Questões sobre Química Ambiental:01. (UEM-PR–2007) Sobre os gases CFCs e outros gases que podem destruir a camada de ozônio, assinale a alternativa CORRETA.
A) Os gases CFCs são instáveis e degradam-se com liberação de O3, que atua como filtro da radiação UV-B.
B) O cloro proveniente dos gases CFC ataca e destrói a molécula de ozônio, que é o agente protetor contra as radiações UV.
C) Os gases hálons usados nos sistemas de refrigeração, propulsão e combate a incêndio podem escapar para a troposfera, destruindo o carbono da camada de ozônio.
D) O bromoclorotrifluormetano é um exemplo de gás hálon que contribui para a destruição da camada de ozônio.
E) O buraco da camada de ozônio acentua-se no inverno, quando o cloro preso nas nuvens de gelo sobre o Polo Sul se desprende.
Questão 02. (UNESP–2008) A queima dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo), assim como dos combustíveis renováveis (etanol, por exemplo), produz CO2 que é lançado na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e possível aquecimento global.
Por qual motivo o uso do etanol é preferível ao da gasolina? A) O etanol é solúvel em água.
B) O CO2 produzido na queima dos combustíveis fósseis é mais tóxico do que aquele produzido pela queima do etanol.
C) O CO2 produzido na queima da gasolina contém mais isótopos de carbono-14 do que aquele produzido pela queima do etanol.
D) O CO2 produzido na queima do etanol foi absorvido recentemente da atmosfera.
E) O carbono do etanol é proveniente das águas subterrâneas.
Questão 03. (Unimontes-MG–2007) A atmosfera do planeta Terra é única e sem barreiras que possam reter, em determinado local, os materiais nela lançados. Esses materiais são transformados durante o seu deslocamento até sua absorção por sorvedouros, como mostram as figuras a seguir:
Em relação ao caminho dos materiais lançados na atmosfera, é INCORRETO afirmar que: A) a atmosfera terrestre constitui um ambiente bastante oxidante, devido principalmente à alta concentração de oxigênio.
B) os materiais particulados, dispersos no ar, adsorvem gases e líquidos, assim como gotas de água das nuvens dissolvem gases.
C) a atmosfera é o primeiro receptor da radiação solar que chega ao planeta, e os seres vivos e água são os receptores finais.
D) o tempo de permanência, no planeta, dos materiais transportados independe das interações e de sua absorção por sorvedouros.
Questões sobre Química Ambiental: 04. (UFG–2010) O gráfico a seguir representa uma previsão futura sobre as condições ambientais na Terra.
Com base nessa figura, é possível concluir que, de hoje até os próximos 1 000 anos, a emissão de CO2: A) levará a um aumento do nível do mar.
B) diminuirá, como resultado da estabilização da concentração de CO2.
C) apresentará um máximo como consequência do constante aumento da temperatura na Terra e do nível do mar.
D) se estabilizará juntamente com a temperatura.
E) diminuirá na mesma proporção que aumenta o nível do mar.
Questão 05. (UERJ–2008) As concentrações de alguns gases vêm crescendo na atmosfera em função da atividade humana e poderão acarretar consequências ecológicas graves.
Cada um dos gráficos a seguir mostra, em diferentes escalas, a variação temporal das concentrações dos seguintes gases: carbônico, óxido nitroso, metano e clorofluorcarbonos (CFC).
Em 2000, essas concentrações encontravam-se na seguinte ordem: CO2 > CH4 > N2O > CFC
Os gráficos correspondentes à variação da concentração atmosférica dos dois gases mais importantes, em termos de responsabilidade pelo incremento do aquecimento global, são: A) Y e W. B) Z e X. C) Y e Z. D) X e W.
Questão 06. (Enem–1998) Um dos índices de qualidade do ar diz respeito à concentração de monóxido de carbono (CO), pois esse gás pode causar vários danos à saúde. A tabela a seguir mostra a relação entre a qualidade do ar e a concentração de CO.
Qualidade do ar
Concentração de CO – p.p.m. * (média de 8h)
Inadequada
15 a 30
Péssima
30 a 40
Crítica
acima de 40
*p.p.m. (parte por milhão) = 1 micrograma (10–6 g) de CO por grama de ar
Para analisar os efeitos do CO sobre os seres humanos, dispõe-se dos seguintes dados:
Concentração de CO – p.p.m.
Sintoma em seres humanos
10
nenhum
15
Diminuição da capacidade visual
60
Dores de cabeça
100
Tonturas, fraqueza muscular
270
Inconsciência
800
Morte
Suponha que você tenha lido em um jornal que, na cidade de São Paulo, foi atingido um péssimo nível de qualidade do ar. Uma pessoa que estivesse nessa área poderia: A) não apresentar nenhum sintoma. B) ter sua capacidade visual alterada. C) apresentar fraqueza muscular e tontura. D) ficar inconsciente. E) morrer.
Questões sobre Química Ambiental: 07. (Enem–1999) O gráfico a seguir refere-se às variações das concentrações de poluentes na atmosfera, no decorrer de um dia útil, em um grande centro urbano.
NOVAIS, Vera. Ozônio: aliado ou inimigo. São Paulo: Scipione, 1998. (Adaptação).
As seguintes explicações foram dadas para essas variações: I. A concentração de NO diminui, e a de NO2 aumenta em razão da conversão de NO em NO2.
II. A concentração de monóxido de carbono no ar está ligada à maior ou à menor intensidade de tráfego.
III. Os veículos emitem óxidos de nitrogênio apenas nos horários de pico de tráfego do período da manhã.
IV. Nos horários de maior insolação, parte do ozônio da estratosfera difunde-se para camadas mais baixas da atmosfera.
Dessas explicações, são plausíveis somente: A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) II e IV. E) III e IV.
Questão 08. (Enem–2007) O gráfico a seguir ilustra o resultado de um estudo sobre o aquecimento global. A curva mais escura e contínua representa o resultado de um cálculo em que se considerou a soma de cinco fatores que influenciaram a temperatura média global de 1900 a 1990, conforme mostrado na legenda do gráfico. A contribuição efetiva de cada um desses cinco fatores isoladamente é mostrada na parte inferior do gráfico.
Legenda: (I) Gases estufa (II) Atividade solar (III) Ozônio (IV) Atividade vulcânica (V) Aerossóis Disponível em: <solar-center.stanford.edu>.
Os dados apresentados revelam que, de 1960 a 1990, contribuíram de forma efetiva e positiva para aumentar a temperatura atmosférica: A) aerossóis, atividade solar e atividade vulcânica. B) atividade vulcânica, ozônio e gases estufa. C) aerossóis, atividade solar e gases estufa. D) aerossóis, atividade vulcânica e ozônio. E) atividade solar, gases estufa e ozônio.
Questão 09. (Enem–2009) A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos de pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. In: A. G. Moreira; S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (Adaptação).
Considerando-se o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é: A) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
B) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
C) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
D) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
E) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
Questões sobre Química Ambiental: 10. Modelo Enem. Alguns campos de pré-sal descobertos recentemente pela Petrobras possuem considerável quantidade de dióxido de carbono (CO2), um dos gases causadores do efeito estufa que mais contribui para as mudanças climáticas. Por essa razão, a estatal brasileira tem concentrado pesquisas nessas áreas com o objetivo de “sequestrar”, transportar, processar e armazenar o gás carbônico encontrado junto ao petróleo das camadas exploradas.
A Petrobras já testa o sistema de reinjeção de CO2 em campos de petróleo desde 1988, quando aplicou tal processo no Recôncavo Baiano. Esse processo funciona da seguinte forma: o gás é separado do petróleo e, posteriormente, é reinjetado no próprio reservatório de onde foi originalmente extraído, através de poços perfurados. Essa tecnologia está em fase de testes nos campos petrolíferos de Tupi, na bacia de Santos, onde 12% do CO2 da camada pré-sal encontram-se concentrados. Disponível em: http://www.aquiacontece.com.br/index. php?pag=meio_ambiente&cod=250. Acesso em: 08 set. 2010. (Adaptação).
A tecnologia de reinjeção de gás carbônico nos próprios reservatórios de onde o petróleo foi extraído é um processo: A) questionável, pois apresenta um risco de vazamento de CO2, o que traria consequências catastróficas.
B) ecologicamente incorreto, já que diminui a quantidade de gás carbônico gerado por ações antropogênicas.
C) economicamente viável, pois os custos para a separação do CO2 do petróleo são baixos, já que não envolvem reações químicas.
D) tecnicamente simples, porque as altas pressões no fundo do mar impedem o escape de gases para a superfície.
E) viável para todas os postos de petróleo perfurados, já que eles apresentam uniforme concentração de CO2.
Questão 11. (UEG–2010) A figura a seguir mostra a quantidade percentual dos principais poluentes atmosféricos em áreas metropolitanas brasileiras.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das populações: genética, evolução e ecologia. v. 3. São Paulo: Moderna, 1994. p. 465.
Sobre essa temática, é CORRETO afirmar: A) As principais fontes geradoras da poluição atmosférica por óxidos de enxofre e nitrogênio são as incinerações de lixo doméstico, as queimadas de florestas e a queima de combustíveis fósseis.
B) O percentual maior de monóxido de carbono comparado aos demais poluentes justifica-se pelo maior número de fontes emissoras representadas por veículos motorizados e processos industriais.
C) A presença de partículas suspensas no ar, mesmo que em percentual menor que os demais poluentes, pode causar diversas doenças pulmonares, tais como fibrose e enfisemas.
D) A presença de hidrocarbonetos provenientes da queima industrial na atmosfera favorece a formação de chuvas ácidas, provocando a destruição de complexos vegetacionais.
Questões sobre Química Ambiental: 12. (UESC-BA–2009) Salvador, embora seja uma cidade litorânea, é detentora da má qualidade de ar, o que a coloca entre as capitais mais poluídas do país.
É visível, a determinada hora do dia, a auréola de coloração castanha, atribuída, em parte, à presença de NO2(g), proveniente dos escapamentos de automóveis, e a fumaça escura e densa, rica em fuligem, oriunda dos veículos pesados, como ônibus, caminhões e caçambas movidos a óleo diesel. Além desses gases poluentes, estão presentes no ar o dióxido de enxofre, SO2(g), o monóxido de nitrogênio, NO(g), e o de carbono, CO(g), provenientes de indústrias e do escapamento de veículos pesados.
Sobre as causas da poluição atmosférica de Salvador, é CORRETO afirmar: A) O NO2(g) e o SO2(g) são responsáveis pelo aumento do pH da chuva que cai sobre a cidade. B) O NO2(g) contribui para a formação de amônia, um gás irritante aos olhos, ao ser oxidado na presença de oxigênio do ar.
C) A fumaça escura e densa é decorrente do escapamento de motores desregulados que queimam óleo diesel na presença insuficiente de oxigênio.
D) A fuligem é um material sólido, disperso no ar e, quando inalada, deposita-se nos pulmões e provoca a liberação de SO2(g), ao reagir com o oxigênio da respiração.
E) Os óxidos NO(g) e CO(g) provocam impacto sobre materiais de construção, a exemplo da argamassa, dos mármores e do ferro, que são desgastados sob ação da acidez desses compostos, ao reagirem com água.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína