Questão 01 sobre Cadeia Alimentar: Mackenzie-SP. Supondo a teia alimentar a seguir, com os vários níveis tróficos, não estaria errada a colocação de fungos e bactérias em:
a) produtor.
b) decompositor.
c) consumidor primário.
d) consumidor secundário.
e) consumidor terciário.
Questão 02. FCC-SP. Observe a seguinte teia alimentar:
Nela, o número de cadeias alimentares das quais o sabiá participa é:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Questão 03. UFMS. Nas cadeias alimentares esquematizadas abaixo, assinale a alternativa da qual você (um ser humano) participa como um consumidor primário e terciário, respectivamente:
Questão 04. UECE. Observe a cadeia alimentar a seguir:
Marque a opção correta.
a) A rã é um consumidor primário.
b) Uma redução na população de rã acarretará, a médio prazo, um aumento na população de gafanhoto.
c) O gavião é um consumidor de segunda ordem.
d) O desaparecimento do gavião reduz a população de cobra.
Questão 05 sobre Cadeia Alimentar: UFV-MG. Na maioria dos ecossistemas naturais, encontramos vários tipos de produtores e de consumidores. A existência de várias opções alimentares interliga as cadeias em uma teia alimentar, como exemplificado abaixo.
Com base na figura e nos conceitos ecológicos, resolva os itens:
a) A qual(is) ordem(ns) de consumidor(es) pertence a cobra?
b) Independentemente da ordem que ocupam, quantos consumidores pertencem a um único nível trófico?
c) Explique como o gavião poderia ocupar o nível trófico inferior ao da cobra.
Questão 06. PUC-RJ. Na natureza, uma cadeia alimentar não pode ter mais de quatro ou cinco elos. Essa afirmação é possível porque:
a) quanto maior o número de elos, maior a energia da fotossíntese.
b) quanto maior o número de elos, maior o número de indivíduos.
c) quanto menor o número de elos, maior a atividade respiratória.
d) um grande número de elos armazena um excesso de energia.
e) a cada elo a quantidade de energia diminui.
Questão 07. UFMT. Leia as afirmativas a seguir.
I. A energia introduzida no ecossistema sob a forma de luz é transformada, passando de organismo para organismo sob a forma de energia química.
II. No fluxo energético, há perda de energia em cada elo da cadeia alimentar.
III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, tendo início pela ação dos decompositores.
IV. A energia química armazenada nos compostos orgânicos dos seus produtores é transferida para os demais componentes da cadeia e permanece estável.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV
d) I e III.
e) II e IV.
Questão 08. Mackenzie-SP. Ao longo de uma cadeia alimentar, as quantidades de energia e biomassa:
a) aumentam.
b) diminuem.
c) aumentam e diminuem, respectivamente.
d) diminuem e aumentam, respectivamente.
e) nem aumentam, nem diminuem.
Questão 09. Mackenzie-SP. Levando-se em conta uma cadeia alimentar, sabe-se que a energia obtida por um organismo transforma-se, parcialmente, em energia calorífica.
Considerando os componentes dessa cadeia, podemos afirmar que essa energia calorífica:
a) é captada pelos organismos de níveis tróficos inferiores.
b) é captada pelos organismos de níveis tróficos superiores.
c) é perdida pelo ecossistema e a ele não retorna.
d) é perdida pelo ecossistema e recaptada pelas plantas, completando-se o ciclo energético do ecossistema.
e) vai passando de indivíduo a indivíduo até que sua quantidade seja praticamente desprezível no último elo da cadeia alimentar.
Questão 10 sobre Cadeia Alimentar: PUC-SP. Analise a cadeia alimentar abaixo:
A menor quantidade de energia disponível deve ser encontrada no nível trófico:
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
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Gabarito com as respostas da lista de exercícios sobre Cadeia Alimentar para passar no enem:
01. E;
02. D;
03. B;
04. B;
05. a) Consumidor secundário e terciário.
b) Cinco (inseto, pássaro, sapo, roedor e coruja).
c) Para ocupar o nível trófico inferior ao da cobra (consumidor secundário e terciário), o gavião teria que ser herbívoro (consumidor primário)
06. E;
07. A;
08. B;
09. C;
10. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína