Os Melhores Exercícios sobre Química Ambiental

Questão 01 sobre Química Ambiental: (UFMG) A queima de combustíveis fósseis nos veículos automotores e nas indústrias e as grandes queimadas nas regiões de florestas tropicais são duas das principais causas do aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Esse aumento – cerca de 11% nos últimos trinta anos – contribuiu para a elevação da temperatura média do globo terrestre, através do efeito estufa. Desse ponto de vista, o uso do álcool como combustível em automóveis é interessante, porque não contribui, de forma permanente, para o aumento da concentração atmosférica de dióxido de carbono.

A alternativa que MELHOR explica essa vantagem do álcool etílico é:
A) A queima do etanol é completa.
B) A queima do etanol não produz CO2.
C) O catalisador usado nos carros a etanol impede a formação de CO2.
D) O replantio da cana-de-açúcar consome CO2.


Questão 02. (Mackenzie-SP–2006) Uma teoria sobre o aquecimento global da Terra propõe que a elevação da temperatura está relacionada, principalmente, com o crescente aumento do teor de gás carbônico atmosférico. O gás carbônico, assim como os vidros transparentes de uma estufa usada no cultivo de flores, permite a entrada de luz solar, mas dificulta a dissipação do calor para o espaço.

Esse comportamento:
A) é a causa da chuva ácida.

B) leva à destruição da camada de ozônio.

C) provoca a solidificação de grandes massas de água nos polos.

D) é, possivelmente, minimizado pela presença de alguns aerossóis (partículas em suspensão na atmosfera), que rebatem a luz solar, diminuindo a radiação que aquece a Terra.

E) não interfere na temperatura da superfície do planeta.


Questão 03 sobre Química Ambiental: (UEM-PR–2009) Sobre a atmosfera, sua estrutura e composição e os efeitos da ação humana, assinale o que for CORRETO.

01. Cerca de 78% da atmosfera é constituída por gás hidrogênio e gás oxigênio. O restante é composto por outros gases (entre eles o carbônico, o nitrogênio e o hélio), além de partículas de poeira, cinza e vapor-d’água.

02. A troposfera é a camada que envolve a superfície terrestre, está diretamente integrada ao hábitat humano e contém cerca de 80% dos gases que compõem a atmosfera.

04. Na ionosfera, ocorre a reflexão dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Esse fenômeno é vital para a manutenção do calor na superfície do planeta. Sem ele, ocorreria o resfriamento e perder-se-iam as condições para o desenvolvimento da vida.

08. Os CFCs, compostos formados pelos elementos cloro, flúor e carbono, utilizados durante anos em geladeiras, condicionadores de ar, isolantes térmicos e sprays, dão origem, na estratosfera, a átomos de cloro livres que são os responsáveis pela reação que leva ao aumento nos buracos na camada de ozônio.

16. CO2 é um gás incolor, no entanto, quando esse é expelido de um extintor de incêndio, forma-se uma nuvem branca resultante do resfriamento e da condensação de vapor de água.
Soma ( )


Questão 04. (Unicamp-SP–2011) Cerca de 1/4 de todo o dióxido de carbono liberado pelo uso de combustíveis fósseis é absorvido pelo oceano, o que leva a uma mudança em seu pH e no equilíbrio do carbonato na água do mar. Se não houver uma ação rápida para reduzir as emissões de dióxido de carbono, essas mudanças podem levar a um impacto devastador em muitos organismos que possuem esqueletos, conchas e revestimentos, como os corais, os moluscos, os que vivem no plâncton, e no ecossistema marinho como um todo. Levando-se em conta a capacidade da água de dissolver o dióxido de carbono, há uma proposta de se bombear esse gás para dentro dos oceanos, em águas profundas.

Considerando-se o exposto no texto inicial e a proposta de bombeamento do dióxido de carbono nas águas profundas, pode-se concluir que esse bombeamento:
A) favoreceria os organismos que utilizariam o carbonato oriundo da dissolução do gás na água para formar suas carapaças ou exoesqueletos, mas aumentaria o nível dos oceanos.

B) diminuiria o problema do buraco da camada de ozônio, mas poderia comprometer a vida marinha.

C) diminuiria o problema do efeito estufa, mas poderia comprometer a vida marinha.

D) favoreceria alguns organismos marinhos que possuem esqueletos e conchas, mas aumentaria o problema do efeito estufa.


Questão 05 sobre Química Ambiental: (Enem–2006) As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a Floresta Amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano.

Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle:
A) das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas.

B) das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da não dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.

C) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.

D) do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.

E) da eutrofização das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera.


Questão 06. (Enem) A maior parte da platina produzida no mundo é utilizada na produção de catalisadores para escapamentos de veículos automotores, na forma de uma liga com ródio em uma matriz cerâmica, que é capaz de converter compostos nocivos de carbono e nitrogênio em gases que são naturalmente encontrados na atmosfera, tais como:

A) CH4 e NO2.
B) CO e NO.
C) CO e NH3.
D) CO2 e N2.

Instrução: O esquema a seguir se refere às questões 07 e 08.

ciclo do enxofre na natureza

BRIMBLECOMBE, P. Air Composition and Chemistry. Cambridge: Cambridge University Press, 1996 (Adaptação).


Questão 07 sobre Química Ambiental: (Enem–2001) O esquema representa o ciclo do enxofre na natureza, sem considerar a intervenção humana.

O ciclo representado mostra que a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera, naturalmente:
I. são poluídas por compostos de enxofre.
II. são destinos de compostos de enxofre.
III. transportam compostos de enxofre.
IV. são fontes de compostos de enxofre.

Dessas afirmações, estão corretas apenas
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


Questão 08. (Enem–2001) Algumas atividades humanas interferiram significativamente no ciclo natural do enxofre, alterando as quantidades das substâncias indicadas no esquema. Ainda hoje isso ocorre, apesar do grande controle por legislação.

Pode-se afirmar que duas dessas interferências são resultantes da:
A) queima de combustíveis em veículos pesados e da produção de metais a partir de sulfetos metálicos.

B) produção de metais a partir de óxidos metálicos e da vulcanização da borracha.

C) queima de combustíveis em veículos leves e da produção de metais a partir de óxidos metálicos.

D) queima de combustíveis em indústria e da obtenção de matérias-primas a partir da água do mar.

E) vulcanização da borracha e da obtenção de matériasprimas a partir da água do mar.


Questão 09 sobre Química Ambiental: (Enem–2007) O artigo 1º da Lei Federal nº 9.433 / 1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos:

I. A água é um bem de domínio público.

II. A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.

III. Em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais.

IV. A gestão de recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade seja a lavoura irrigada de milho e que a companhia de águas desse município em que se encontra a fazenda colete água desse rio para abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do rio tenha chegado ao nível crítico, tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e a atividade agrícola mencionada.

Nessa situação, qual das medidas a seguir estaria de acordo com o artigo 1º da Lei das Águas?
A) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda.

B) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para o consumo humano.

C) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotado de valor econômico.

D) Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio.

E) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios.


Questão 10. (Enem–1998) Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.

II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.

III. as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I e III, apenas.


Questão 11. (FUVEST-SP) Um rio nasce numa região não poluída, atravessa uma cidade com atividades industriais, das quais recebe esgoto e outros efluentes, e desemboca no mar após percorrer regiões não poluidoras. Qual dos gráficos a seguir mostra o que acontece com a concentração de oxigênio (O2) dissolvido na água, em função da distância percorrida desde a nascente? Considere que o teor de oxigênio no ar e a temperatura sejam praticamente constantes em todo o percurso.

concentração de O2 no percurso de um rio com contaminação

Legenda
1 – nascente
2 – cidade
3 – mar


Questão 12 sobre Química Ambiental: (Enem–2000) Um dos grandes problemas das regiões urbanas é o acúmulo de lixo sólido e sua disposição. Há vários processos para a disposição do lixo, dentre eles o aterro sanitário, o depósito a céu aberto e a incineração.
Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens.

Considere as seguintes vantagens de métodos de disposição do lixo:
I. Diminuição do contato humano direto com o lixo;
II. Produção de adubo para agricultura;
III. Baixo custo operacional do processo;
IV. Redução do volume de lixo.

A relação correta entre cada um dos processos para a disposição do lixo e as vantagens apontadas é:

 Aterro sanitáriodepósito a céu abertoincineração
AIIII
BIIIIIV
CIIIVI
DIIIIV
EIIIIII

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de Química.


Gabarito com as respostas da lista de exercícios sobre Química Ambiental para tirar boas notas no enem:

01. D;
02. D;
03. Soma = 26;
04. C;
05. D;

06. D;
07. E;
08. A;
09. B;
10. C;

11. B;
12. B

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