Simulado de Matemática com Exercícios sobre Proporções

01. Exercícios sobre Proporções: (UEL-PR) Sabe-se que a sequência (x, y, z) é inversamente proporcional à sequência
. Se x + y + z = 176, então x – y é igual a:

A)

B)

C) 2z

D) 4z
E) 6z

 

 

02. (PUC-Campinas-SP) Segundo a Lei de Boyle-Mariotte, sabe-se que “a uma temperatura constante, os volumes de uma mesma massa de gás estão na razão inversa das pressões que produzem”. Se, sob a pressão de 5 atmosferas, uma massa de gás ocupa um volume de 0,6 dm3, a expressão que permite calcular a pressão p, em atmosferas, em função do volume v, em dm3, ocupado por essa massa de gás, é:

A) V =

B) V = 3P

C) V =

D) V =

E) V =

 

 

03. (Enem–2009) O Indicador do CadÚnico (ICadÚnico), que compõe o cálculo do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD), é obtido por meio da média aritmética entre a taxa de cobertura qualificada de cadastros (TC) e a taxa de atualização de cadastros (TA), em que atividades de matemática sobre proporções para ensino médio , NV é o número de cadastros domiciliares válidos no perfil do CadÚnico, NF é o número de famílias estimadas como público-alvo do CadÚnico e NA é o número de cadastros domiciliares atualizados no perfil do CadÚnico.
Portaria n° 148, 27 de abr. 2006 (Adaptação).


Suponha que o IcadÚnico de um município específico é 0,6. Porém, dobrando NF o IcadÚnico cairá para 0,5. Se NA + NV = 3 600, então NF é igual a:
A) 10 000
B) 7 500

C) 5 000

D) 4 500
E) 3 000

 

 

04. (Enem–2009) Segundo as regras da Fórmula 1, o peso mínimo do carro, de tanque vazio, com o piloto, é de 605 kg, e a gasolina deve ter densidade entre 725 e 780 gramas por litro. Entre os circuitos nos quais ocorrem competições dessa categoria, o mais longo é Spa-Francorchamps, na Bélgica, cujo traçado tem 7 km de extensão. O consumo médio de um carro da Fórmula 1 é de 75 litros para cada 100 km. Suponha que um piloto de uma equipe específica, que utiliza um tipo de gasolina com densidade de 750 g/L, esteja no circuito de Spa-Francorchamps, parado no box para reabastecimento.
Caso ele pretenda dar mais 16 voltas, ao ser liberado para retornar à pista, seu carro deverá pesar, no mínimo:
A) 617 kg.
B) 668 kg.

C) 680 kg. 

D) 689 kg.

E) 717 kg.

 

 

05. Exercícios sobre Proporções: (UFPE) Uma substância X é composta de três elementos A, B e C, na proporção de 2:3:5 partes de volume. Um litro do elemento A pesa três vezes mais que um litro do elemento C, enquanto um litro do elemento pesa duas vezes mais que um litro do elemento C. Se x é o quociente entre o peso de um litro da substância X e o peso de um litro do elemento C, DETERMINE x.

 

Lista de Questões com Problemas e Equações de Matemática para Ensino Médio.


06. Exercícios sobre Proporções: (Unicamp-SP) Dois navios partiram ao mesmo tempo, de um mesmo porto, em direções perpendiculares e a velocidades constantes. Trinta minutos após a partida, a distância entre os dois navios era de 15 km e, após mais 15 minutos, um dos navios estava 4,5 km mais longe do porto que o outro.
A) Quais as velocidades dos dois navios, em km/h?
B) Qual a distância de cada um dos navios até o porto de saída, 270 minutos após a partida?

 

 

07. (Enem–2010)

A resistência elétrica e as dimensões do condutor
A relação da resistência elétrica com as dimensões do condutor foi estudada por um grupo de cientistas por meio de vários experimentos de eletricidade. Eles verificaram que existe proporcionalidade entre:
• resistência (R) e comprimento (
l), dada a mesma secção transversal (A);
• resistência (R) e área da secção transversal (A), dado o mesmo comprimento (
l) e
• comprimento (
l) e área da secção transversal (A), dada a mesma resistência (R).


Considerando os resistores como fios, pode-se exemplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica utilizando as figuras seguintes.

material do fio condutor

Disponível em: <http://www.efeitojoule.com>. Acesso em: abr. 2010 (Adaptação).


As figuras mostram que as proporcionalidades existentes entre resistência (R) e comprimento (l), resistência (R) e área da secção transversal (A), e entre comprimento (l) e área da secção transversal (A) são, respectivamente:
A) direta, direta e direta.
B) direta, direta e inversa.
C) direta, inversa e direta.
D) inversa, direta e direta.
E) inversa, direta e inversa.

 

 

08. (Unicamp-SP) Retiraram-se x litros de vinho de um barril de 100 litros e adicionaram-se, ao mesmo barril, x litros de água. Da mistura resultante no barril, retiram-se outros x litros e adicionam-se outros x litros de água.

Agora o barril contém 64 litros de vinho e 36 de água. CALCULE o valor de x.

 

 

09. Exercícios sobre Proporções: (Mackenzie-SP) Na figura a seguir, Q é um ponto do gráfico da função y = f(x), com x e y inversamente proporcionais.

gráfico Exercícios sobre Proporções

Se (x, y) = questões matemática sobre proporções para 9 ano é um ponto da curva, então a área do triângulo OPQ é:

A) 160

B) 320

C) 380

D) 400

E) 800

 

🔵 >>> Confira nossa lista completa de exercícios sobre Matemática.

 

Gabarito com as resposta do simulado com Exercícios sobre Proporções:

01. E;

02. A;

03. C;

04. B;

05. x = 1,7;

 

06. A) 24 km/h e 18 km/h

B) 108 km e 81 km;

 

07. C;

08. x = 20;

09. D

Deixe um comentário