fraldas descartáveis que contêm o polímero poliacrilato de sódio (1) são mais eficientes na retenção de água que as fraldas de pano convencionais, constituídas de fibras de celulose (2).

CURI, D. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 23, maio 2006 (adaptado).

A maior eficiência dessas fraldas descartáveis, em relação às de pano, deve-se às:

a) interações dipolo-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e a água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água.

b) interações íon-íon mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água.

c) ligações de hidrogênio mais fortes entre o poliacrilato e a água, em relação às interações íon-dipolo entre a celulose e as moléculas de água.

d) ligações de hidrogênio mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às interações dipolo induzido-dipolo induzido entre a celulose e as moléculas de água.

e) interações íon-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água.

 

 

3) Atrações Intermoleculares: (Fuvest 2016) A estrutura do DNA é formada por duas cadeias contendo açúcares e fosfatos, as quais se ligam por meio das chamadas bases nitrogenadas, formando a dupla hélice. As bases timina, adenina, citosina e guanina, que formam o DNA, interagem por ligações de hidrogênio, duas a duas em uma ordem determinada. Assim, a timina, de uma das cadeias, interage com a adenina, presente na outra cadeia, e a citosina, de uma cadeia, interage com a guanina da outra cadeia. Considere as seguintes bases nitrogenadas:

As interações por ligação de hidrogênio entre adenina e timina e entre guanina e citosina, que existem no DNA, estão representadas corretamente em:

 

 

4) (UEL) A questão adiante está relacionada com a crença de que o açúcar (sacarose) adicionado ao tanque de um automóvel pode danificar o seu motor. Tal crença pressupõe que o açúcar seja dissolvido na gasolina e que a mistura resultante seja conduzida até o motor.

A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, dos quais o octano pode ser tomado como representante. Sua estrutura, bem como a da sacarose, é mostrada a seguir.

Dados: massa molar da sacarose = 342 g/mol

densidade da sacarose = 1,59 g cm-3; densidade da gasolina < 0,7 g cm-3

solubilidade da sacarose = 203,9 g em 100 g de água a 20oC

 

Sobre as estruturas apresentadas, qual das afirmações é INCORRETA?

a) A molécula de n-octano é apolar.

b) Entre moléculas de açúcar podem ocorrer ligações de hidrogênio.

c) As forças intermoleculares no n-octano são mais fracas que as que ocorrem entre as moléculas de açúcar.

d) Ocorrem ligações de hidrogênio entre as moléculas de n-octano e as de açúcar.

e) As forças intermoleculares no n-octano são denominadas dipolo induzido-dipolo induzido.

 

 

5) Atrações Intermoleculares: (UFRN) Observe a tabela a seguir:

Com base nos dados da tabela, assinale a opção em que os tipos de interação entre moléculas semelhantes substituem I, II e III, RESPECTIVAMENTE:

a) dipolo induzido – pontes de hidrogênio – dipolo permanente.

b) dipolo permanente – dipolo induzido – pontes de hidrogênio.

c) pontes de hidrogênio – dipolo induzido – dipolo permanente.

d) dipolo induzido – dipolo permanente – pontes de hidrogênio.

 

Química e as Propriedades Coligativas Atividades.

 

6) Atrações Intermoleculares: (Ufrgs 2014) Cinco substâncias foram analisadas, e os resultados são mostrados no quadro a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta uma correta correspondência entre a substância analisada e as propriedades determinadas.

 

 

7) (PUC) Para responder à questão, numere a Coluna B, que contém algumas fórmulas de substâncias químicas, de acordo com a Coluna A, na qual estão relacionados tipos de atrações intermoleculares.

 

Coluna A

1 – pontes de hidrogênio

2 – dipolo induzido-dipolo induzido

3 – dipolo-dipolo

 

Coluna B

( ) HF

( ) Cl2

( ) CO2

( ) NH3

( ) HCl

A numeração correta da Coluna B, de cima para baixo, é

a) 1 – 3 – 3 – 2 – 1

b) 2 – 1 – 1 – 3 – 2

c) 1 – 2 – 2 – 1 – 3

d) 3 – 1 – 1 – 2 – 3

e) 3 – 2 – 3 – 1 – 1

 

 

8) Atrações Intermoleculares: (PUC-RS) Quando uma célula produz uma proteína, a cadeia de polipeptídio dobra-se espontaneamente para assumir certa forma. Um dos dobramentos dessa cadeia polipeptídica envolve várias forças de interação entre várias cadeias laterais de aminoácidos, conforme exemplificado no esquema a seguir.

Os tipos de forças de interação que ocorrem em (I) e (II) são, respectivamente:

a) dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio.

b) ligação de hidrogênio e dipolo-dipolo.

c) dipolo induzido-dipolo induzido e ligação de hidrogênio.

d) dipolo induzido-dipolo induzido e dipolo-dipolo.

e) dipolo induzido-dipolo e dipolo-dipolo.

 

 

9) (Fgv 2014) Armas químicas são baseadas na toxicidade de substâncias, capazes de matar ou causar danos a pessoas e ao meio ambiente. Elas têm sido utilizadas em grandes conflitos e guerras, como o ocorrido em 2013 na Síria, quando a ação do sarin causou a morte de centenas de civis.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_qu%C3%ADmica e http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Armas_qu%C3%ADmicas. Adaptado)

 

Entre água e benzeno, o solvente mais adequado para a solubilização do sarin e a principal força intermolecular encontrada entre as moléculas do sarin no estado líquido são, respectivamente:

a) água e dispersão de London.

b) água e interação dipolo-dipolo.

c) água e ligação de hidrogênio.

d) benzeno e interação dipolo-dipolo.

e) benzeno e ligação de hidrogênio.

 

 

10) Atrações Intermoleculares: (Unesp) Pode-se verificar que uma massa de água ocupa maior volume no estado sólido (gelo) do que no estado líquido. Isto pode ser explicado pela natureza dipolar das ligações entre os átomos de hidrogênio e oxigênio, pela geometria da molécula de água e pela rigidez dos cristais. As interações entre as moléculas de água são denominadas:

a) forças de Van der Waals.

b) forças de dipolo induzido.

c) forças de dipolo permanente.

d) pontes de hidrogênio.

e) ligações covalentes.

 

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de Química.

 

Gabarito com as respostas das questões de química sobre Atrações Intermoleculares:

1) a

Pesticidas organoclorados podem difundir-se nos tecidos lipídicos dos peixes. Concluí-se que estes pesticidas são lipofílicos, ou seja, são atraídos por compostos apolares, logo apresentam baixa polaridade.

 

2) e

A maior eficiência dessas fraldas descartáveis, em relação às de pano, deve-se às interações íon-dipolo que são mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, do que em relação às ligações de hidrogênio entre as hidroxilas da celulose e as moléculas de água.

 

3) c;

4) d;

5) d;

6) e;

7) c;

8) c;

9) b;

10) d

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário