Questão 01. UNEB-BA. Simulado sobre Algas: Considere as seguintes afirmações sobre a importância das algas:
I. Como produtoras, sustentam a maior parte da vida dos ecossistemas aquáticos.
II. São utilizadas, desde tempos remotos, na culinária oriental.
III. Estão presentes, como componentes, em alimentos industrializados e cosméticos.
Pode-se considerar que:
A) somente a afirmação I está correta.
B) somente a afirmação II está correta.
C) somente a afirmação III está correta.
D) somente as afirmações I e III estão corretas.
E) as afirmações I, II e III estão corretas.
Questão 02. Mackenzie-SP.
I. Todas elas têm capacidade de realizar a fotossíntese.
II. Em muitas delas, há alternância de gerações, ou seja, em seu ciclo de vida, alternam-se gerações de indivíduos haploides e diploides.
III. A maioria delas apresenta o amido como substância de reserva.
Entre as afirmações anteriores, relativas às algas, assinale:
A) se somente I estiver correta.
B) se somente II estiver correta.
C) se somente I e II estiverem corretas.
D) se somente I e III estiverem corretas.
E) se todas estiverem corretas.
Questão 03. UFJF-MG. As maiores algas em extensão corporal se classificam em:
A) clorófitas.
B) cianófitas.
C) crisófitas.
D) feófitas.
E) pirrófitas.
Questão 04. UFMG. Todas as alternativas indicam atividades em que as algas são utilizadas como matéria-prima, exceto:
A) na alimentação como fonte de proteínas.
B) na fabricação de cosméticos.
C) na produção de meios de cultura biológicos.
D) na produção de tintas e medicamentos.
E) na reciclagem de lixo doméstico.
Questão 05. VUNESP. Simulado sobre Algas:
maré vermelha deixa litoral em alerta
Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como “maré vermelha” cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião […] e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta.
O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados.
JORNAL VALE PARAIBANO, 01 fev. 2003.
A maré vermelha é causada por:
A) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha.
B) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha.
C) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.
D) proliferação de liquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.
E) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.
Questão 06. FUVEST-SP. O esquema a seguir representa o ciclo de vida da alga Ulva.
Indique a etapa do ciclo em que ocorre a meiose.
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V
Questão 07. Modelo Enem. Simulado sobre Algas: As algas são usadas pelo ser humano como alimento há muito tempo, principalmente pelos povos orientais. Na alimentação humana, as algas mais usadas são:
Laminaria, alga parda conhecida no Japão como Kombu, e Porphyra, alga vermelha chamada de nori, ambas excelentes fontes de vitaminas e sais minerais.
As tabelas a seguir comparam os teores de algumas vitaminas e sais minerais de algas e outros alimentos considerados ricos nessas substâncias.
tabela 1: Teor de vitaminas A, B12 e C em duas algas marinhas, no tomate e no espinafre (em cada 100 mg)
tabela 2: Teor de cálcio, ferro e iodo em algas e em alimentos ricos nesses sais minerais (em cada 100 mg)
Fonte: LOPES, S. BIO 2. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 144.
Com base nos dados das tabelas, é correto dizer que as algas Nori e Kombu:
A) são mais ricas em vitaminas C do que o espinafre.
B) são mais ricas em iodo do que os moluscos e peixes.
C) são mais pobres em vitamina B12 do que o tomate.
D) são mais pobres em cálcio do que o leite.
E) possuem os mesmos teores de ferro do gergelim.
Questão 08. UFSM-RS. Quando uma área com floresta precisa ser encoberta para a formação do lago artificial de uma hidrelétrica, toda a madeira deve ser retirada. Se isso não ocorrer, esse material entra em decomposição, podendo provocar danos nas urbinas, além de crescimento descontrolado da população de algas azuis (cianobactérias) e verdes (Chlorophyta) e de algumas plantas flutuantes, como Eichornia crassipes, o aguapé (Angiospermae), e Salvinia sp (Pteridophyta).
As algas azuis ou cianobactérias são procariontes, portanto:
a) têm citoplasma dividido em compartimentos formados apenas pelo retículo endoplasmático.
b) apresentam organização simples, possuindo apenas membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
c) possuem como organelas citoplasmáticas apenas mitocôndrias e cloroplastos.
d) apresentam apenas ribossomos, sistema de endomembranas e citoesqueleto.
e) possuem um único compartimento interno delimitado pela membrana plasmática.
Questão 09. UEL-PR. O líquen é uma interação ecológica entre algas e fungos.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as relações corretas presentes neste tipo de associação.
a) O fungo sintetiza nutrientes para a alga, enquanto a alga realiza a fotossíntese e retira água do fungo.
b) O fungo retém água do substrato para a alga, enquanto a alga, por realizar a fotossíntese, fornece alimento para o fungo.
c) O fungo retira água da alga, enquanto a alga realiza a fotossíntese e fornece o substrato para o fungo.
d) A alga sintetiza nutrientes para o fungo, enquanto o fungo realiza fotossíntese e retira água da alga.
e) A alga retém nutrientes do substrato para o fungo, enquanto o fungo, por realizar fotossíntese, fornece alimento para a alga.
Questão 10. Modelo Enem. Simulado sobre Algas: A respeito das algas, assinale a alternativa incorreta.
a) Podem ser uni ou pluricelulares.
b) Algumas espécies são utilizadas na alimentação humana.
c) Possuem corpo em forma de talo.
d) As algas pluricelulares possuem tecidos especializados.
e) São fundamentais para a produção do oxigênio mundial.
Confira nossa seleção com listas de exercícios que irão lhe ajudar em seus estudos:
- Lista com 12 exercícios sobre algas;
- Exercícios sobre o Reino Bactéria e as Bacterioses;
- Exercícios sobre Microbiologia Geral;
- Fotossíntese;
🔵 >>> Veja a nossa lista completa com todos os exercícios de microbiologia.
Gabarito com as respostas do Simulado sobre Algas para passar no Enem e Vestibular:
Resolução da questão 01. E;
Resolução da questão 02. E;
Resolução da questão 03. D;
Resolução da questão 04. E;
Resolução da questão 05. E;
Resolução da questão 06. B;
Resolução da questão 07. B;
Resolução da questão 08. E;
Resolução da questão 09. B;
Resolução da questão 10. D;
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína