Questão 01 sobre Fotossíntese das Plantas: U. Uberaba-MG/Pias – A fotossíntese é um processo composto por duas séries de reações químicas. Uma delas é dependente de luz e se chama “reações de claro”, enquanto a outra independe de luz sendo por isso chamada “reações de escuro”. A figura abaixo resume esses fenômenos principais da fotossíntese.
As afirmativas abaixo se relacionam a acontecimentos da fotossíntese, representados na figura acima: I. As setas nº. 1, 2 e 3 indicam acontecimentos que fazem parte das “reações de claro”.
II. O ATP necessário para a síntese dos açucares é produzido pelas “reações de escuro”.
III. Sem a presença de luz faltam íons hidrogênio para a síntese de açúcares;
IV. A luz solar é necessária para as reações identificadas pelos nº. 4 e 5.
V. O desmatamento indiscrimindado compromete, principalmente, a retirada do CO2 atmosféricos, que é utilizado nas “reações de escuro”.
VI. O “efeito estufa” causado pelo desmatamento, origina-se da redução na liberação de oxigênio, resultante das “reações de claro”.
Com base na análise da figura e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa cujas afirmativas estão corretas: a) I, V e VI b) II, III e IV c) III, IV e VI d) I, III e V
Questão 02. U.E. Ponta Grossa-PR – Sobre o processo da fotossíntese, assinale o que for correto. 01. Em condições de alta luminosidade, os cloroplastos tendem a formar grandes quantidades de açúcares.
02. Em condições de baixa luminosidade, os cloroplastos tendem a produzir grandes quantidades de aminoácidos.
04. Temperaturas superiores a 45ºC estimulam o aumento da taxa de fotossíntese em plantas mantidas em condições ideais de luminosidade e concentração de gás carbônico.
08. No ambiente natural, em condições ideais de luminosidade e temperatura, o CO2 é fator limitante do processo de fotossíntese.
16. Luzes de cores diferentes, com diferentes comprimentos de onda, influem igualmente no processo fotossintético. Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Questão 03. UFRS – O gráfico abaixo refere-se às taxas de fotossíntese de uma planta em duas diferentes situações (A e B) em um determinado período de tempo e em condições não limitantes de luz e de CO2.
Com base no gráfico, analise as afirmações a seguir: I. Na situação A, a temperatura provavelmente foi insuficiente para a realização de fotossíntese.
II. A temperatura da situação B é mais alta do que em A.
III. A taxa fotossintética é praticamente constante na situação A, devido à desnaturação enzimática que ocorre em torno dos 25ºC.
IV. Freqüentemente, em temperaturas superiores a 40ºC costuma ocorrer um declínio rápido da taxa fotossintética, como na situação B.
Quais estão corretas? a) Apenas I e II. b) Apenas I e III. c) Apenas II e III. d) Apenas II e IV. e) Apenas II, III e IV.
Questão 04 sobre Fotossíntese das Plantas: UFRJ – As plantas, para realizar a fotossíntese, absorvem a luz do sol de comprimento de onda entre 400 e 700 nanômetros. Essa absorção é feita na maioria dos casos através de pigmentos de clorofila. Na figura é mostrado o percentual de luz absorvido pela clorofila a de uma planta e a taxa de fotossíntese dessa planta, que é proporcional à quantidade de luz absorvida.
Na figura, duas setas indicam dois pontos onde ocorre um aumento da taxa de fotossíntese fora de correspondência com a taxa de absorção da clorofila a.
Como pode ser explicado o aumento da taxa de fotossíntese nos pontos indicados pelas setas?
Questão 05. Mackenzie-SP – O processo de fotossíntese é considerado em duas etapas: a fotoquímica ou fase de claro e a química ou fase de escuro. Na primeira fase NÃO ocorre:
a) produção de ATP b) produção de NADPH2 c) produção de O2 d) fotólise da água e) redução do CO2
Questão 06. F.M. Itajubá-MG – Em relação à fotossíntese é incorreto afirmar que:
a) É afetada por vários fatores tais como a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de CO2 no ar. b) As plantas conseguem utilizar com a mesma eficiência todas as cores da radiação visível, que formam a luz branca. c) A eficiência com que a fotossíntese ocorre depende do quanto a luz é absorvida pela clorofila. d) A intensidade de luz que determina que a quantidade de O2 consumida na respiração equivalha à quantidade deste gás produzida na fotossíntese é denomina de ponto de compensação fotótico. e) A integridade dos cloroplastos é fundamental para a fotossíntese.
Questão 07 sobre Fotossíntese das Plantas: PUC-SP – Os trechos I e II, abaixo, referem-se ao processo de fotossíntese.
I. Em 1937, Robin Hill, da Universidade de Cambridge, trabalhou com cloroplastos isolados em lugar de plantas intactas. Forneceu às organelas mantidas “in vitro” água, luz e um aceptor de hidrogênio.
II. Na década de 1940, Melvin Calvin, da Universidade da Califórnia, forneceu a uma alga gás carbônico marcado com o isótopo 14. Esse carbono radioativo foi encontrado em moléculas orgânicas 30 segundos após iniciada a fotossíntese.
Ao ler atentamente os trechos indicados por I e II, um estudante do Ensino Médio fez cinco afirmações. Assinale a única incorreta. a) Em I temos resumida uma etapa denominada “fotólise da água”. b) Em I descreve-se uma etapa onde há desprendimento de oxigênio. c) Em II descreve-se uma etapa onde há produção de glicose. d) Em I e II temos resumidas etapas da fotossíntese que obrigatoriamente se realizam em presença de luz. e) Em I e II temos resumidas etapas que ocorrem no interior de cloroplastos.
Gabarito com as respostas do simulado de Botânica sobre a Fotossíntese das Plantas:
01. d; 02. 1 + 2 + 8 = 11; 03. d;
04. Além da clorofila a as plantas possuem a clorofila b, cujos máximos de absorção da luz do Sol ocorrem nos comprimentos de onda 450 a 500 nm e 625 a 650 nm.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína