Dinâmica Interna e Externa do Relevo Atividades

01. Dinâmica Interna e Externa do Relevo: (FUVEST-SP–2006) Intemperismo é o nome que se dá ao conjunto de processos que modificam as rochas, fragmentando-as (intemperismo físico) ou alterando-as (intemperismo químico). O predomínio de um tipo em relação a outro, nas diversas regiões da Terra, vai depender das temperaturas, combinadas ao volume das precipitações e do estado físico da água.

Observando o mapa, é CORRETO afirmar que nas regiões A, B e C, há predomínio, respectivamente, do intemperismo:
A) químico – físico – químico.
B) físico – químico – químico.
C) químico – químico – físico.
D) físico – físico – químico.
E) químico – físico – físico.

 

 

02. (UNESP-SP) Analise a figura.

Fonte: Strakhov, 1967. (Adaptação).
De acordo com o esquema, é VERDADEIRO afirmar que:
A) quanto menores os valores de temperatura e pluviosidade, maior é a profundidade de alteração da rocha.
B) quanto maiores os valores de temperatura e pluviosidade, menor é a profundidade de alteração da rocha.
C) quanto maiores os valores de temperatura e pluviosidade, maior é a profundidade de alteração da rocha.
D) é no cruzamento das linhas de temperatura e pluviosidade que a profundidade de alteração da rocha é maior.
E) a profundidade de alteração da rocha não se correlaciona com temperatura e pluviosidade.

 


03. Dinâmica Interna e Externa do Relevo: (UFRGS–2006) Assinale a afirmação CORRETA em relação aos movimentos tectônicos e ao vulcanismo.
A) Os movimentos tectônicos são provocados por forças basicamente exógenas, atuando de forma lenta e prolongada na estrutura e no modelado da crosta terrestre.
B) As forças tectônicas, que atuam predominantemente no sentido vertical sobre as camadas de rochas resistentes, originam as grandes cadeias montanhosas.
C) O material vulcânico que se acumula na superfície produz o chamado relevo cárstico, caracterizado pelas formas dômicas derivadas da sobreposição contínua
de material piroclástico.
D) A diferença, em energia liberada, de um terremoto de nível 5 para outro de nível 6, na Escala de Richter, é equivalente à diferença, em energia, de um terremoto de nível 6 para outro de nível 7.
E) O surgimento da Dorsal Mesoatlântica corresponde a áreas de divergência de placas litosféricas, onde ocorrem fenômenos vulcânicos e tectônicos.

 


04. (UFTM-MG–2008) Considere os itens a seguir para responder à questão.
I. Consiste no derramamento do magma na superfície do planeta, o que pode ocorrer através de fendas ou orifícios na crosta. Na superfície, o magma esfria e torna-se sólido, formando uma nova camada rochosa.
II. Ocorre em função do contato das rochas com as águas e a umidade, ocasionando reações de destruição da rocha original. Sua ação é mais intensa nas regiões tropicais úmidas e equatoriais.
III. Trata-se da retirada de material rochoso das áreas mais altas do relevo terrestre pela água, que é transportado como materiais em suspensão para as áreas mais baixas e nelas se depositam, formando camadas de sedimentos.


Sobre os agentes modificadores do relevo terrestre, descritos em I, II e III, pode-se afirmar que
A) todos são agentes externos, ou seja, atuam modificando somente a parte superficial do relevo terrestre.
B) I é um agente interno, formador do relevo, enquanto que II e III são agentes externos esculpidores do relevo.
C) I e II são agentes internos, por se tratarem de processos de transformações químicas das rochas, enquanto que III é um agente erosivo externo.
D) apenas o agente III é atual, enquanto que I e II atuaram no passado, criando as grandes formas do relevo.
E) são todos agentes erosivos, ou seja, suas ações sobre a superfície destroem o relevo original.

 


05. Dinâmica Interna e Externa do Relevo: (UFU-MG) O relevo terrestre, conjunto de formas apresentadas pela litosfera, “[…] é fruto da atuação de duas forças opostas – a endógena (interna) e a exógena (externa)”.
ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995, p. 33.

Sobre os processos endógenos ativos de estruturação do relevo, pode-se afirmar que:
I. os movimentos epirogenéticos são responsáveis por falhamentos na crosta terrestre.
II. os abalos sísmicos são provocados por processos de lixiviação e laterização do solo.
III. os dobramentos são resultantes de pressões horizontais em estruturas rochosas.
IV. os vulcanismos são mais comuns em áreas de contato entre as placas tectônicas.
Quanto às afirmações anteriores, são
VERDADEIRAS apenas:
A) I, II e IV. C) II, III e IV.
B) I, II e III. D) I, III e IV.

 

Estrutura e Coluna Geológica Exercícios.

 

06. Dinâmica Interna e Externa do Relevo: (UFTM-MG) Considere os itens a seguir para responder à questão.
I. Consiste no derramamento do magma na superfície do planeta, o que pode ocorrer através de fendas ou orifícios na crosta. Na superfície, o magma esfria e torna-se sólido, formando uma nova camada rochosa.
II. Ocorre em função do contato das rochas com as águas e a umidade, ocasionando reações de destruição da rocha original. Sua ação é mais intensa nas regiões tropicais úmidas e equatoriais.
III. Trata-se da retirada de material rochoso das áreas mais altas do relevo terrestre pela água, que é transportado como materiais em suspensão para as áreas mais baixas e nelas se depositam, formando camadas de sedimentos.


Sobre os agentes modificadores do relevo terrestre, descritos em I, II e III, pode-se afirmar que:
A) todos são agentes externos, ou seja, atuam modificando somente a parte superficial do relevo terrestre.
B) I é um agente interno, formador do relevo, enquanto II e III são agentes externos esculpidores do relevo.
C) I e II são agentes internos, por se tratarem de processos de transformações químicas das rochas, enquanto III é um agente erosivo externo.
D) apenas o agente III é atual, enquanto I e II atuaram no passado, criando as grandes formas do relevo.
E) são todos agentes erosivos, ou seja, suas ações sobre a superfície destroem o relevo original.

 

 

07. Dinâmica Interna e Externa do Relevo: (UEM-PR–2010) Sobre a estrutura e dinâmica geológica do planeta, assinale o que for CORRETO.
01. Fenômenos geológicos, como vulcanismo, terremotos, orogênese, epirogênese, provocam alterações em curto espaço de tempo e de forma facilmente visível nas paisagens.
02. A crosta terrestre é formada por diferentes tipos de rochas: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.
04. A crosta terrestre é constituída por seis grandes placas tectônicas e outras menores que se deslocam provocando a deriva continental.
08. A estrutura da Terra é formada por camadas que, a partir da superfície para o interior, são: crosta terrestre, astenosfera, manto externo, manto interno, núcleo externo e núcleo interno.
16. A cordilheira dos Andes, assim como os Alpes, se forma em bordas de placas tectônicas divergentes. Nas zonas de choque, a placa continental mais densa empurra a placa oceânica para baixo e, ao mesmo tempo, se dobra.
Soma ( )

 


08. Dinâmica Interna e Externa do Relevo: (UEM-PR–2010) Sobre o relevo, estruturas, formas e processos, assinale o que for CORRETO.
01. O relevo terrestre é produzido pela ação de agentes internos e externos. Os agentes internos, também designados como endógenos, são aqueles condicionados pela energia armazenada no interior do planeta e responsáveis pelo tectonismo.
02. As grandes estruturas – as cadeias de montanhas, os escudos cristalinos e as bacias sedimentares – são modeladas ao longo do tempo geológico por quatro agentes externos principais: os terremotos, o vulcanismo, o intemperismo e a erosão.
04. As rochas expostas na superfície sofrem o intemperismo físico e o químico, que promovem desagregação e decomposição. No intemperismo físico, o principal fator atuante é a água, que produz dilatação e contração nas rochas, levando-as à sua fragmentação.
08. O intemperismo tem a sua atuação controlada pelas características do clima, da cobertura vegetal, do tempo de ação e dos minerais que compõem a rocha.
16. Nos planaltos, os processos dominantes são os de erosão, enquanto que, nas planícies, os processos de sedimentação superam os de erosão. Mais de 70% do território brasileiro é constituído por planaltos.
Soma ( )

 

 

09. (Unicamp–2009) Em 1883, a violenta erupção do vulcão indonésio de “Krakatoa” riscou do mapa a ilha que o abrigava e deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Os efeitos da explosão foram sentidos até na França; barômetros em Bogotá e Washington enlouqueceram; corpos foram dar na costa da África; o estouro foi ouvido na Austrália e na Índia.
WINCHESTER, Simon. “Krakatoa” – o dia em que o mundo explodiu. São Paulo: Objetiva, 2003. (Contracapa).


A) EXPLIQUE por que no sudeste da Ásia, onde se localiza a Indonésia, há ocorrência de vulcões, diferentemente do que ocorre no território brasileiro.
B) Alguns vulcões, como o Krakatoa, são extremamente explosivos, enquanto outros, como o Kilauea, no Havaí, não apresentam fortes explosões. Por que isso ocorre?

 


10. Dinâmica Interna e Externa do Relevo: (FUVEST-SP–2008) O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar CORRETAMENTE que o vulcanismo:
A) é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indeifinidamente na história evolutiva da Terra.
B) é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.
C) traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.
D) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
E) é o processo responsável pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas do simulado de geografia com questões sobre Dinâmica Interna e Externa do Relevo:

01. D;

02. C;

03. E;

04. B;

05. D;

06. B;
07. Soma: 06;
08. Soma: 25;


09. A) A Indonésia é um arquipélago localizado em uma grande linha de falha geológica sujeita a instabilidade sísmica no limite das Placas Tectônicas Euroasiática, Filipina, Australiana e do Pacífico. O Brasil está geologicamente localizado sobre um terreno Pré-Cambriano, antigo e consolidado.
B) O vulcão Krakatoa, localizado sobre grande linha de falha, está sujeito a erupções explosivas devido ao material derretido no interior exercer forte pressão sobre as rochas de superfície. O vulcão Kilauea é de tipo havaiano com fluidez contínua a partir de fenda constantemente aberta.
O vulcanismo constitui a atividade por meio da qual o material magmático é expulso do interior da terra para a superfície. Muitos vulcões ativos entram em erupção constantemente. Recentemente, na Colômbia o vulcão Nevado del Huila preocupou a população local por causa das erupções verificadas.


10. D

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário