Questão 01 sobre Pressão e Volume Parcial: (UFRGS) Se o sistema representado a seguir for mantido a uma temperatura constante e se os três balões possuírem o mesmo volume, após se abrirem as válvulas A e B, a pressão total nos três balões será:
A) 3 atm. B) 4 atm. C) 6 atm. D) 9 atm. E) 12 atm.
Questão 02. (UFPR) Uma mistura gasosa formada por 44 g de CO2 e 6 g de H2 está contida em um recipiente a 27 ºC e pressão de 8,2 atm. Qual é o volume parcial de H2 nessa mistura? Dados: H = 1 u; C = 12 u; O = 16 u
Questão 03 sobre Pressão e Volume Parcial:(FAAP-SP) Em um recipiente indeformável, de capacidade igual a 4 L, são colocados 2 L de H2 medidos a CNTP, juntamente com 3 L de O2 medidos a 27 ºC e 700 mmHg. CALCULE a pressão no interior do recipiente, sabendo que, após a mistura dos gases, a temperatura dele é 17 ºC.
Questão 04. As extremidades A e B de um tubo aberto são fechadas simultaneamente com algodão embebido em NH3 e HCl concentrados, como mostra a figura a seguir.
Depois de certo tempo, forma-se em uma região do interior do tubo uma névoa branca constituída por NH4Cl(s) coloidal, proveniente da reação: NH3(g) + HCl(g) → NH4Cl(s)
Supondo que o tubo tenha 24 cm de comprimento, a névoa branca forma-se, aproximadamente, a que distância da extremidade A? Dados: H = 1 u; N = 14 u; Cl = 35,5 u.
Questão 05 sobre Pressão e Volume Parcial:(FUVEST-SP–2008) A velocidade com que um gás atravessa uma membrana é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua massa molar. Três bexigas idênticas, feitas com membrana permeável a gases, expostas ao ar e inicialmente vazias, foram preenchidas, cada uma, com um gás diferente. Os gases utilizados foram hélio, hidrogênio e metano, não necessariamente nessa ordem. As bexigas foram amarradas, com cordões idênticos, a um suporte. Decorrido algum tempo, observou-se que as bexigas estavam como na figura. Conclui-se que as bexigas A, B e C foram preenchidas, respectivamente, com:
A) hidrogênio, hélio e metano. B) hélio, metano e hidrogênio. C) metano, hidrogênio e hélio. D) hélio, hidrogênio e metano. E) metano, hélio e hidrogênio.
Questão 06. (UEL-PR–2009 / Adaptado) Um cilindro com volume constante igual a 1 L e a 25 ºC contém inicialmente no seu interior 0,2 mol de argônio e 0,8 mol de nitrogênio gasoso (mistura 1). Em um determinado momento foi adicionado no interior do cilindro, a cada 1 minuto até completar 3 minutos, 0,2 mol de acetileno, originando as misturas 1.1, 1.2 e 1.3, respectivamente. Dado: Constante dos gases (R): 0,082 atm.L.mol-1.K-1
Com base no texto e nos conhecimentos sobre gases, considere as afirmativas a seguir: I. A pressão parcial do argônio no cilindro da mistura 1 é maior que a sua pressão parcial na mistura 1.1.
II. A pressão parcial do gás nitrogênio no cilindro da mistura 1.1 é menor que a sua pressão parcial na mistura 1.3.
III. A pressão parcial do gás acetileno no cilindro na mistura 1.3 é três vezes maior que na mistura 1.1.
IV. A pressão total no interior do cilindro após os três minutos da primeira adição do gás acetileno é aproximadamente 39,1 atm.
Assinale a alternativa CORRETA. A) Somente as afirmativas I e II são corretas. B) Somente as afirmativas I e IV são corretas. C) Somente as afirmativas III e IV são corretas. D) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Questão 07 sobre Pressão e Volume Parcial: (UMC-SP) A composição em volume do ar atmosférico é de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de argônio. A massa em grama de argônio (Ar = 40 u) em 224 litros de ar (CNTP) será:
A) 0,082. B) 40. C) 2,24. D) 1. E) 4.
Questão 08. (VUNESP) Qual é a pressão, em atmosferas, exercida por uma mistura de 1,0 g de H2 e 8,0 g de He contida em um balão de aço de 5,0 L a 27 ºC?
Dados: Massas atômicas: H = 1 u; He = 4 u. Constante dos gases: R = 0,0821 L.atm.mol-1.K-1
Questão 09. (EEM-SP) Um recipiente de capacidade igual a 5,8 L e mantido a 27 ºC contém 12,8 g de oxigênio, 8 g de hélio e 14 g de nitrogênio. CALCULE:
Dados: Massas atômicas: He = 4 u; N = 14 u; O = 16 u A) A pressão total (pT) do sistema. B) A pressão parcial (pi) do gás que tem a maior fração molar na mistura.
Questão 10 sobre Pressão e Volume Parcial: (Mackenzie-SP) No interior de um cilindro de êmbolo móvel e de massa desprezível, encontram-se aprisionados 2,0 g de hélio e 0,25 mol de hidrogênio gasosos.
Se a temperatura é de 127 ºC e a capacidade do cilindro, de 10 L, a pressão que deverá ser aplicada ao êmbolo para que este permaneça em equilíbrio estático será: A) 2,46 atm. B) 1,64 atm. C) igual à pressão atmosférica normal. D) 1 520,00 mmHg. E) 1 246,40 mmHg.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína