11 Atividades sobre a Região Centro-Oeste do Brasil

Questão 01. Região Centro-Oeste: (FGV-2003) “Em uma tentativa de aumentar as ligações desta região com o resto do território nacional e também com os países vizinhos, na última década o poder público e a iniciativa privada realizaram quatro grandes empreendimentos. A região ganhou uma rota para o Pacífico, atravessando o Peru, uma ferrovia ligando-a ao Porto de Santos e duas hidrovias, uma que faz a ligação com o Sul e a outra com o Norte. O resultado é um explosivo crescimento econômico e populacional.”
Fonte: Revista Veja, Edição Especial, Maio de 2002, p. 32.

O texto refere-se às transformações espaciais observadas na região:
A) Norte.
B) Nordeste.
C) Centro-Oeste.
D) Sul
E) Sudeste


Questão 02. Fuvest-1995) Assinale a alternativa que associa, de forma correta, a área da Centro-Oeste, com a atividade mais importante aí praticada:

a) Chapada dos Guimarães / coleta de babaçu.
b) sul de Mato Grosso do Sul / mineração de quartzo.
c) Serra dos Parecis / extração de manganês.
d) Planície do Pantanal / criação extensiva de gado.
e) Espigão Mestre / extração de “látex”.


Questão 03. (Enem) Um professor, durante uma aula de Geografia que abordava o Centro-Oeste, pediu aos alunos que falassem sobre fatos que caracterizam a região. Aninha, Bibi, Camila, Dudu e Rodrigo foram escolhidos para falar sobre a área. Assinale aquele que foi correto em sua colocação.

A) Aninha – O relevo da região, localizada no Planalto Central, caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, que originaram chapadões. A oeste do estado de Mato Grosso do Sul e a sudoeste de Mato Grosso, encontra-se a depressão do Pantanal Mato-grossense, cortada pelo Rio Paraná e sujeita a cheias durante parte do ano.

B) Bibi – A agroindústria é o setor mais importante da economia da região Centro-Oeste. Os solos da região são bastante ácidos, porém respondem bem à correção. Ela é a uma grande produtora de grãos como a soja. O Centro-Oeste possui também o maior rebanho bovino do país, localizado principalmente no Mato Grosso do Sul.

C) Camila – O clima da região é tropical semiárido, com frequentes chuvas de verão, fato que demanda a retirada do gado das regiões de relevo mais rebaixado durante as cheias. A vegetação é formada predominantemente pelo domínio do Cerrado, caracterizado pela homogeneidade vegetacional e pela grande diversidade de fauna.

D) Dudu – É a região em que está situado o Pantanal. Essa área corresponde à maior planície fluvial do mundo, rica em biodiversidade de fauna e flora. A pecuária causa poucos danos ao ambiente pantaneiro, pois o gado utiliza as pastagens naturais da região, dispensando técnicas modernas de criação.

E) Rodrigo – A depressão do Pantanal está situada no estado do Mato Grosso do Sul. A paisagem pantaneira é marcada por grande biodiversidade de espécies vegetais e de fauna. Nessa área, os campos cerrados dividem espaço com a floresta, que se torna mais úmida a medida que a vegetação avança em direção à porção meridional do estado.


Questão 04. (UFV-2002) Sobre o Pantanal Mato-grossense é CORRETO afirmar que:

a) tem uma vegetação muito homogênea, predominando espécies típicas da floresta equatorial.
b) possui solos com alta fertilidade natural própria para agricultura intensiva.
c) apresenta rios encachoeirados e com grande vazão, por ser uma região montanhosa.
d) constitui uma região de transição onde se encontram características de vários domínios ecológicos brasileiros como cerrado, floresta e campo.
e) localiza-se no extremo leste do país, o que facilita o acesso de turistas.


Questão 05. Região Centro-Oeste: (FUVEST-2009) Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.

I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.

II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.

III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.

Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.


Questão 06. Região Centro-Oeste: (UEG–2009) O desenvolvimento da agricultura nas áreas de chapadões do Brasil Central, a partir da década 1970, deveu-se à:

A) elevação dos preços dos produtos agrícolas no mercado internacional e à desvalorização do dólar no mercado interno brasileiro.

B) implantação de uma política ambiental que possibilitou o aumento da produção e da produtividade.

C) modernização da agricultura favorecida pelas políticas de incentivos governamentais.

D) política nacional agrícola de preços mínimos do Governo Federal que deu segurança e financiamento aos pequenos produtores.


Questão 07. (FGV-2004) Considere os textos apresentados abaixo.

Região I – A década de 70 marca uma profunda transformação nas estruturas de pequenas propriedades familiares, em função tanto do esgotamento dos espaços rurais pioneiros, já inteiramente ocupados, quanto da forte concentração da propriedade da terra ocorrida com o avanço das áreas sojicultoras altamente mecanizadas.

Região II – O predomínio de latifúndios pecuaristas, do tipo extensivo, a progressiva ocupação das áreas de cerrado pela moderna agricultura mecanizada de grãos tendem a reforçar a tradicional estrutura de grandes propriedades poupadoras da mão-de-obra existente na região.

Os textos referem-se a processos que, no Brasil, provocaram o êxodo rural e conseqüente aumento de população urbana nas regiões I e II, que são, respectivamente:
a) Sul e Centro-Oeste.
b) Sul e Sudeste.
c) Centro-Oeste e Norte.
d) Sudeste e Norte.
e) Norte e Nordeste.


Questão 08. (Vunesp-2003) O Brasil, de importador de algodão na década de noventa do século XX, passou a ter exportações significativas na atualidade. No mapa, estão destacados os estados produtores de algodão para exportação.

mapa estados produtores de algodão para exportação

Utilizando seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa que indica corretamente a vegetação nativa da área, o sistema de cultivo e as técnicas principais empregadas.

a) Campos de altitude, rotação de terras, baixa mecanização.
b) Coníferas, rotação de cultura algodão/cana-de-açúcar, baixa mecanização.
c) Gramíneas, rotação de terras, tração animal.
d) Floresta caducifólica, rotação de culturas com pastagens artificiais, alta mecanização.
e) Cerrado, rotação de cultura algodão/soja, alta mecanização.


Questão 09. (UEG–2009) A produção canavieira vem se expandindo no Brasil devido à demanda por novos combustíveis e pela lucratividade do setor. Em Goiás, a expansão da produção canavieira está em ascensão: em 2007, existiam 15 usinas; em 2008, já eram 25 e a previsão, para 2009, é de implantação de mais 120 usinas. No entanto, vários estudos demonstram os impactos ambientais desta expansão. Ela atinge a qualidade do ar e do clima por causa da queima da palha da cana, do suprimento e da qualidade da água, bem como pela expansão da fronteira agrícola, diminuindo assim a biodiversidade e produzindo a contaminação do solo e dos recursos hídricos devido ao uso de fertilizantes e defensivos agrícolas. Outro impacto é o decorrente do desgaste do solo por causa das queimadas, do uso de fertilizantes e de defensivos agrícolas. Outros estudos apontam os impactos sociais sobre a população, tais como o emprego informal, as condições de trabalho desfavoráveis, a baixa remuneração e a deterioração da saúde coletiva.

Tendo em vista a expansão da produção canavieira em Goiás e seus impactos socioambientais, é CORRETO afirmar:
A) Os impactos ambientais da expansão da produção canavieira são relativamente pequenos e não comprometem seu prosseguimento e nem atingem negativamente a população e o desenvolvimento econômico e social, nem a curto, nem a longo prazos.

B) Os impactos ambientais produzidos pela expansão da produção canavieira são menores do que aqueles produzidos por outras monoculturas, tais como as culturas de soja e eucalipto, ou mesmo pela pecuária.

C) Os impactos ambientais geram novos problemas sociais, atingindo a saúde coletiva e a força de trabalho, e intensificação de custos sociais.

D) Os impactos ambientais comprometem a expansão da produção canavieira, promovendo uma situação na qual se torna necessária uma nova monocultura em substituição a ela.


Questão 10. (UESC-BA)
Há um grande Pantanal
Com uma biodiversidade
Que não há outra igual.
As águas correm lentamente
Revelando sua mansidão
Criando grandes lagos
Nas cheias da região
Favorecendo a fauna e a flora
Desse pedaço de chão.

Com base nas informações dos versos e nos conhecimentos sobre o Pantanal e a região Centro-Oeste, é CORRETO afirmar:
A) A região Centro-Oeste é a mais extensa do Brasil e a que possui o maior número de estados.

B) A biodiversidade destacada nos versos é resultante do isolamento da região, devido ao deficiente sistema viário.

C) O processo de erosão, na planície do Pantanal, é maior que o de sedimentação, devido às cheias que ocorrem na região.

D) A planície do Pantanal é de formação geológica recente e é banhada por rios de planície.


Questão 11. Região Centro-Oeste: (UEMS–2010) Considere o mapa intitulado “A última fronteira: expansão da cana pode atingir borda do Pantanal”, para responder à questão a seguir.
A última fronteira Expansão da cana pode atingir borda do Pantanal

Expansão da cana brasil

Fonte: FOLHA DE S. PAULO, 11 abr. 2009.

Com base nas informações do mapa, analise as afirmativas a seguir.
I. Transformações socioespaciais decorrentes da expansão do setor sucroalcooleiro na área de planalto apresentam-se como um elemento complicador à manutenção da qualidade ambiental da Planície Pantaneira.

II. O avanço do plantio de cana-de-açúcar na área do planalto configura-se como uma condição preocupante para a manutenção da qualidade hídrica dos rios pantaneiros; isso se deve, principalmente, ao fato de haver uma relação de interdependência nos sistemas hidrográfico e pluvial das áreas do planalto e da planície.

III. A expansão do plantio de cana-de-açúcar na área do planalto reflete o crescimento do setor sucroalcooleiro no país. Esse crescimento tem ligação direta com política internacionais, que priorizam a diminuição da emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.

É VERDADEIRO o que se afirma em:
A) I, II e III.
B) I e III apenas.
C) II e III apenas.
D) III apenas.


🔵 >>> Confira todos os nossos simulados com exercícios sobre a Geografia do Brasil.


Gabarito com as respostas dos exercícios de Geografia do Brasil sobre a Região Centro-Oeste:

01. C;
02. D;
03. B;
04. D;
05. D;
06. C;
07. A;
08. E;
09. C;
10. D;
11. A;

Deixe um comentário