Governança Corporativa e Comunicação Exercícios

01. (ESAF / CGU 2012). Governança Corporativa e Comunicação:

Segundo o Instituto Brasileiro de  Governança Corporativa IBGC, governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. Nesse contexto, também aponta o IBGC os seguintes princípios básicos de governança corporativa, todos passíveis de aproveitamento no âmbito do setor público, exceto:

a) Equidade.

b) Responsabilidade Corporativa.

c) Legalidade e Legitimidade.

d) Transparência.

e) Prestação de Contas (accountability).

 

 

02. (ESAF / MIN. TURISMO 2014). Governança Corporativa e Comunicação:

A governança corporativa desenvolveu-se em função da necessidade de superar conflitos e inadequações internas. A superação de conflitos é alcançada por meio  de mudanças a serem implementadas principalmente com relação à gestão e aos acionistas. Analise as afirmativas marcando C para Certas e E para Erradas. A seguir selecione a opção correta.

( ) A desprezível participação efetiva de acionistas minoritários deve ser alterada para uma democracia acionária com os minoritários ativos e representados.

( ) A baixa eficácia dos Conselhos de Administração que atuam de maneira pro forma, preponderando sobre efetividade, deverá ser corrigida por uma nova atuação comprometida e responsável voltada para resultados.

( ) As estratégias defensivas da Direção, de proteção dos gestores e não dos geradores de valor deverão ser substituídas por estratégias agressivas e geradoras de valor.

( ) O abuso de poder dos acionistas majoritários deverá ser substituído pela justa retribuição dos minoritários.

( ) A desconsideração pelo mérito e a competência deverão ser substituídas por seleções que busquem o perfil de excelência.

a) C, C, E, C, E

b) C, E, E, E, C

c) E, E, C, C, C

d) E, C, E, E, E

e) C, C, C, C, C

 

 

03. (ESAF / MIN. TURISMO 2014). Governança Corporativa e Comunicação:

Sobre os principais conceitos de Governança Corporativa, assinale a opção correta.

I. Os principais critérios pelos quais se pode definir Governança Corporativa, considerando-se os processos e objetivos da alta gestão das corporações, são: Governança como Guardiã de direitos das partes, Governança como sistema de relações pelas quais as sociedades são dirigidas e monitoradas,

Estrutura de poder que se observa no interior das empresas, e Sistema Normativo que rege as relações internas e externas.

II. Os valores que dão sustentação à Governança Corporativa são: senso de justiça e equidade de tratamento dos acionistas; transparência de informações que impactam os negócios; prestação responsável de contas; e, conformidade no cumprimento de normas reguladoras.

III. Entre as razões externas que determinaram o desenvolvimento da  Governança Corporativa, destacam-se as mudanças societárias, o fortalecimento dos Conselhos de Administração e a profissionalização dos modelos de gestão.

a) Somente II está correta.

b) Somente I e II estão corretas.

c) Somente I e III estão corretas.

d) Somente II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

 

 

04. (ESAF / MIN. TURISMO 2014). Governança Corporativa e Comunicação:

Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais.

( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais.

( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

( ) Um processo de comunicação é unidirecional e torna-se eficaz quando o destinatário decodifica a mensagem e agrega-lhe um significado próximo à ideia que a fonte tentou transmitir.

( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.

a) C, C, E, E, E

b) E, C, C, E, C

c) C, E, C, E, E

d) E, C, E, C, E

e) C, E, C, C, C

 

 

05. (ESAF / RFB 2012). Governança Corporativa e Comunicação:

Na questão abaixo, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.

I. A codificação pelo emissor, a transmissão, a decodificação e o feedback constituem o processo de comunicação.

II. A comunicação formal somente se consolida nos fluxos direcionais descendente e lateral. O fluxo ascendente é exclusivo da comunicação informal.

III. Como atividade gerencial a comunicação deve proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

a) E – E – C

b) C – E – E

c) C – C – E

d) C – E – C

e) E – C – E

 

Processo Decisório Exercícios com Gabarito.

 

06. (ESAF / RECEITA FEDERAL 2009) Sobre o tema ‘comunicação

organizacional’, é correto afirmar que:

a) tanto o emissor quanto o receptor são fontes de comunicação.

b) redigir com clareza é condição suficiente para que a comunicação seja bem-sucedida.

c) quando operada em fluxo descendente, a comunicação é considerada formal.

d) a comunicação informal deve ser evitada e desprezada.

e) o uso do melhor canal disponível elimina a ocorrência de ruídos.

 

 

07. (ESAF / MPOG 2009). Governança Corporativa e Comunicação:

Elemento básico para a interação social e o desenvolvimento das relações humanas, a comunicação desempenha papel fundamental para a efetivação de planos e programas em qualquer ambiente organizacional. Por isso mesmo, é correto afirmar que:

a) a comunicação deve se prestar à defesa incondicional da organização, sem levar em conta os interesses de seus diversos públicos, internos e externos.

b) em organizações com fins lucrativos, a comunicação mercadológica deve ser priorizada em detrimento das comunicações institucional e interna.

c) o planejamento estratégico de comunicação deve considerar a cultura organizacional como um fator determinante dos procedimentos a serem adotados.

d) a comunicação organizacional deve ser levada a efeito, exclusivamente, por especialistas da área, de preferência lotados em uma assessoria vinculada à alta gerência.

e) por não disponibilizarem bens e serviços ao mercado, organizações públicas propriamente ditas devem apenas se preocupar com a comunicação interna.

 

 

08. (ESAF / AFC-CGU 2008) A comunicação é um exercício de mútua inuência presente nas relações humanas de toda ordem. Nas organizações, assume vital importância para que metas e objetivos sejam atingidos. Selecione a opção que expressa corretamente conceitos, elementos, barreiras ou tipos de comunicação nas organizações.

a) A escolha do canal, características pessoais, coerência entre o tom de voz e a comunicação verbal podem ser barreiras de comunicação presentes no receptor.

b) A reunião é um mecanismo de comunicação organizacional que, além de conteúdo claro, deve ser conduzida de olho nas tarefas e nos relacionamentos.

c) A decodificação de uma informação está sujeita a filtros por parte do emissor que seleciona, avalia, interpreta e decide o uso que fará da mensagem.

d) Informar, esclarecer, comandar, avaliar desempenhos e situações, motivar e persuadir são alguns dos requisitos de uma boa comunicação.

e) Os canais de comunicação informal, nas organizações, podem ser verticais – descendentes e ascendentes – ou horizontais.

 

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Gabarito com as respostas das questões sobre Governança Corporativa e Comunicação:

01. C
02. E
03. B
04. B
05. D
06. A
07. C
08. B

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