Lista de Exercícios de Geografia sobre Agropecuária

Questão 01. Geografia sobre Agropecuária: Uneb-BA – A interpretação dos versos de Vandré, associada aos conhecimentos sobre a agricultura no Brasil, permite concluir:

I. A política agrícola implantada pelo governo foi um dos fatos referidos na canção.

II. A expansão capitalista no campo consolidou os latifúndios por dimensão.

III. A produção foi duplicada nas áreas em que se priorizou a agricultura de exportação.

IV. As riquezas provenientes da exportação foram revertidas em benefício do campo, tornando-o cada vez mais auto-suficiente.

V. A “ revolução verde ”, desenvolvida no Brasil, possibilitou a implantação de novas tecnologias e a eliminação das estruturas arcaicas e de cultivos tradicionais.


Questão 02. UFSE-PSS – Na segunda metade do século XX, teve início, no Brasil, o processo de expansão do capitalismo no campo que promoveu inúmeras transformações na agropecuária brasileira, dentre as quais citam-se:

( ) A correção da estrutura fundiária que foi marcada até o início do século XX pela forte concentração de terras.

( ) O aumento da produtividade da mão-de-obra empregada no setor, ampliando a disponibilidade de produtos vegetais e animais.

( ) O crescente consumo de máquinas, tratores e insumos agrícolas que expressam uma forte articulação entre cidade e campo.

( ) A redução da influência dos fatores naturais, tais como, acidez do solo, declividade do terreno ou fraco índice de pluviosidade.

( ) A expansão das lavouras destinadas ao consumo interno da população, fortemente incentivadas pelo governo e pelos altos preços de mercado.


Questão 03. PUC-RS

“O aumento significativo da produção de alimentos é o resultado da modernização do campo e da introdução de novas técnicas agrícolas, principalmente no mundo desenvolvido onde é maior o nível de capitalização e onde são utilizadas as mais avançadas tecnologias. No entanto esta revolução vem provocando uma série de impactos ambientais em ecossistemas agrícolas.”
Adaptado de SENE, Eustáquio / MOREIRA C., João. Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo, Ed. Scipione, 1998.

Dentre as explicações para esses impactos ambientais, temos:
1. o plantio de uma única espécie, em grandes extensões de terra, causa desequilíbrios nas cadeias alimentares pré-existentes, favorecendo a proliferação de pragas;

2. os cortes feitos nas encostas das montanhas, para a formação de degraus, onde são feitos cultivos, provocam um revolvimento dos solos, o que facilita o transporte dos nutrientes pelas águas das chuvas;

3. a maciça utilização de agrotóxicos provoca a proliferação de linhagens resistentes, forçando o uso de pesticidas cada vez mais potentes, o que causa danos tanto aos trabalhadores que os manuseiam quanto aos consumidores de alimentos contaminados;

4. a utilização indiscriminada de agrotóxicos acelera a contaminação do solo e seu empobrecimento, ao impedir a proliferação de microorganismos fundamentais para sua fertilidade.

Estão corretas as afirmativas:
a) 1 e 2;
b) 1 e 3;
c) 1, 2 e 3;
d) 1, 3 e 4;
e) 1, 2, 3 e 4.


Questão 04. UnB-DF – A produção de algodão sempre esteve relacionada à região Sul. Em notícia recente publicada no Jornal de Brasília, um empresário comentava as vantagens em relação ao Sul do país para a implantação da cultura do algodão no Distrito Federal. Parte das vantagens e dos benefícios apontados na reportagem são listados a seguir.

I. O regime regular das chuvas, que coincide com período entre o plantio e o início da safra. No Sul, chove o ano todo.

II. O algodão tem uma grande resistência ao veranico regional, em que pode haver até vinte dias sem chuvas nos meses de janeiro e fevereiro. As raízes do algodoeiro podem alcançar um metro de profundidade em busca de água.

III. A utilização da mão-de-obra é intensiva. Em apenas 500 ha plantados em Planaltina, serão gerados 150 empregos, muitos deles só para a capina.

IV. Em Unaí, onde a cultura já foi implantada, o banco do Brasil teve participação fundamental: foram financiados desde a correção do solo e o custeio da lavoura até o investimento em máquinas e na indústria beneficiadora.

V. O caroço é aproveitamento pelos agricultores da região para enriquecer a ração do gado, enquanto as plumas separadas do grão são vendidas para tecelagens.

Com o auxílio das informações apresentadas, julgue os seguintes itens:
( ) É intensa a presença do Estado na agricultura brasileira quando se trata da grande produção.

( ) De acordo com os números apresentados: 500 ha de área plantada para 150 empregos, o sistema de produção referido em III tem caráter essencialmente familiar.

( ) O fortalecimento da agroindústria é uma tendência em muitas áreas brasileiras.

( ) A atividade agrícola apresenta relativa dependência dos fatores naturais, como está sugerido em I e II.


Questão 05. Geografia sobre Agropecuária: UEL – Em relação à agricultura dos Estados Unidos, é incorreto afirmar:

a) Caracteriza-se pela presença de cinturões agrícolas ou belts.
b) Apresenta um elevado grau de mecanização.
c) Detém o maior índice de produtividade do planeta.
d) Caracteriza-se pela agroindústria.
e) Caracteriza-se por empregar a maior parte de sua população em atividades agrícolas.


Questão 06. Geografia sobre Agropecuária: UFSC – A agricultura é uma das mais antigas atividades do homem e foi a partir da Revolução Industrial que ela passou a se transformar profundamente. Sobre estas transformações pode-se afirmar que:

( ) Atualmente não há mais restrições naturais à produção agrícola pois todas as regiões do globo, independente da latitude ou do clima, podem produzir alimentos.

( ) A revolução tecnocientífica repercute na atividade agrícola aumentando a produtividade.

( ) A economia rural, antes auto-suficiente, hoje se organiza e se especializa para atender às necessidades da cidade.

( ) Com os avanços científicos obtidos pela agricultura é muito provável que já na primeira década do século XXI, o problema da fome no mundo estará solucionado.

( ) As novas variedades de produtos agrícolas criados graças à biotecnologia são produzidas por importantes transnacionais que controlam a produção e distribuição das sementes.


Questão 07. U. Santa Ursula-RJ

“A questão da Reforma Agrária atinge diretamente 18 milhões de pessoas no país e vai continuar em pauta na sociedade brasileira.”
GUIMARÃES, Juarez – Em Tempo – nº 311/312.

Em relação a esse tema podemos afirmar que:
I. O governo subsidiou, em massa, a modernização da grande propriedade ligando esta estratégia ao esforço exportador.

II. Um pequeno número de grandes proprietários concentra a maioria das terras no Brasil.

III. Os parceiros, arrendatários e pequenos produtores são os mais beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.

Assinale a alternativa correta:
a) São corretas as afirmativas I e III.
b) São corretas as afirmativas I e II.
c) São corretas as afirmativas I, II e III.
d) É correta apenas a afirmativa I.
e) É correta apenas a afirmativa II.


Questão 08. Geografia sobre Agropecuária: UFMS

“ …Pois mataram índio que matou grileiro que matou
posseiro e disse um castanheiro para um seringueiro
que um estrangeiro roubou seu lugar.
Foi então que um violeiro chegando na região
ficou tão penalizado e escreveu essa canção
e talvez, desesperado com tanta devastação
pegou a primeira estrada sem rumo, sem direção
com os olhos cheios de água, sumiu levando essa mágoa dentro do seu coração…”

A realidade brasileira a canção de Vital Brasil se refere:
a) Ao processo de ocupação de região Sul do Brasil.
b) Ao processo de ocupação da região Norte do Brasil.
c) Ao processo de urbanização do Brasil.
d) A ocupação atual da região Sudeste.
e) As grandes cidades brasileiras.


Questão 09. UFRS – Nos últimos anos várias áreas do Nordeste do Brasil foram irrigadas e se tornaram excelentes produtoras de frutas. A produção de uva no Nordeste tem localização definida e técnicas de cultivo diferenciadas das tradicionais plantações da Região Sul do Brasil.

Quanto à prática da irrigação, às características de temperatura e aos lugares de cultivo das videiras do Nordeste, assinale a alternativa correta.
a) Irrigação esporádica, temperaturas amenas e cultivo principalmente no Vale Médio do Rio São Francisco em Petrolândia (PE) e Barreiras (BA).

b) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável e cultivo na Zona da Mata, em Feira de Santana (BA) e Garanhuns (PE).

c) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável, devido à proximidade do litoral, e cultivo em Ilhéus/ Itabuna (BA) e Sobral (CE).

d) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável e cultivo principalmente no Vale Médio do Rio São Francisco, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

e) Irrigação esporádica, temperatura mais baixa, devido às maiores altitudes, e cultivo nas áreas do Agreste, na Chapada Diamantina (BA) e na Chapada da Borborema (PB).


Questão 10. Geografia sobre Agropecuária: Univali-SC – Em consequência da revolução industrial, a agricultura vem paulatina e permanentemente sofrendo grandes transformações. Porém, essas transformações se encontram em estágios diferentes nos vários países do mundo e, também, entre as diversas regiões brasileiras.

Sobre a agricultura brasileira, é correto afirmar:
a) O café é uma cultura que alterou sua expansão geográfica. Do Paraná, expandiu-se para São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e, atualmente, volta para o Rio de Janeiro, um dos primeiros estados a cultivar café no Brasil.

b) Nos últimos anos, a expansão geográfica do café chegou ao Paraguai, levada pelos lavradores brasileiros, conhecidos como “brasiguaios”.

c) A produção de café no Brasil desde seu início sempre esteve dominantemente baseada no trabalho assalariado.

d) A cultura do arroz tem no Rio Grande do Sul a maior área produtora nacional (mais de 40%). Outros estados se destacam na produção de arroz (com 10 a 15% da produção). São eles: Santa Catarina, São Paulo e Bahia.

e) Santa Catarina é o maior produtor de maçã do Brasil, seguido do Rio Grande do Sul e do Paraná. Da produção catarinense, 90% vêm de São Joaquim, a “capital nacional da maçã”. Os demais 10% vêm do município de Fraiburgo, onde é realizada a Festa Estadual da Maçã.


🔵 >>> Confira nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas do melhor simulado de Geografia sobre Agropecuária:

01. I, II , III;

02. F – V – F – V – F;

03. d;

04. C – E – C – C;

05. e;

06. C;

07. F – V – V – F – V;

08. b;

09. d;

10. b

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário