Gestão de Mudanças e Conhecimento Simulado

01. (ESAF / MTUR 2014). Gestão de Mudanças:

“Mudança significa a passagem de um estado para outro diferente” (Chiavenato, 2003). Com base nessa afirmativa, selecione a opção incorreta.

a) A mudança é uma transição de uma situação para outra diferente, implicando em uma transformação.

b) A mudança pode significar uma perturbação, mas não significará interrupção em nenhuma hipótese.

c) Do ponto de vista humano, a mudança é uma decorrência da aprendizagem.

d) A mudança ocorre quando há a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos.

e) Quando as forças de resistência são maiores que as de suporte à mudança, a mudança é malsucedida.

 

 

02. (ESAF / STN 2013) O processo de mudança constitui-se de três fases: descongelamento, mudança e recongelamento. Entre as definições a seguir, está(ão) correta(s):

I. Descongelamento é a fase em que novas ideias e práticas são experimentadas.

II. Mudança é a fase em que ocorre a abdicação do padrão atual de comportamento para ser substituído por um novo.

III. Recongelamento é a fase em que as novas ideias são incorporadas no comportamento.

a) I

b) I e III

c) I e II

d) II e III

e) III

 

 

03. (ESAF / RFB 2012). Gestão de Mudanças:

 Analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.

I. Uma mudança planejada é orientada para aprimorar a capacidade de adaptar-se ao novo ambiente e mudar o comportamento dos empregados.

II. Um executivo sênior, agente de mudança, deve se concentrar em quatro aspectos: estrutura, tecnologia, arranjo físico e pessoas.

III. A resistência à mudança é sempre individual e surge em decorrência de ameaças à relação de poder.

a) C – C – E

b) C – E – C

c) E – C – C

d) E – E – C

e) E – C – E

 

 

04. (ESAF / MPOG 2010) Assinale a opção incorreta.

a) Ao adotar um modelo de sistema fechado, a organização tende a ser conduzida, gradativamente, a níveis cada vez mais altos de entropia e desagregação.

b) As pessoas não resistem necessariamente a mudanças.

c) Uma organização pode mudar em função do produto, mas não em função do mercado, sob pena de transmutar-se em uma nova organização.

d) De uma forma geral, as abordagens teóricas sobre mudança organizacional sugerem a necessidade de incorporação de processos mais democráticos e participativos.

e) Mesmo organizações públicas, com suas amarras legais e burocráticas, são passíveis de mudanças causadas pelo ambiente.

 

 

05. (ESAF / MPOG 2009). Gestão de Mudanças:

Ao ser designada (o) como responsável por um processo de mudança organizacional, você saberá ser capaz de fazê-lo desde que não incorra no seguinte erro conceitual:

a) no âmbito da administração pública, o marco legal-burocrático constitui-se em um forte limitador para a implementação de mudanças que, de regra, na administração privada, dependeriam apenas da visão do agente de mudanças.

b) mudanças causam os mais diferentes tipos de reação dos atores organizacionais, desde a adesão imediata à proposta de mudança até à resistência completa a qualquer tipo de mudança, sendo esta a mais frequente.

c) a resistência à mudança pode se dar nos âmbitos individual e organizacional.

d) embora fundamental em um processo de mudança, o papel da alta gerência não pode ser considerado como fator determinante de sucesso.

e) mudanças que implicam em alterações na estrutura organizacional, com reflexo nos níveis de autoridade e responsabilidade, decorrem, quase sempre, da introdução de novas tecnologias.

 

Governabilidade, Governança e Accountability Questões Resolvidas.

 

06. (ESAF / MPOG 2009) Um processo de mudança organizacional cujo objetivo prioritário seja perseguir, de um lado, a motivação, atitudes, comportamentos individuais, satisfação pessoal e

profissional e, de outro lado, a coesão e a identidade interna, introduzindo novos valores e hábitos a serem compartilhados coletivamente, deve ser analisado sob a ótica das seguintes perspectivas:

a) humana e política.

b) cultural e política.

c) humana e estrutural.

d) cultural e estrutural.

e) humana e cultural.

 

 

07. (ESAF / MPOG 2009). Gestão de Mudanças:

No campo da gestão da informação e do conhecimento, é correto afirmar que:

a) o conhecimento tácito pode, no todo ou em parte, ser explicitado.

b) classifica-se como tácito o conhecimento disponível em livros, revistas e outros meios de fácil acesso.

c) todo conhecimento explícito tende a se transformar em conhecimento tácito.

d) a gestão do conhecimento está voltada, prioritariamente, para o trato do conhecimento explícito.

e) a gestão da informação está voltada, prioritariamente, para o trato do conhecimento tácito.

 

 

08. (ESAF / MPOG 2008). Gestão de Mudanças:

Embora não seja uma abordagem nova, a “gestão do conhecimento” ainda provoca, ao mesmo tempo, um intenso debate sobre o seu signicado, e pouco eco no âmbito das organizações públicas brasileiras. Os conceitos abaixo apresentados são centrais à compreensão desse novo modelo de gestão. Examine os enunciados e indique a resposta correta.

I. Dados são um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos e que, em um contexto organizacional, são utilitariamente descritos como registros estruturados de transações, mas nada dizem sobre a própria importância ou relevância.

II. Informações são dados interpretados, dotados de relevância e propósito, portanto, significado, ou seja: a informação visa a modelar a pessoa que a recebe no sentido de fazer alguma diferença em sua perspectiva ou insight.

III. O conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças, compromissos e ação. O conhecimento é função de uma atitude, perspectiva ou intenção, é específico ao contexto e é relacional.

IV. A gestão do conhecimento está intrinsecamente associada à gestão da informação, que, por sua vez, refere-se às ferramentas, metodologias e técnicas  utilizadas para a coleta, o armazenamento, o processamento, a classificação e a utilização de dados.

a) Todos os enunciados estão corretos.

b) Somente o enunciado 3 está incorreto.

c) Os enunciados 2 e 3 estão incorretos.

d) Somente o enunciado 4 está incorreto.

e) Os enunciados 1 e 4 estão incorretos.

 

 

09. (ESAF / STN 2008) Na disseminação do conhecimento, as interações que ocorrem entre o conhecimento tácito e explícito são classificadas em: socialização, externalização, combinação e

internalização. Analise as opções que se seguem e assinale a correta.

a) Na socialização e na combinação, acontece a conversão do conhecimento explícito para tácito.

b) Na internalização, assim como na externalização, o conhecimento se converte de tácito para explícito.

c) Na socialização e na internalização, não acontece conversão de conhecimento por interações tácitas.

d) Na internalização e na combinação, o conhecimento convertido é o explícito.

e) Na combinação e na externalização, acontece a conversão do conhecimento explícito para tácito.

 

 

10. (ESAF / STN 2005). Gestão de Mudanças:

Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir:

Por gestão do conhecimento se entende um processo integrado que se destina a

a) criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização.

b) criar habilidades e organizar treinamentos em serviço para melhorar o desempenho global da organização.

c) criar, organizar e disseminar informações para melhorar o desempenho global dos empregados.

d) criar habilidades e organizar treinamentos em serviço para melhorar o desempenho global do nível gerencial.

e) criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global do nível gerencial.

 

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Gabarito com as respostas das questões sobre Gestão de Mudanças:

01. B;
02. E;
03. A;
04. C;
05. E;
06. E;
07. A;
08. D;

09. D;
10. A

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