Questão 01 sobre Gestão de Mudanças: (ESAF / MTUR – 2014). “Mudança significa a passagem de um estado para outro diferente” (Chiavenato, 2003). Com base nessa afirmativa, selecione a opção incorreta.
a) A mudança é uma transição de uma situação para outra diferente, implicando em uma transformação.
b) A mudança pode significar uma perturbação, mas não significará interrupção em nenhuma hipótese.
c) Do ponto de vista humano, a mudança é uma decorrência da aprendizagem.
d) A mudança ocorre quando há a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos.
e) Quando as forças de resistência são maiores que as de suporte à mudança, a mudança é malsucedida.
Questão 02. (ESAF / STN – 2013) O processo de mudança constitui-se de três fases: descongelamento, mudança e recongelamento. Entre as definições a seguir, está(ão) correta(s):
I. Descongelamento é a fase em que novas ideias e práticas são experimentadas.
II. Mudança é a fase em que ocorre a abdicação do padrão atual de comportamento para ser substituído por um novo.
III. Recongelamento é a fase em que as novas ideias são incorporadas no comportamento.
a) I
b) I e III
c) I e II
d) II e III
e) III
Questão 03 sobre Gestão de Mudanças: (ESAF / RFB – 2012). Analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.
I. Uma mudança planejada é orientada para aprimorar a capacidade de adaptar-se ao novo ambiente e mudar o comportamento dos empregados.
II. Um executivo sênior, agente de mudança, deve se concentrar em quatro aspectos: estrutura, tecnologia, arranjo físico e pessoas.
III. A resistência à mudança é sempre individual e surge em decorrência de ameaças à relação de poder.
a) C – C – E
b) C – E – C
c) E – C – C
d) E – E – C
e) E – C – E
Questão 04. (ESAF / MPOG – 2010) Assinale a opção incorreta.
a) Ao adotar um modelo de sistema fechado, a organização tende a ser conduzida, gradativamente, a níveis cada vez mais altos de entropia e desagregação.
b) As pessoas não resistem necessariamente a mudanças.
c) Uma organização pode mudar em função do produto, mas não em função do mercado, sob pena de transmutar-se em uma nova organização.
d) De uma forma geral, as abordagens teóricas sobre mudança organizacional sugerem a necessidade de incorporação de processos mais democráticos e participativos.
e) Mesmo organizações públicas, com suas amarras legais e burocráticas, são passíveis de mudanças causadas pelo ambiente.
Questão 05 sobre Gestão de Mudanças: (ESAF / MPOG – 2009). Ao ser designada (o) como responsável por um processo de mudança organizacional, você saberá ser capaz de fazê-lo desde que não incorra no seguinte erro conceitual:
a) no âmbito da administração pública, o marco legal-burocrático constitui-se em um forte limitador para a implementação de mudanças que, de regra, na administração privada, dependeriam apenas da visão do agente de mudanças.
b) mudanças causam os mais diferentes tipos de reação dos atores organizacionais, desde a adesão imediata à proposta de mudança até à resistência completa a qualquer tipo de mudança, sendo esta a mais frequente.
c) a resistência à mudança pode se dar nos âmbitos individual e organizacional.
d) embora fundamental em um processo de mudança, o papel da alta gerência não pode ser considerado como fator determinante de sucesso.
e) mudanças que implicam em alterações na estrutura organizacional, com reflexo nos níveis de autoridade e responsabilidade, decorrem, quase sempre, da introdução de novas tecnologias.
Questão 06. (ESAF / MPOG – 2009) Um processo de mudança organizacional cujo objetivo prioritário seja perseguir, de um lado, a motivação, atitudes, comportamentos individuais, satisfação pessoal e profissional e, de outro lado, a coesão e a identidade interna, introduzindo novos valores e hábitos a serem compartilhados coletivamente, deve ser analisado sob a ótica das seguintes perspectivas:
a) humana e política.
b) cultural e política.
c) humana e estrutural.
d) cultural e estrutural.
e) humana e cultural.
Questão 07 sobre Gestão de Mudanças: (ESAF / MPOG – 2009). No campo da gestão da informação e do conhecimento, é correto afirmar que:
a) o conhecimento tácito pode, no todo ou em parte, ser explicitado.
b) classifica-se como tácito o conhecimento disponível em livros, revistas e outros meios de fácil acesso.
c) todo conhecimento explícito tende a se transformar em conhecimento tácito.
d) a gestão do conhecimento está voltada, prioritariamente, para o trato do conhecimento explícito.
e) a gestão da informação está voltada, prioritariamente, para o trato do conhecimento tácito.
Questão 08. (ESAF / MPOG – 2008). Embora não seja uma abordagem nova, a “gestão do conhecimento” ainda provoca, ao mesmo tempo, um intenso debate sobre o seu significado, e pouco eco no âmbito das organizações públicas brasileiras. Os conceitos abaixo apresentados são centrais à compreensão desse novo modelo de gestão. Examine os enunciados e indique a resposta correta.
I. Dados são um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos e que, em um contexto organizacional, são utilitariamente descritos como registros estruturados de transações, mas nada dizem sobre a própria importância ou relevância.
II. Informações são dados interpretados, dotados de relevância e propósito, portanto, significado, ou seja: a informação visa a modelar a pessoa que a recebe no sentido de fazer alguma diferença em sua perspectiva ou insight.
III. O conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças, compromissos e ação. O conhecimento é função de uma atitude, perspectiva ou intenção, é específico ao contexto e é relacional.
IV. A gestão do conhecimento está intrinsecamente associada à gestão da informação, que, por sua vez, refere-se às ferramentas, metodologias e técnicas utilizadas para a coleta, o armazenamento, o processamento, a classificação e a utilização de dados.
a) Todos os enunciados estão corretos.
b) Somente o enunciado 3 está incorreto.
c) Os enunciados 2 e 3 estão incorretos.
d) Somente o enunciado 4 está incorreto.
e) Os enunciados 1 e 4 estão incorretos.
Questão 09. (ESAF / STN – 2008) Na disseminação do conhecimento, as interações que ocorrem entre o conhecimento tácito e explícito são classificadas em: socialização, externalização, combinação e internalização. Analise as opções que se seguem e assinale a correta.
a) Na socialização e na combinação, acontece a conversão do conhecimento explícito para tácito.
b) Na internalização, assim como na externalização, o conhecimento se converte de tácito para explícito.
c) Na socialização e na internalização, não acontece conversão de conhecimento por interações tácitas.
d) Na internalização e na combinação, o conhecimento convertido é o explícito.
e) Na combinação e na externalização, acontece a conversão do conhecimento explícito para tácito.
Questão 10 sobre Gestão de Mudanças: (ESAF / STN – 2005). Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir:
Por gestão do conhecimento se entende um processo integrado que se destina a:
a) criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização.
b) criar habilidades e organizar treinamentos em serviço para melhorar o desempenho global da organização.
c) criar, organizar e disseminar informações para melhorar o desempenho global dos empregados.
d) criar habilidades e organizar treinamentos em serviço para melhorar o desempenho global do nível gerencial.
e) criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global do nível gerencial.
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Gabarito com as respostas das questões sobre Gestão de Mudanças:
01. B;
02. E;
03. A;
04. C;
05. E;
06. E;
07. A;
08. D;
09. D;
10. A
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína