Condução de Seiva nas Plantas Questões com Gabarito 03

Questão 01 sobre Condução de Seiva nas Plantas: Fuvest-SP. Quando se quer tingir flores brancas, o procedimento mais indicado é colocar:

a) hastes cortadas em solução colorida, em ambiente saturado de umidade.
b) hastes cortadas em solução colorida, em ambiente seco.
c) plantas intactas em solução colorida, em ambiente saturado de umidade.
d) plantas intactas em solução colorida, em ambiente seco.
e) planta intacta em solo regado com solução colorida.


Questão 02. PUC-SP. O esquema a seguir representa o resultado de um experimento feito para demonstrar a existência de um fator responsável pelo movimento de seiva nos vegetais.

experimento  movimento de seiva nos vegetais

Através desse experimento pode-se demonstrar a:
a) força de sucção da raiz que garante a absorção da seiva bruta.
b) força de sucção da raiz que garante o transporte da seiva elaborada.
c) pressão positiva da raiz que contribui para o transporte da seiva bruta.
d) pressão positiva da raiz que contribui para o movimento da seiva elaborada.
e) sucção exercida pelas folhas que garante o transporte da seiva bruta.


Questão 03. Unicamp-SP. Uma importante realização da pesquisa científica brasileira foi o sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença chamada amarelinho ou clorose variegada dos citros (CVC). O nome da bactéria deriva do fato de que ela se estabelece nos vasos do xilema da planta hospedeira.

a) Que processo fisiológico da planta é diretamente prejudicado pela presença da bactéria? Justifique.

b) Não se pode atribuir à Xylella fastidiosa a morte das células que constituem os vasos do xilema maduro. Por quê?


Questão 04 sobre Condução de Seiva nas Plantas: UFRGS-RS. Associe os processos fisiológicos da coluna 1 com as estruturas e elementos relacionados ao movimento da água e de solutos nas plantas, da coluna 2.

Coluna 1
1. Absorção
2. Transporte
3. Transpiração

Coluna 2
( ) Cutícula
( ) Floema
( ) Sacarose
( ) Estômato
( ) Íons inorgânicos

Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna 2.
a) 2 – 3 – 1 – 3 – 2
b) 1 – 2 – 3 – 2 – 1
c) 2 – 1 – 2 – 1 – 3
d) 3 – 2 – 2 – 3 – 1
e) 3 – 1 – 3 – 1 – 2


Questão 05. PUC-SP. Considere os seguintes processos em uma planta:

I. realização de fotossíntese no parênquima foliar.

II. transporte de substâncias através do xilema.

III. armazenamento de substâncias orgânicas em células da raiz.

IV. transporte de substâncias através do floema.

A ordem em que esses processos ocorrem, a partir do momento em que a planta absorve água e minerais do solo, é:
a) I, II, III, IV
b) II, III, IV, I
c) IV, III, II, I
d) II, I, IV, III
e) III, II, IV, I


Questão 06. Cesgranrio-RJ. O esquema a seguir representa uma experiência que identifica, pela presença de radioatividade, o tecido que serve de transporte aos produtos da fotossíntese.

experimento radioatividade e transporte de seiva

Surge radioatividade no:
a) esclerênquima, formado por vasos com paredes espessas constituídas de celulose e lignina.

b) xilema, formado por vasos associados a células fibrosas com espessas paredes de lignina.

c) colênquima, formado por um agrupamento compacto de células com espessamentos na parede de celulose.

d) parênquima, formado por células dispostas irregularmente com grandes espaços intercelulares.

e) floema, formado por células vivas com membranas de celulose atravessadas por pontes citoplasmáticas.


Questão 07. UFU-MG. Leia o texto abaixo com atenção:

1. Segundo a teoria da coesão-tensão, o transporte de substâncias orgânicas nos vasos lenhosos depende de dois fatores: da absorção de água pelas raízes e da transpiração foliar.

2. As células das folhas perdem água na forma de vapor através dos estômatos.

3. Isso causa um aumento da pressão osmótica e a consequente migração de água dos vasos lenhosos para essas células.

4. Já a teoria que explica o transporte no interior do floema admite uma diferença de concentração dentre os orgãos produtores (folha) e os armazenadores (caule e raiz).

5. Assim, a 1a teoria explica o sentido descendente da seiva bruta e a 2a teoria, o sentido ascendente da seiva elaborada.

Foi cometido um erro:
a) apenas no item 1.
b) apenas no item 2.
c) apenas nos itens 3 e 4.
d) apenas no item 5.
e) em nenhum dos itens.


Questão 08 sobre Condução de Seiva nas Plantas: UFMG. O esquema a seguir refere-se a um sistema constituído por dois balões, 1 e 2, de membrana semipermeável, que se comunicam por um tubo de vidro 3. O balão 1 contém uma solução concentrada de sacarose e o balão 2 contém somente água. Os dois balões são colocados nos recipientes I e II, que contêm água e se comunicam pelo tubo 4.

experimento de Condução de Seiva e trocas gasosas nas plantas

Comparando-se o sistema descrito com uma planta viva, a alternativa que contém a correlação incorreta é:

a) 1 – folha
b) 2 – raiz
c) 3 – floema
d) 4 – plasmodesmo


Questão 09. Fuvest-SP. Os pulgões são insetos afídeos que retiram dos caules das plantas uma solução rica em açúcares. O tecido da planta de onde os insetos extraem alimento é:

a) o câmbio.
d) a endoderme.
b) o xilema.
e) o periciclo.
c) o floema.


Questão 10. Unirio-RJ. Uma relação harmônica interessante é a que ocorre entre os insetos afídios – os “pulgões” e as formigas: o pulgão é um ectoparasita vegetal que se alimenta introduzindo seu estilete ou aparelho bucal no caule de uma planta. Ao perfurar um vaso condutor de seiva, esta, devido à pressão no interior do vaso, é jorrada para dentro do corpo do inseto e sai pelo ânus (figura abaixo).

afídios e formigas relação

TURVES, W.; SAVDA, D.; ORIANS, G., H.; HELLER, C. Vida, a ciência da Biologia. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

As formigas ficam sobre os pulgões, recolhendo este líquido e protegendo-os das joaninhas e outros insetos predadores.

A estrutura vegetal que os pulgões conseguem perfurar e o produto obtido são, respectivamente:
a) vasos lenhosos e seiva elaborada.
b) tubos crivados e seiva bruta.
c) xilema e seiva elaborada.
d) elementos de vasos e seiva bruta.
e) vasos liberianos e seiva elaborada.


Questão 11 sobre Condução de Seiva nas Plantas: Vunesp. A análise do líquido coletado pelo aparelho bucal de certos pulgões, que o inseriram no caule de um feijoeiro adulto, revelou quantidades apreciáveis de açúcares, além de outras substâncias orgânicas.

Plântulas de feijão, recém-germinadas, que se desenvolveram sobre algodão umedecido apenas com água e sob iluminação natural, tiveram seus órgãos de reserva alimentar (folhas primordiais modificadas) sugadas por outros pulgões. A análise do líquido coletado dos aparelhos bucais destes pulgões também revelou a presença de nutrientes orgânicos.

Os resultados destas análises indicam que os pulgões que sugaram o feijoeiro adulto e os que sugaram as plântulas recém-germinadas inseriram seus aparelhos bucais, respectivamente, no:
a) parênquima clorofiliano e súber.
b) xilema e cotilédones.
c) esclerênquima e xilema.
d) floema e súber.
e) floema e cotilédones.


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Gabarito com as respostas da lista com 10 questões sobre Condução de Seiva nas Plantas:

01. B;

02. C;

03. a) Fica prejudicado o transporte de seiva bruta pelo xilema, o que afeta a fotossíntese, que requer água e nutrientes minerais.

b) Os vasos do xilema são constituídos por células mortas.

04. D;

05. D;

06. E;

07. D;

08. D;

09. C;

10. E;

11. E

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