Lista com 11 Exercícios sobre o Helenismo com Gabarito

01. Exercícios sobre o Helenismo: USC-SP–2009 – Os antigos gregos autodenominavam-se helenos e a seu país chamavam Hélade. Nunca chamaram a si mesmos de gregos, nem à sua civilização, Grécia, pois essas palavras são latinas, tendo sido a eles atribuídas pelos romanos. É correto afirmar, com relação aos aspectos socioculturais da Grécia Antiga, que

A) a cultura grega foi muito influenciada pelas crenças religiosas. Os gregos eram politeístas, a religião não impunha verdades absolutas e os deuses eram dotados de poderes sobrenaturais.

B) Esparta era uma cidade de caráter militarista e oligárquico, e a educação tinha por finalidade formar, inclusive, meninas guerreiras, com direito de participação na vida política.

C) a oligarquia militarista, em Esparta, e a democracia aristocrata, em Atenas, foram retratadas nas obras imortais Odisseia e Ilíada, de Homero.

D) os escravos das cidades-estado geralmente eram gregos capturados nas cidades da costa marítima. Eram utilizados em todas as atividades produtivas e seu dono possuía plenos poderes sobre eles, podendo castigá-los ou matá-los.

E) foi uma sociedade aberta aos estrangeiros, pois os helenos (gregos) costumavam chamar de bárbaros apenas os espartanos, por apresentarem costumes diferentes dos seus.


02. Cefet-PR Culturalmente, o resultado das campanhas de Alexandre da Macedônia foi a fusão da cultura grega com a oriental, criando uma nova forma de expressão, que se denominou helenismo. Nesta fase:

I. a arquitetura adquiriu luxo e grandiosidade, representados pelo farol de Alexandria, no Egito, e pela colossal estátua de Apolo, em Rodes;

II. a política reafirmou as conquistas de liberdade e direitos que melhor fundamentaram a democracia;

III. a filosofia criou novas doutrinas, surgindo o estoicismo, o epicurismo e o ceticismo.

Analisando o texto acima, assinale:
a) se apenas as proposições I e II forem corretas;
b) se apenas as proposições II e III forem corretas;
c) se apenas as proposições I e III forem corretas;
d) se todas as proposições forem corretas;
e) se todas as proposições forem incorretas.


03. Exercícios sobre o Helenismo: Unifor-CE Culturalmente, o resultado das campanhas de Alexandre foi a fusão da cultura grega com a oriental, transformando uma e outra numa nova expressão, que se denominou helenismo. Sobre a cultura helenística pode-se afirmar que:

a) manteve e consolidou os ideais grego de beleza, equilíbrio e harmonia retratado nas obras clássicas de escultura, pintura e arquitetura.

b) deixou como legado a idéia de leis e princípios universais regulando a natureza, as quais podem ser conhecidas pelo pensamento humano.

c) desenvolveu o monumentalismo, pessimismo, negativismo e relativismo, abandonando a concepção clássica de que o “homem é a medida de todas as coisas”.

d) tratou a história com espírito científico, separando as lendas dos fatos, buscando suas causas e seu fim, na tentativa de fazer uma análise equilibrada dos fatos.

e) baseou-se nos princípios do cristianismo, influenciando as idéias religiosas dos povos conquistados.


04. FAAP-SP
Em 334 a.C., Alexandre Magno lançou-se à conquista de um vasto império. Gregos e orientais, num processo de mutualidade, geraram uma nova e brilhante civilização, nascida dos escombros de outras. Com relação a esse período, perguntamos:

a) de que civilização falamos?
b) quais as mais importantes correntes filosóficas dessa época?


05. UECE – Como característica do helenismo, podemos assinalar corretamente:
a) a propagação da cultura grega durante o “período de ouro”, século V a.C.
b) a incorporação da cultura grega pelos romanos, apesar da conquista da Grécia e da escravização dos gregos.
c) a expansão da cultura grega pelo ocidente europeu após as conquistas de Alexandre, o Grande.
d) a fusão da cultura grega com a cultura oriental, favorecendo o progresso, ao mesmo tempo, das ciências exatas e do misticismo.


06. Exercícios sobre o Helenismo: Fuvest-SP
Cada um deve observar as religiões e os costumes, as leis e as convenções, os dias festivos e as comemorações que observavam nos dias de Dario. Cada um deve permanecer persa em seu modo de vida, e viver em sua cidade (…). Porque eu desejo tornar a terra bastante próspera e usar as estradas persas como pacíficos e tranqüilos canais de comércio.
Edito de Alexandre para os cidadãos das cidades persas conquistadas. 331 a. C.

A partir do texto, responda:
a) Quem foi Alexandre e quais os objetivos de suas conquistas?
b) Indique algumas características do helenismo.


07. Exercícios sobre o Helenismo: Modelo Enem

A cultura helenística caracterizou-se como:
a) o desenvolvimento das artes e letras entre os atenienses.
b) o amálgama da cultura grega e da oriental.
c) a cultura dos helenos e hunos.
d) a fusão das culturas orientais.
e) apenas a fundação de centros culturais no Oriente.


08. Modelo Enem
Assinale a alternativa correta.

O período helenístico foi uma fase da cultura grega que corresponde à época:
a) descrita por Homero em suas obras Ilíada e Odisséia.
b) desde a conquista de Alexandre até a dominação romana na Grécia.
c) em que Sócrates expôs suas doutrinas a seus discípulos prediletos: Platão e Xenofonte.
d) em que viveu o primeiro historiador, Heródoto.
e) descrita por Cícero em sua obra De Oratore.


09. UEPG-PR
Sobre a cultura helenística, assinale o que for correto.

01. As cidades foram os grandes espaços de florescimento da cultura helenística. Atenas continuou servindo de modelo às demais, tornando-se importante pólo de atração internacional.

02. A expansão geográfica realizada a partir das conquistas de Alexandre possibilitou o surgimento e o desenvolvimento de outros importantes centros urbanos como Alexandria, no Egito, e Pérgamo, na Ásia Menor.

04. Um traço inovador da cultura helenística foi a intervenção direta do Estado nas atividades culturais, criando instituições que funcionaram como centros de produção cultural, escolas e museus.

08. Mesmo que a designação helenística seja usada para salientar a influência oriental na cultura grega, reconhece-se que a identidade grega prevaleceu e, posteriormente, expandiu-se pelo mundo.

16. Alexandre conseguiu consolidar um império coeso e uniforme que, pela sua estrutura, manteve-se íntegro por longo tempo.
Some os números dos itens corretos.


10. UFPR
O período helenístico foi marcado pelas conquistas de Alexandre, o Grande, cujo império se estendia do Ocidente ao vale do Indo, e pela fusão de elementos culturais gregos e orientais.

Comente as principais características da cultura helenística e sua importância para o mundo mediterrâneo.

11. Exercícios sobre o Helenismo: FGV – O período helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização grega. Entre suas características, podemos destacar:

a) O desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das atividades políticas das cidades-Estado, faziam do problema ético o centro de suas preocupações visando, principalmente, ao aprimoramento interior do ser humano.

b) Um completo afastamento da cultura grega com relação às tradições orientais, decorrente, sobretudo, das rivalidades com os persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros todos os povos que não falavam o seu idioma.

c) A manutenção da autonomia das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.

d) A difusão da religião islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das cidades-Estado gregas.

e) O apogeu da cultura helênica representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o estabelecimento da democracia ateniense.


🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com a resposta do simulado com Exercícios sobre o Helenismo para passar no Enem e Vestibular:

01. A;
02. C;
03. C;

04. A) Civilização helenística.
B) Epicurismo, com Epicuro, e estoicismo, com Zenon.

05. D;

06. A) Alexandre foi o rei da Macedônia que construiu um vasto império e é considerado um dos fundadores da chamada civilização helenística. Alexandre, provavelmente, tinha por finalidade colocar um vasto território sob seu controle, mas, ao mesmo tempo, como pode-se observar no texto do enunciado, preservar a identidade de cada um dos povos dos territórios conquistados. De acordo com o texto, as conquistas visavam “tornar a terra bastante próspera e usar as estradas persas como pacíficos e tranqüilos canais de comércio”.

B) O helenismo significou a fusão das culturas grega e oriental que floresceram no Mediterrâneo oriental e Oriente Médio em seguida às conquistas de Alexandre. Difundiu-se desde a península Itálica até a Índia e a Ásia Central. Desenvolveu-se, sobretudo, entre o período da morte de Alexandre (323 a.C.) até a época do domínio romano no Oriente (30 a.C.), portanto por cerca de três séculos. Essa civilização exerceu influência sobre o Império Romano do Ocidente e sobre o Império Bizantino. Caracterizou-se por ser uma civilização híbrida, de caráter “mundial”, com uma forte economia mercantil, urbanizada, e tinha como valores importantes a valorização do indivíduo e o respeito às diferenças.

07. B;
08. B;
09. 15 (01 + 02 + 04 + 08);

10. A cultura helenistica surgiu da junção da cultura grega (helênica) com a cultura dos povos orientais e foi de grande importância na preparação para a dominação romana em todo o Mediterrâneo.

11. A

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário