Questão 01 sobre Fenômenos Físicos Químicos: (Efei SP/2005). Quando uma substância muda de tamanho, forma, aparência ou volume, sem alterar sua composição, temos um fenômeno:
a) Físico.
b) Químico.
c) Nuclear.
d) Todas as alternativas acima estão corretas.
Questão 02. (Unesp SP/2004/Conh. Gerais)
Ao se adicionar sódio metálico em água, ocorre reação deste com a água, com liberação de gás hidrogênio (H2), conforme representada pela equação:
Na0 (s) + H2O (l) ® NaOH (aq) + 1/2H2 (g)
O fenômeno descrito pode ser classificado como:
a) físico, porque ocorre a dissolução do sódio metálico.
b) químico, porque ocorre a formação de íons Na+ em solução e desprendimento de gás hidrogênio.
c) físico, porque evaporando-se a água, pode-se recuperar o sódio metálico.
d) físico e químico, porque alterou a estrutura do sódio metálico e produziu hidrogênio a partir da água líquida.
e) físico, porque não alterou as propriedades físicas do sódio metálico.
Questão 03. (Unicamp SP/1993). Leia a frase seguinte e transforme-a em uma equação química (balanceada), utilizando símbolos e fórmulas: “uma molécula de nitrogênio gasoso, contendo dois átomos de nitrogênio por molécula, reage com três moléculas de hidrogênio diatômico, gasoso, produzindo duas moléculas de amônia gasosa, a qual é formada por três átomos de hidrogênio e um de nitrogênio”.
Questão 04 sobre Fenômenos Físicos Químicos: (Ufg GO/1992/1ªFase) São características das reações químicas:
01. formarem novo(s) material(is) ou substância(s);
02. serem reconhecidas pelas diferenças entre propriedades físicas dos reagentes e produtos;
04. ocorrerem com conservação de massas e segundo proporções fixas entre reagentes e produtos;
08. serem representadas por equações químicas;
16. ocorrerem com rearranjos de átomos;
32. ocorrerem absorvendo ou liberando energia
Questão 05. (Efei SP/2005). Considere um churrasco de fim de semana, numa turma de amigos e amigas, na beira de uma piscina. Dois entusiasmados convivas estão conversando sobre:
I. A melhor técnica para operar a chopeira, de modo a encher um copo de vidro com chope e formar uma boa camada de espuma (colarinho).
II. O gelo derretendo em um copo de uísque “on the rocks”, já devidamente esvaziado.
III. A melhor maneira de acender o carvão na churrasqueira.
IV. O “ponto ideal” para assar a picanha.
Dos assuntos gastronômicos acima, pode-se afirmar que são exemplos de reações químicas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
Questão 06. (Ufpi PI/1990). A seguinte tabela envolve exemplos de processos e suas respectivas transformações. Alguns estão corretos:
PROCESSO TIPO DE TRANSFORMAÇÕES
I. Oxidação do ferro…………………………… Física
II. Ebulição da água…………………………….. Física
III. Combustão do enxofre ao ar…………….. Química
IV. Lapidação do diamante……………………. Química
V. Fusão do chumbo……………………………. Física
Os itens corretos são:
a) I, IV e V
b) II, III e IV
c) II, IV e V
d) III, IV e V
e) II, III e V
Questão 07 sobre Fenômenos Físicos Químicos: (F Oswaldo Cruz SP/1994) Em quais das situações abaixo há transformações de materiais à custa de reações químicas?
I. Uma padaria utiliza forno a lenha para produzir pão.
II. Uma queda d’água move um moinho e este tritura cereais.
III. Um fósforo é utilizado para acender um cigarro.
IV. Um frasco de perfume exala seu cheiro.
V. Um alimento apodrece no chão.
a) I e III
b) III, IV e V
c) I, II, III IV e V
d) I, III e V
e) II e IV
Questão 08. (Uel PR/1994). Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, aquele no qual ocorre uma reação química. Baseado nessa informação, analise a(s) proposição(ões) abaixo e escolha aquela(s) que corresponde(m) a um fenômeno químico.
01. A combustão de álcool ou gasolina nos motores dos automóveis.
02. A precipitação de chuvas.
04. A queima do gás de cozinha.
08. A formação de gelo dentro de um refrigerador.
16. A formação da ferrugem sobre uma peça de ferro deixada ao relento.
32. A respiração animal.
Questão 09. (Ufg GO/2001/2ªFase) Utilizando-se dos conhecimentos da Química, analise as situações cotidianas descritas, a seguir, e responda às proposições.
I. “Um automóvel em movimento”
II. “Uma parede sendo pintada com cal”
III. “Uma pessoa preparando um refresco artificial a partir do pó”
a) Identifique um fenômeno químico ou um fenômeno físico em cada uma das situações.
b) Identifique, em uma das situações, a ocorrência de uma reação química e escreva sua equação.
c) Identifique uma situação em que ocorre um fenômeno reversível e outra em que ocorre um irreversível. Justifique a sua resposta.
Questão 10 sobre Fenômenos Físicos Químicos: (Ufpi PI/1995). Das seguintes transformações, qual representa um fenômeno físico com absorção de calor?
a) Hg(l) ® Hg(g)
b) C(graf) ® C(diamante)
c) Br2(g) ® 2Br(g)
d) H2O2(g)® H2O(l) + 1/2 O2(g)
e) 2O3(g) ® 3O2(g)
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Gabarito com as respostas das questões de química sobre os Fenômenos Físicos Químicos:
01. A
02. B
03. N2(g) + 3H2(g) ®2NH3(g)
04. 01-V; 02-V; 04-V; 08-V; 16-V; 32-V
05. C
06. E
07. D
08. 01-04-16-32
09. a) I-fenômeno físico: considerar apenas o movimento do móvel;
I-fenômeno químico: considerar a combustão que é necessária ao movimento do automóvel por ignição.
II-fenômeno físico: considerar a evaporação da água após a pintura;
II-fenômeno químico: considerar a formação da cal: CaO(s) + H2O(l) ® Ca(OH)2(aq).
III-fenômeno físico: considerar a dissociação molecular do “ pó”;
III-fenômeno químico: considere a ionização do soluto “pó”, caso seja um soluto ionizável.
b) situação I:
I-fenômeno químico: considerar a combustão que é necessária ao movimento do automóvel por ignição.
Combustível: C8H18
Equação de combustão: 1C8H18(l) + 25/2 O2(g) ® 8CO2(g) + 9H2O(l)
c) os fenômenos físicos são considerados “reversíveis” enquanto que os fenômenos químicos são considerados “irreversíveis”, assim, temos:
a evaporação e condensação da água: não ocorre mudança na estrutura da matéria, logo, reversível: H2O(l) D H2O(v)
a combustão da gasolina: provoca mudança na estrutura da matéria, logo, fenômeno irreversível: 1C8H18(l) + 25/2 O2(g) ® 8CO2(g) + 9H2O(l)
10. A
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína