Ecossistemas Brasileiros Exercícios Resolvidos

01. Ecossistemas Brasileiros: (UFMG–2009) O debate sobre o aumento das taxas de desmatamento na Amazônia, no final de 2007, foi ocasião propícia para um ataque inédito de alguns interesses do setor agroindustrial, atuando no Brasil central e na Amazônia ao INPE, uma das instituições-chave do sistema brasileiro de ciência e tecnologia […] Não é inocente, nesse contexto, um doloso desconhecimento: ignorar que a ciência (aqui e em toda parte) avança por meio de acertos e erros. Pretender fazer de diferenças metodológicas, sobre como detectar desmatamento e degradação a partir do espaço, o argumento para deslegitimar nossa ciência pode ser um ato mais que destrutivo ao futuro do Brasil. O nó da questão é o falso dilema entre conservação e desenvolvimento. Falso, porque trata a conservação como sinônimo de  preservação intocável e identifica o desenvolvimento om produção destrutiva, respaldado num histórico de agropecuária causadora de gigantesco passivo ambiental  na Amazônia. Falso, pois não admite a existência de diversos modos de modernidade e caminhos alternativos de desenvolvimento e pretende fazer da verdade complexa dessa questão pouco mais que uma caricatura simplista.
BECKER, Bertha; NOBRE, Carlos A.; BARTHOLO, Roberto. Uma via para a Amazônia. Folha de S. Paulo. 27 abr. 2008. p. A3 (Adaptação).

A partir da leitura e interpretação desse trecho, é INCORRETO afirmar que:
A) a “caricatura simplista” mencionada se refere à postura comum de reduzir-se o assunto Amazônia a uma só via, o conservadorismo ou o desenvolvimentismo.
B) a notícia do aumento da taxa de desmatamento na Amazônia, que incomodou diferentes setores da sociedade, motivou várias críticas a um importante órgão de pesquisa brasileiro.
C) os autores consideram inaceitável criticar-se a possibilidade de a ciência brasileira cometer erros relativos à detecção e ao monitoramento do desmatamento.
D) uma postura radical do lado conservacionista e a tradição brasileira de uso irracional dos recursos ambientais dificultam o debate sobre a Amazônia.

 


02. Ecossistemas Brasileiros: (UFRRJ–2010) Leia a seguir os dados divulgados referentes a um estudo sobre a Mata Atlântica.
Estudo divulgado no dia 26 de maio de 2009 mostra que, entre 2005 e 2008, em dez estados brasileiros avaliados, foi desmatada uma área de Mata Atlântica equivalente a cerca de dois terços do tamanho da cidade de São Paulo. Segundo o estudo, 1 029,38 km² de mata foram desmatados no período considerado. As informações foram levantadas pela Fundação SOS Mata Atlântica em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). […]
O município de Jequitinhonha (MG) é o primeiro da lista dos que mais perderam Mata Atlântica no período. Foram 24,59 km² de desmatamento.
Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Brasil>. Acesso em: 10 jun. 2009 (Adaptação).

Com base nos estudos de Geografia do Brasil, marque a alternativa CORRETA:
A) A Mata Atlântica é uma zona de transição vegetativa e climática entre o Complexo do Pantanal e a vegetação litorânea; seu potencial para exploração econômica é muito amplo e variado: vegetais (guaraná, babaçu) e minerais (bauxita, cobre).
B) As áreas de ocorrência de Mata Atlântica, em Minas Gerais, são dizimadas em função do acelerado processo de urbanização, que provoca modificações climáticas, promovendo, assim, a conversão de áreas originais de floresta em áreas de cerrado.
C) As florestas tropicais úmidas estão nas áreas mais pobres do mundo, e a população, que vive nessas florestas e no seu entorno, beneficia-se da coleta, da caça e da pesca e, assim, degrada e destrói os recursos florestais naturais.
D) No município de Jequitinhonha, a destruição da Mata Atlântica é explicada pela extração de carvão para a siderurgia, já que, no início do século XXI, a maior demanda da indústria mineira de energia por fonte é a lenha e derivados.
E) Os estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão participaram do estudo anteriormente citado porque a madeira que extraem das áreas de ocorrência de Mata Atlântica, em seus limites territoriais, é o seu principal produto de exportação.

 


03. Ecossistemas Brasileiros: (UEPG-PR–2008) A respeito da diversidade de matas que a Floresta Amazônica reúne, assinale o que for CORRETO.
01. A mata de igapó aparece nas regiões de solo permanentemente inundado.
02. A mata de várzea localiza-se sobre terrenos periodicamente alagados.
04. A mata de terra firme localiza-se em pequenas extensões da Bacia Amazônica, ocupando apenas 5% da sua área total.
08. A Caatinga arbustiva densa, formada por bosques densos com árvores isoladas, ocupa a maior área da região central da Floresta Amazônica.
Soma ( )

 

 

04. Ecossistemas Brasileiros: (UFMG) O Brasil é revestido por formações florestais diferenciadas sob vários aspectos. Considerando-se as formações florestais brasileiras, é INCORRETO afirmar que:
A) as diferenças de densidade, estrutura, fisionomia e composição florística apresentadas por essas florestas são devidas à diversidade dos climas e dos solos e a mudanças ambientais no tempo geológico.
B) as florestas galerias, ou ciliares, são formações arbóreas naturais, alongadas e estreitas, circunscritas a vales ou margens de rios e típicas dos domínios de cerrados e campos.
C) as florestas subtropicais do Planalto Meridional são equivalentes ecológicos das florestas de coníferas encontradas nas latitudes extratropicais do Hemisfério Norte, nas zonas temperadas.
D) as formações florestais do Brasil Central, diferentemente das de grande parte da Amazônia, têm ritmo sazonal marcado pela alternância de estações seca e chuvosa.

 


05. Ecossistemas Brasileiros: (UFPE) O Brasil é um país muito rico em biomas. Existem no território brasileiro pelo menos cinco tipos de florestas, reunidos em dois grupos: o das florestas ombrófilas e o das florestas estacionais. As florestas estacionais são aquelas que:
A) se localizam em solos hidromórficos ou litólicos e não se prestam ao extrativismo vegetal.
B) apresentam árvores que perdem parcialmente ou quase totalmente as folhas na estação seca.
C) se localizam em áreas de elevada umidade, sem estação seca.
D) surgem apenas em áreas de clima subtropical.
E) apresentam árvores, as quais mantêm as folhas em todas as estações do ano.

 

Biomas Terrestres Exercícios com Gabarito.

 

06. Ecossistemas Brasileiros: (Unimontes-MG–2008) Observe a figura:

A figura representa:
A) a araucária, palmeira que ocorre na região Sul do Brasil, já em avançado estágio de degradação.
B) a Mata Atlântica, com seus buritizeiros, cujos frutos são aproveitados comercialmente na produção de doces.
C) a vegetação pantaneira, parcialmente destruída para a formação de pastagens destinadas à criação de bovinos.
D) a carnaúba, espécie típica da Mata de Cocais, que se localiza na faixa de transição entre o sertão nordestino e a floresta Amazônica.

 


07. Ecossistemas Brasileiros: (UEL-PR–2010) Leia o texto e analise a tabela a seguir:
O desmatamento das florestas brasileiras, em especial da Amazônia, é motivo de preocupação entre os ambientalistas mundiais, não só pela área envolvida como pela biodiversidade local. Entretanto, é na Mata Atlântica que a devastação demonstrou sua maior eficiência, pois dos 1,1 milhão de km2 que percorriam o litoral brasileiro de norte a sul, restam hoje apenas 7%.
A derrubada da cobertura vegetal nativa, representada pela Mata Atlântica, causou a quebra do equilíbrio natural, constituindo o primeiro passo no desencadeamento dos processos erosivos.
[…] O quadro erosivo atual é responsável não só pela perda de volumes de solo e de sua fertilidade, vitais para as áreas agrícolas […] mas também pelo assoreamento de rios, reservatórios e barragens, pelo aumento do risco de enchentes e comprometimento dos mananciais.
GUERRA; BOTELHO. A erosão dos Solos. In.: Geomorfologia do Brasil, p. 203.

 

Perfil por estado (em hectares)

estadosMata
Atlântica
Área em
1990
Mata
Atlântica
Área em
1995
Desmatamento
Área
%
ES 409 741 387 313 22 428 5,47
GO 7 119 6 471 848 9,10
MS 43 752 39 555 4 197 9,59
MG 1 214 059 1 125 108 89 951 7,32
PR 1 815 137 1 730 528 84 609 4,66
RJ 1 069 230 928 858 140 372 13,13
RS 535 255 508 482 28 793 5,38
SC 1 729 160 1 666 241 62 919 3,64
SP 1 858 959 1 791 559 67 400 3,62
Totais 8 882 412 8 182 095 500 317 5,76

Disponível em: <http://www.institutoaqualung.com.br/info_desmatamento28.html>

Sobre a Mata Atlântica, é correto afirmar:
A) A Mata Atlântica é um bioma específico do litoral brasileiro cobrindo vastas áreas. A maior concentração está no Vale do Jequitinhonha. Infelizmente existem poucas unidades de conservação da Mata Atlântica no Brasil.
B) A Mata Atlântica é um bioma com vários ecossistemas, com presença desde mangue até floresta tropical. Significa dizer que a floresta não é apenas a que se vê perto do litoral, mas uma junção de ecossistemas com características comuns e com processos ecológicos que se interligam.
C) As principais características da Mata Atlântica são: presença de árvores de pequeno e médio porte formando uma floresta rasa que se estende por toda a costa brasileira, com biodiversidade relativa, porém com acentuada presença de diversas espécies animais. Pelo tamanho das árvores, há pouca ocorrência de microclima na mata.
D) A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em todo a região litorânea brasileira, sendo considerada uma das mais importantes florestas equatoriais do mundo, com rica diversidade de fauna e flora.
E) As características comuns do bioma Mata Atlântica seriam, além da ocorrência geográfica descontínua,  os limites extremos nas principais regiões serranas do território nacional e as formações florestais que se aproximam de vegetações arbóreas do cerrado, caatinga ou campos.

 


08. Ecossistemas Brasileiros: (UFMG) Todas as afirmativas relacionadas à Amazônia brasileira estão corretas, EXCETO:
A) A Amazônia constitui um espaço econômico, social e político pouco estruturado e potencialmente gerador de novas oportunidades.
B) A diversidade biológica ímpar da região lhe confere, atualmente, grande valor tendo em vista o desenvolvimento de biotecnologias.
C) A região apresenta focos de modernidade, exemplificados pela presença de uma zona franca de comércio e de grandes projetos de mineração.
D) As disputas pela posse e pelo uso da terra envolvendo posseiros, fazendeiros, extrativistas, garimpeiros, índios e companhias mineradoras e madeireiras continuam intensas.
E) As taxas de investimento, ocupação e produção regionais são elevadas, mas o valor da terra se mantém baixo.

 

 

09. Ecossistemas Brasileiros: (FUVEST-SP) Domínio sujeito a climas tropicais úmidos, com forte decomposição das rochas cristalinas e submetido atualmente a um conjunto expressivo de processos erosivos, desencadeados ou acelerados pelas atividades humanas. Corresponde, no mapa, ao setor identificado pelo número:

Floresta Equatorial, Hileia Amazônica, Floresta Tropical Úmida, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata dos Cocais questões e atividades

A) 1 D) 4
B) 2 E) 5
C) 3

 


10. Ecossistemas Brasileiros: (UEM-PR–2011) No que se refere à Mata das Araucárias, formação vegetal típica do Paraná, assinale o que for correto.
01. O pinheiro, árvore símbolo do domínio das Araucárias, só se desenvolve no Paraná, não sendo encontrado em nenhum outro Estado. Altitude e características físicas do solo justificam a sua adaptação ao território paranaense.
02. Os capões de araucárias, manchas florestadas que assumem a forma circular, são originados pela ação da gralha azul, ave da família dos corvídeos que transporta os pinhões, contribuindo com sua semeadura nas áreas campestres.
04. Na área onde ocorre a Mata das Araucárias, as condições climáticas, principalmente a amplitude térmica anual relativamente elevada, funcionam como fatores limitantes. Por isso a biodiversidade nesse ecossistema é menor do que nas florestas tropicais e equatoriais.
08. A devastação da Mata das Araucárias teve início com a colonização alemã e italiana, ainda no século XIX. Os colonos utilizavam a madeira para construção de casas e móveis e também desmatavam pequenos  trechos para a prática da policultura de alimentos.
16. Atualmente, a indústria madeireira instalada no Paraná, que dependia das Matas de Araucárias para seu suprimento de matérias-primas, alimenta-se sobretudo de florestas plantadas de pinus e eucalipto.
Soma ( )

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Ecossistemas Brasileiros:

01. C;
02. D;

03. Soma = 03 ;
04. C; 05. B; 06. D; 07. B; 08. E; 09. B; 10. Soma = 30