Avaliação e Gestão do Desempenho Administração Exercícios

01. (ESAF / STN 2013). Avaliação e Gestão do Desempenho:

Analise as opções a seguir relativas aos Métodos Tradicionais de Avaliação do Desempenho e assinale a correta.

a) Método de escolha forçada é baseado em uma tabela de dupla entrada.  Nas linhas estão os fatores de avaliação, que constituem comportamentos e atitudes, e nas colunas estão os graus de variação daqueles fatores.

b) Método de escalas gráficas consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam aspectos do

comportamento.

c) Pesquisa de campo é um dos métodos tradicionais mais completos de avaliação de desempenho e se desenvolve em quatro etapas: entrevista inicial, entrevista de análise complementar, planejamento e acompanhamento de resultado.

d) Método de frases descritivas é um método tradicional de avaliação de desempenho que se baseia em desempenho altamente positivo ou altamente negativo.

e) Método de escolha forçada é diferente do método de frases descritivas por não exigir obrigatoriedade na escolha das frases. O avaliador assinala as frases positivamente ao desempenho do subordinado e negativamente ao oposto do seu desempenho.

 

 

02. (ESAF / DNIT 2013). Avaliação e Gestão do Desempenho:

Leia as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. A avaliação de desempenho é um tema que há muito tempo tem sido objeto de estudo na área de gestão de pessoas, embora na prática

organizacional ainda seja uma questão bastante controvertida. Avaliar é algo difícil, mas extremamente necessário.

II. A avaliação de desempenho é um instrumento que permite avaliar a atuação da força de trabalho, objetivando prever comportamentos futuros e levando em conta o potencial humano disponível nas organizações.

III. As causas do mau desempenho no trabalho são devidas unicamente ao trabalhador.

IV. Os erros mais comuns em uma avaliação de desempenho são o efeito halo, a leniência, o erro de tendência central, a falsidade e o critério único.

 

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) As afirmativas II e III estão corretas.

d) As afirmativas III e IV estão corretas.

e) As afirmativas I e III estão corretas.

 

Governança Corporativa e Comunicação Exercícios.

 

03. (ESAF / STN 2013). Avaliação e Gestão do Desempenho:

A avaliação de desempenho 360º é feita de modo circular pelo gerente, colegas e pares, subordinados, clientes internos e externos, fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado. Todas as afirmativas a seguir apontam dificuldades da avaliação 360º, exceto:

a) a organização precisa saber quais competências deseja manter, as que necessita adquirir, e desenvolver para alcançar resultados.

b) a pessoa precisa ter clareza do que se espera dela, das metas e objetivos.

c) o modelo requer sensibilizar e estimular a participação de todos no processo de avaliação.

d) a retroação fornecida pelo entorno permite o autodesenvolvimento do avaliado.

e) cultura paternalista presente na organização.

 

 

04. (ESAF / CVM 2010). Avaliação e Gestão do Desempenho:

Em relação aos métodos de avaliação do desempenho, segundo Chiavenato (1989), é considerada uma vantagem do Método de Pesquisa de Campo:

a) permitir aos avaliadores um instrumento de avaliação de fácil entendimento e aplicação simples.

b) proporcionar pouco trabalho ao avaliador no registro de avaliação, simplificando-o enormemente.

c) ser um método fundamentalmente comparativo e discriminativo.

d) proporcionar resultados mais confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais, pois elimina o efeito da estereotipação.

e) ser o método mais completo de avaliação.

 

 

05. (ESAF / CVM – 2010). Avaliação e Gestão do Desempenho:

A Avaliação 360º é um método

a) que se baseia no fato de que, no comportamento humano, existem certas características extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracasso).

b) que consiste na utilização de retornos que incluem diversas fontes que tentam captar o maior número de canais e direções.

c) que enfatiza o desempenho futuro, ou melhor, as potencialidades ou as características do avaliado as quais facilitarão que amanhã este assuma tarefas e atividades que lhe serão atribuídas por vários canais e direções.

d) que se baseia na comparação periódica entre os resultados fixados (ou esperados) para cada funcionário e os resultados efetivamente alcançados.

e) desenvolvido com base em entrevistas com o superior hierárquico. É amplo e permite, além de um diagnóstico do desempenho do empregado, a possibilidade de planejar juntamente com o supervisor seu desenvolvimento.

 

 

Confira a nossa lista completa de exercícios sobre Administração.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre Avaliação e Gestão do Desempenho:

01. C
02. B
03. D
04. E
05. B

Deixe um comentário