Os Blocos Econômicos: a ALCA e Mercosul Simulado

Questão 01. ALCA e Mercosul: (G1 – col.naval/2015) O MERCOSUL – Mercado Comum do Sul – é um bloco econômico criado pelo Tratado de Assunção, em 1991, tendo como países-membros o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e, mais recentemente, a inclusão da Venezuela. Posteriormente, há promessas de adesão de outros países sul-americanos como Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e Chile. Com relação aos objetivos e aos dilemas desse bloco econômico, assinale a opção correta.

a) A redução das assimetrias econômicas entre seus membros possibilitou a unificação dos mercados na década de 1990 e a expansão da economia regional. Esse cenário elevou o intercâmbio de trocas intrarregional e a participação da América do Sul na Organização Mundial do Comércio (OMC).

b) Os acordos estabelecidos entre os países-membros permitiram a livre circulação de bens e serviços, além do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), no entanto, as liberalizações não foram estendidas às pessoas que são impedidas de circularem e trabalharem em qualquer outro país do MERCOSUL.

c) O MERCOSUL vem enfrentando dificuldades nas relações comerciais entre as economias maiores. A Argentina viu diminuir suas exportações porque o Brasil implementou barreiras sobre o setor automobilístico e o  de linha branca (geladeiras, microondas, fogões), provenientes do mercado argentino.

d) A entrada da Venezuela no MERCOSUL contribuiu para a superação das dificuldades de integração regional, já que o país, além de apresentar os maiores índices de crescimento sul-americano, também funciona  como porta-voz de interação com outros blocos econômicos, como o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e a CAN (Comunidade Andina de Nações).

e) O MERCOSUL representou para o Brasil a oportunidade de diversificar seu comércio exterior, adotar estratégias de enfrentamento à concorrência externa, ser instrumento de atração de investimentos internacionais e funcionar como contraponto à dependência da região à influência norte- -americana.


Questão 02. ALCA e Mercosul: (PUC-SP/2015) “Se algum acordo de comércio tinha tudo para dar certo foi aquele firmado entre México, Estados Unidos e Canadá. Sancionado em 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) criou o que era, na época, a maior área de livre-comércio do mundo, com 376 milhões de pessoas e um PIB de quase 9 trilhões de dólares.”
(joseph E. Stiglitz. Globalização: como dar certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 137)

Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que:

a) esse acordo comercial, mesmo considerando as desigualdades entre México e EUA, foi bem sucedido e trouxe novas possibilidades à nação mexicana, algo que no contexto da globalização é praticamente o único caso de sucesso.

b) esse pacto abriu o país mais rico do mundo ao México e assim esses países continuaram a sua história compartilhada, agora de forma institucionalizada, mostrando que países pobres se beneficiam com o livre-comércio.

c) na era da globalização ocorrem vários pactos comerciais – regionais ou não, que nem sempre foram (e são) bem sucedidos, e vários são vistos como contrários à lógica do livre-comércio, já que privilegiam os países membros dos acordos.

d) acordos comerciais regionais, como o citado, fracassaram em razão da condição desigual dos membros, e por isso só se insiste, no mundo globalizado, em acordos e uniões com membros mais homogêneos, como a União Europeia.

e) tal como o Nafta, o Mercosul é bem sucedido pelas associação com os EUA formando a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), pois o sucesso está em combinar países de economias de pesos e formas diferentes.


Questão 03. ALCA e Mercosul: (Espm/2013) A entrada da Venezuela como membro pleno do MERCOSUL permite que o Bloco reformule a sua composição e ganhe novo impulso graças à incorporação da terceira economia da América do Sul.

Quanto ao ingresso da Venezuela no MERCOSUL é correto assinalar:
a) foi aprovado de comum acordo pelos quatro membros plenos do bloco: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai;

b) foi aprovada por Argentina, Brasil e Uruguai, sem o voto do Paraguai, suspenso do bloco em consequência do golpe de Estado naquele país;

c) foi aprovada apesar da discordância do Paraguai, pois o ingresso de novo país membro no MERCOSUL podia ocorrer por maioria simples;

d) foi aprovada apesar da discordância do Uruguai, beneficiada pela suspensão do Paraguai, em consequência do golpe branco que derrubou seu presidente;

e) contou com o apoio geral da imprensa brasileira, bem como da situação e da oposição política no Brasil, convencidos de que o governo venezuelano satisfaz a cláusula democrática, requisito necessário para o ingresso.


Questão 04. ALCA e Mercosul: (UEL/2011) Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) é o nome dado ao processo de expansão do:

a) Acordo de Livre Comércio da América do Sul ao restante dos países do Hemisfério Sul, exceto a Argentina.

b) Acordo de Livre Comércio da América Andina ao restante dos países da América do Sul, exceto o Chile.

c) Acordo de Livre Comércio da América Central ao restante dos países do Hemisfério Ocidental, exceto os Estados Unidos da América.

d) Acordo de Livre Comércio da América Latina ao restante dos países do Hemisfério Sul, exceto o Peru.

e) Acordo de Livre Comércio da América do Norte ao restante dos países do Hemisfério Ocidental, exceto Cuba.


Questão 05. ALCA e Mercosul: (Espcex (Aman) 2012) Com relação ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), podemos afirmar que:

I. A aproximação geopolítica entre Brasil e Argentina, que representou uma ruptura com a tradição de rivalidade das relações entre esses dois países, foi fator determinante para o seu surgimento.

II. O Tratado de Assunção, em 1991, o constituiu formal e juridicamente e contou, além do Brasil e da Argentina, com a participação do Paraguai e do Chile como países-membros do novo Bloco.

III. A Zona de Livre Comércio estabelecida entre os países membros implica na adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) pelos seus integrantes.

IV. Não há soberania compartilhada, de modo que cada Estado conserva a prerrogativa de impedir a adoção de decisões com as quais não concorda.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
a) I e II
b) I, II e III
c) I e IV
d) II, III e IV
e) III e IV


Questão 06. ALCA e Mercosul: (Unesp/2012) Ao longo dos seus mais de vinte anos de existência, o Mercosul sofreu transformações institucionais e alterações no conjunto de países que compõem o bloco. Além dos países que fundaram o bloco em 1991 (países signatários do Tratado de Assunção), foram posteriormente incorporados ao bloco outros países, qualificados como associados. Podem ser mencionados como exemplos de país fundador e de país associado, respectivamente:

a) Argentina e Paraguai.
b) Bolívia e Brasil.
c) Paraguai e Chile.
d) Venezuela e Uruguai.
e) Chile e Bolívia.


Questão 07. ALCA e Mercosul: (UFRGS/2012) Considere as seguintes afirmações sobre acordos econômicos firmados na América Latina.

I. O principal acordo em volume de negócios e superfície territorial na América Latina é o Mercosul.

II. A Aliança Bolivariana para os “Povos de Nossa América” é composta por Cuba, Bolívia, Equador e Venezuela.

III. Chile, Peru e Colômbia firmaram o Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.


Questão 08. ALCA e Mercosul: (UFU/2011) A mundialização da economia capitalista é um processo que se intensifica nos dias atuais. A formação dos grandes monopólios capitalistas, denominados transnacionais que operam a unificação mundial do capital em diferentes localidades, é a expressão moderna da etapa monopolista do capital mundial como demonstra a figura a seguir. Sobre os blocos econômicos comerciais, analise as afirmativas a seguir.

mapa dos blocos econômicos comerciais

I – O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi criado a partir do Tratado de Assunção, em março de 1991, do qual fazem parte principalmente o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia. O objetivo deste bloco era promover a livre circulação de bens e de serviços e adotar uma política comercial comum em relação a outros estados ou agrupamentos de estados, utilizando, por exemplo, a redução ou a eliminação de tarifas alfandegárias.

II – A Alca (Área de Livre Comércio das Américas), criada em 1989, pretendia formar uma vasta zona econômica ou zona de livre comércio que englobaria, pelo menos, 35 países do continente (com exceção de Cuba), em qual os Estados Unidos seria o maior beneficiado. Dentre os problemas apresentados para a implantação desse bloco, destaca-se a inflexibilidade dos Estados Unidos em discutir o anti-dumping e os subsídios à agricultura.

III – A União Europeia (UE) foi criada pelo Tratado de Roma (em 1957), mas só recebeu esta denominação em 1994. O objetivo deste bloco era recuperar a economia dos países membros, a partir da livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas e implantação de uma moeda única, o Euro.

IV – A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) surgiu em 1993, como um projeto para criar até 2020, a maior zona de livre comércio do mundo, reunindo mais de 20 países. O grande problema desse bloco são as características muito distintas dos países membros. Compõem este bloco os Estados Unidos, Malásia, Canadá, Vietnã, Filipinas, Coreia do Sul, Chile, Peru, japão, Austrália, entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
a) As afirmativas I, II, III e IV estão incorretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão incorretas.
c) As afirmativas II e IV estão incorretas.
d) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas dos exercícios de geografia sobre a ALCA e Mercosul:

01. e;

02. c;

03. b;

04. e;

05. c;

06. c;

07. c;

08. a;

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

2 comentários em “Os Blocos Econômicos: a ALCA e Mercosul Simulado”

Deixe um comentário