O Espaço Agrário Brasileiro Questões com Gabarito

Questão 01. (Unesp). O Espaço Agrário Brasileiro: O complexo agroindustrial se configura no Brasil a partir da segunda metade deste século. Sobre este processo, pode-se afirmar:

a) deu-se de forma desordenada, devido ao choque de interesses entre o governo e os produtores agrícolas, apesar de beneficiar toda a sociedade brasileira.

b) traduziu-se na passagem da agricultura tradicional para a agricultura moderna dirigida para mercados específicos, o que significou, entre outras coisas, incorporação de tecnologia sofisticada para o processo de produção agropecuário.

c) em 1980, 75% dos estabelecimentos rurais brasileiros estavam entre os caracterizados como de agricultura moderna.

d) em 1980, 25% da produção agropecuária brasileira eram oriundos de 75% dos estabelecimentos rurais, caracterizados como de agricultura moderna.

e) a passagem da agricultura tradicional para a agricultura moderna se constituiu num processo dinâmico que incorporou novas tecnologias, porém sem qualquer articulação com o desenvolvimento urbano.


Questão 02. (FATEC) Considere os gráficos a seguir sobre a estrutura fundiária do Brasil.

gráficos estrutura fundiária do Brasil

Legenda:
1) menos de 10ha.
2) de 10 a menos de 100ha.
3) de 100 a menos de 1 000ha.
4) mais de 1 000ha.

A partir da análise dos gráficos e de seus conhecimentos sobre o assunto, é possível afirmar que ocorreu
a) um processo de fragmentação das propriedades com mais de 1 000ha, entre 1970 e 1980, diminuindo a concentração fundiária no Brasil.

b) uma diminuição do número de imóveis entre 100 e menos de 1 000ha, mas com aumento da área ocupada, caracterizando uma fragmentação dessas propriedades.

c) um processo de concentração fundiária entre 1970 e 1992, em especial com o aumento da área ocupada pelos estabelecimentos com mais de 1 000ha.

d) uma redução significativa das propriedades entre 10ha e menos de 100ha e um aumento daquelas com menos de 10ha, como resultado dos assentamentos rurais.

e) um processo de modernização da agricultura brasileira, caracterizado pelo aumento do tamanho das propriedades com mais de 1 000ha, responsáveis pela maior parte da produção agrícola para consumo alimentar no país.


Questão 03. (FGV). O Espaço Agrário Brasileiro: Examine as cifras correspondentes ao volume de produção de três importantes produtos agrícolas, na tabela a seguir:

tabela volume de produção de três importantes produtos agrícolas

Associando os dados acima aos conhecimentos referentes à agricultura brasileira, I, II e III correspondem, respectivamente, aos seguintes produtos:
a) café / cana-de-açúcar / soja.
b) milho / trigo / arroz.
c) laranja / soja / cana-de-açúcar.
d) café / milho / soja.
e) laranja / cana-de-açúcar / trigo.


Questão 04. (Fuvest) A seguir está representada a distribuição da produção de importantes produtos agrícolas brasileiros. São eles, respectivamente:

mapas distribuição da produção de importantes produtos agrícolas brasileiros

a) I. cana-de-açúcar;
II. laranja;
III. algodão.

b) I. laranja;
II. café;
III. trigo.

c) I. cana-de-açúcar;
II. café;
III.soja.

d) I. café;
II. cana-de-açúcar;
III. trigo.

e) I. laranja;
II. cana-de-açúcar;
III. soja.


Questão 05. (PUCPR). O Espaço Agrário Brasileiro: Leia com atenção o texto abaixo:
“A ocupação do Paraná intensificou-se na década de 1940, com a chegada das culturas de café e de algodão no norte do Estado, nas áreas pioneiras polarizadas por Londrina. Nelas, multiplicaram-se as pequenas e médias propriedades e a oferta de emprego rural. Milhares de migrantes chegavam atualmente à região: entre 1950 e 1960, a população paranaense cresceu mais de 100%, um recorde entre os estados brasileiros.
A partir de 1970, a introdução do cultivo de soja alterou substancialmente a estrutura agrária de vastas porções do Estado. (…) Entre 1970 e 1980 o Paraná voltou a quebrar um recorde, só que desta vez negativo: sua população cresceu apenas 11%, o menor índice entre os estados brasileiros.”
(ARAÚJO, R.; MAGNOLI, D. A Nova Geografa. Ed. Moderna.)

Assinale a alternativa que indica as causas dessa grande mudança no crescimento populacional do Paraná.
a) O crescimento do tamanho médio das propriedades e a mecanização agrícola.

b) A fragmentação das grandes unidades rurais em novas pequenas propriedades de terra, acompanhada pela melhoria da infraestrutura para o escoamento da produção do pequeno agricultor.

c) A ampliação de oportunidades econômicas na região rural do Estado e o deslocamento de parte da população urbana das médias e pequenas cidades do interior para as áreas rurais para trabalhar no cultivo de soja.

d) A estabilidade da política agrária, sobretudo no que concerne aos incentivos e subsídios ao pequeno trabalhador rural e o consequente crescimento de sua renda familiar.

e) A instalação de assentamentos rurais destinados a retomar a cultura do café e o aumento da necessidade de mão-de-obra no campo.


Questão 06. (UERJ). O Espaço Agrário Brasileiro:

mapa dos conflitos em torno da propriedade da terra no Brasil

Conflitos no Campo Brasil 1997. Comissão Pastoral da Terra.

O mapa acima mostra a distribuição espacial de conflitos em torno da propriedade da terra no Brasil.

Observando a diferenciação por estados e regiões e traçando um paralelo com as características da agricultura brasileira, é possível afrmar que os conflitos ocorram principalmente em
a) áreas em processo de modernização agrícola e expansão da agroindústria.
b) estados administrados pela oposição ao governo federal e em crise econômica.
c) regiões de maior densidade demográfica e crescimento populacional acelerado.
d) periferias das grandes metrópoles e áreas urbanas em processo de rápida expansão.


Questão 07. (UFC) A partir de 1970, surgiram novas culturas no espaço agrário brasileiro, como, por exemplo, a soja. Sobre esse produto, assinale a alternativa correta.

a) Cultura produzida por grandes empresas rurais e destinada, principalmente, ao mercado externo.
b) Cultura produzida em pequenas propriedades e, principalmente, para o mercado interno.
c) Cultura de subsistência, produzida, principalmente, na região Centro-Oeste do país.
d) Cultura produzida em escala comercial e dominante na Zona da Mata nordestina.
e) Cultura produzida em escala familiar utilizando muita mão-de-obra.


Questão 08. (UFPE) As afirmativas a seguir abordam certos aspectos do tema Agricultura Brasileira. Analise-as e coloque V ou F.

( ) A expansão cafeeira, iniciada no Rio de Janeiro e atingindo seu apogeu no deslocamento pelas terras do oeste paulista, propiciou as transformações econômicas, sociais e políticas fundamentais ao país, durante e após o Império.

( ) Apesar de ter no Sudeste e no Sul do Brasil uma agricultura que utiliza sistemas agrícolas mais adiantados, de uma maneira geral, a agricultura brasileira ainda apresenta amplos espaços com um baixo nível tecnológico.

( ) O país possui condições geográficas bastante favoráveis ao desenvolvimento das atividades agrícolas, uma vez que dispõe de amplas terras agricultáveis e climas que vão do equatorial ao frio.

( ) A acumulação de capitais oriundos da expansão cafeeira determinou a aceleração do processo de industrialização e urbanização em São Paulo e em outras áreas do Brasil.

( ) Para o colonizador português, a escolha da Zona da Mata do Nordeste, como área produtora da agroindústria açucareira, foi devida apenas às condições edáficas ali encontradas, como por exemplo o solo massapê.


Questão 09. (UFPR). O Espaço Agrário Brasileiro: “Em 1964, o Estatuto da Terra estabeleceu o conceito de ‘módulo rural’ para orientar a política de reforma agrária, o qual consiste numa propriedade com extensão de terra suficiente para oferecer condições de vida adequadas para uma família de quatro membros adultos. Isso significa que o tamanho de um módulo rural varia de região para região, dependendo da fertilidade do solo, da localização da propriedade em relação aos mercados consumidores e do tipo de produto cultivado na região. Desse modo, foi possível classificar os vários tipos de propriedades rurais conforme suas dimensões em relação ao módulo rural definido para a região onde cada propriedade se localiza.”
(MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografa Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998. p. 280. Adaptado.)

O texto acima mostra que, na política de reforma agrária, o importante não é o tamanho da propriedade em si, mas o uso que se faz dela. Sobre o assunto, e seguindo os critérios usados para fins de reforma agrária, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
( ) O minifúndio é um tipo de propriedade com extensão inferior ao módulo rural da região, sendo portanto impróprio para gerar renda suficiente ao sustento digno de uma família de tamanho médio.

( )O latifúndio por dimensão é um tipo de propriedade com tamanho superior a 600 vezes o módulo rural da região e produção agroindustrial em larga escala.

( ) O latifúndio por exploração tem como principal característica a improdutividade, já que a área desse tipo de latifúndio é destinada sobretudo à especulação imobiliária.

( ) A empresa rural é um tipo de propriedade explorada de forma inadequada; utiliza intensamente agrotóxicos e técnicas agrícolas que degradam a fertilidade dos solos, sendo por isso objeto de desapropriação para fins de reforma agrária.


Questão 10. (UFRGS). O Espaço Agrário Brasileiro: Sobre a agricultura brasileira são feitas as seguintes afirmações.

I. A mecanização da agricultura é uma das manifestações da modernização agrícola, e trouxe consigo o êxodo rural.

II. A estrutura fundiária brasileira mantém-se excludente, na medida em que privilegia o grande capital e as culturas de exportação, em detrimento da agricultura familiar.

III. A reforma agrária é atualmente uma das grandes questões sociais e políticas do Brasil, congregando vários setores da sociedade e partidos políticos.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das questões de geografia sobre o Espaço Agrário Brasileiro:

01. B;
02. C;
03. C;
04. C;
05. A;
06. A;
07. A;
08. V, V, F, V, F;
09. V, V, V, F;
10. E

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário