Sucessão Ecológica Simulado com Gabarito

01. UFC-CE. Sucessão Ecológica:

No que se refere à sucessão ecológica, indique as afirmativas corretas.

1. Os organismos que conseguem suportar as duras condições para iniciar uma colonização caracterizam-se como as espécies pioneiras

2. A sucessão ecológica envolve a evolução das comunidades ao longo do tempo, resultando em uma comunidade estável.

04. Durante a sucessão, embora ocorram modificações nas espécies, não há modificação do ambiente pelas comunidades que se sucedem no tempo.

08. O processo de sucessão termina quando se estabelece, na área, uma comunidade o mais estável posslvel.

16. A comunidade clímax se caracteriza quando a espécie que atingiu o ápice do seu desenvolvimento dá lugar, a seguir, a outra espécie.

32. Durante o processo de sucessão, observam-se: mudança nos tipos de plantas e animais, aumento da biomassa e aumento da estabilidade das comunidades.

64. À medida que ocorre a sucessão, dá-se uma diminuição na complexidade da comunidade, permitindo que se estabeleça um menor número de relações ecológicas.

Dê a soma das afirmativas corretas.

 

 

02. UFSM-RS

Considerando o processo de sucessão, indique se é verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

( ) Espécies pioneiras não são capazes de modificar o ambiente, por isso acabam sendo substituídas por outras espécies de plantas e animais.

( ) Comunidade clímax é a comunidade complexa que se estabelece no final de um processo de sucessão.

( ) A sucessão que se estabelece em campos de cultivo abandonados é chamada de secundária. A seqüência correta é:

a) F – F – V d) F – V – F

b) F – V – V e) V – V – V

c) V – F – F

 

 

03. UEL-PR

Considere os seguintes ambientes:

I. superfície de rocha nua

II. campo de cultivo abandonado

III. floresta recém-derrubada

IV. dunas de areia recém-formadas.

 

A sucessão primária só pode ocorrer em:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV

 

 

04. PUC-RS

Se em uma rocha nua lentamente se iniciar uma colonização por seres vivos, os que irão chamar nossa atenção, em primeiro lugar, serão:

a) os liquens.

b) os musgos.

c) as diatomáceas.

d) as samambaias.

e) as gramíneas.

 

 

05. Mackenzie-SP

Durante uma sucessão ecológica, os ecossistemas sofrem profundas mudanças, sob diversos aspectos, até atingir a comunidade clímax.

Dentre essas mudanças, há uma diminuição:

a) da produtividade primária bruta.

b) da produtividade líquida.

c) da reciclagem dos nutrientes.

d) da diversidade das espécies.

e) dos nichos ecológicos.

 

Relações Ecológicas Questões com Gabarito.

 

06. PUC-PR

Um dos principais temas discutidos em conferências e seminários mundiais sobre o meio ambiente é a destruição da biodiversidade do nosso planeta. Sobre este tema, é incorreto afirmar que:

a) ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva na diversidade de espécies e na biomassa total.

b) o desmatamento das florestas tropicais causa não somente a destruição desse ecossistema, também causa grande perda da biodiversidade do planeta.

c) a criação de áreas protegidas como parques e reservas é uma das medidas a serem tomadas para salvaguardar a biodiversidade.

d) além de a riqueza de espécies ser fonte potencial de produtos que podem ajudar a espécie humana, a diversidade é importante também para garantir a estabilidade do planeta.

e) projetos de reflorestamento com poucas espécies de árvores são inúteis para a recomposição do equilíbrio original do meio ambiente.

 

 

07. Vunesp

Considerando um ecossistema aquático, em processo de sucessão ecológica, responda às questões.

a) O que ocorre com a biomassa desse ecossistema durante o processo de sucessão?

b) Quando a comunidade atingirá o clímax?

 

 

08. UFU-MG

Assinale a alternativa correta.

a) A sucessão num ecossistema pode ser descrita como uma modificação em direção a uma grande diversidade e, conseqüentemente, a um número de nichos ecológicos muito maior.

b) A sucessão secundária é aquela que leva a comunidade ao estágio de estabilidade bem alta, capaz de pronta resposta a modificações físicas, estágio de comunidade clímax.

c) Acredita-se que a baixa estabilidade das comunidades clímax seja devida, basicamente, à sua grande diversidade de espécies. Muitas interações diferentes causam mudanças constantes na comunidade.

d) No estágio inicial do povoamento de uma área, ou seja, na sucessão primária, diminui a reciclagem de nutrientes e da biomassa total, pois muitas gramíneas são substituídas por árvores.

 

 

09. Unitau-SP

A ilustração a seguir representa os estágios de recuperação vegetal de uma área submetida à extração de areia pelo método de cava, situado num terreno na várzea do rio Paraíba do Sul.

A ilustração a seguir representa os estágios de recuperação vegetal de uma área submetida à extração de areia pelo método de cava, situado num terreno na várzea do rio Paraíba do Sul.

Os algarismos romanos representam os estágios de sucessão ecológica no local. Pode-se considerar como afirmativa correta:

a) No estágio I, a biomassa, a diversidade de espécies, o aproveitamento de energia e a estabilidade são superiores aos estágios II e III.

b) Nos estágios II e III, a energia que entra na comunidade é apenas parcialmente aproveitada, a produção de biomassa e a estabilidade da comunidade são inferiores ao estágio I.

c) O estágio II, por apresentar uma maior diversidade de espécies, ser mais eficiente energeticamente e ter uma constância na produção de biomassa, é denominado de comunidade clímax.

d) No estágio III, a produção de biomassa, a diversidade de espécies e o aproveitamento de energia das comunidades são superiores aos estágios I e II.

e) Nos estágios I e II, a biomassa, a estabilidade, a diversidade de espécies e o aproveitamento de energia que entra nessas comunidades, são superiores ao estágio III.

 

 

10. Fuvest-SP

Considere dois estágios, X e Y, de um processo de sucessão ecológica. No estágio X, há maior biomassa e maior variedade de nichos ecológicos. No estágio Y, há maior concentração de espécies pioneiras e a comunidade está sujeita a variações mais intensas.

a) Qual dos dois estágios representa uma comunidade clímax?

b) Em qual dos estágios há maior biodiversidade? Justifique sua resposta.

c) Descreva o balanço entre a incorporação e a liberação de carbono nos estágios X e Y.

 

 

11. Unicamp-SP

Em um frasco (Fig. I) contendo uma cultura estável (clímax) de uma comunidade constituída de 6 espécies de organismos microscópicos planctônicos (ver legenda), foi acrescentada uma certa quantidade do mesmo meio de cultura, dando início a uma nova sucessão ecológica. Após 7, 15 e 22 dias (Figs. II, III e IV respectivamente), foram analisados o número de indivíduos de cada espécie, a produção líquida por biomassa (P/B) e a diversidade de espécies. (Obs.: espécies com número menor que 100 indivíduos não estão representadas nas figuras dos frascos).

Lista de exercícios sobre Sucessão Ecológica, com todas as respostas dispostas no gabarito no final do post.

a) Que curva do gráfico acima representa a relação P/B e que curva representa a diversidade de espécies? Explique.

b) Indique uma situação possível de ocorrer na natureza que corresponda a este experimento.

 

 

Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Acompanhe também a segunda parte desta lista de exercícios.

 

Gabarito com as respostas das perguntas sobre Sucessão Ecológica:

01. 43 (01 + 02 + 08 + 32)

02. B 03. C 04. A

05 . B

06. A

 

07. a) Aumenta.

b) O estágio de clímax é atingido quando a comunidade se torna estável e diversificada, apresentando sua maior biomassa.

 

08. A

09. D

 

10 . a) X

b) Há maior diversidade no estágio X. Na comunidade clímax há o maior número possível de nichos ecológicos.

c) Em X, há equilíbrio entre a produção e o consumo. Em Y, a produção é maior do que o consumo, pois representa os estágios iniciais da sucessão ecológica.

 

11. a) A curva A representa a diversidade das espécies.

Durante a sucessão ecológica verifica-se um aumento do número de espécies ao longo do tempo atéo estágio clímax. Nesta fase observa-se a maior biodiversidade. A curva B representa a produção líquida de matéria orgânica (P/B), que é alta no início da sucessão, diminui à medida que esta ocorre e atinge o mínimo no estágio clímax.

b) O experimento representa uma sucessão secundária. Na natureza, poderá ocorrer numa região onde os seres vivos foram eliminados naturalmente ou pela ação humana. Exs.: uma floresta destruída pela ação do fogo, a recuperação da mata após a queda de uma árvore de grande porte etc

Spread the love

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.