Questão 01 sobre Ciclo do Nitrogênio: Fuvest-SP. Dentre as plantações abaixo, qual tem a menor probabilidade de esgotar nitratos do solo?
a) Trigo
b) Arroz
c) Cana-de-açúcar
d) Milho
e) Feijão
Questão 02. UFMG. Observe esta figura.
Os nódulos formados nas raízes das leguminosas resultam da colonização por bactérias fixadoras de nitrogênio.
Devido à presença desses nódulos nas raízes, as sementes de leguminosas – como a soja, por exemplo – são boas armazenadoras de:
a) amido.
b) carboidratos.
c) lipídios.
d) proteínas.
Questão 03. UFF-RJ. Certas atividades humanas vêm provocando alteração no nível de nitrogênio do solo. Uma dessas atividades consiste na substituição da vegetação natural por monoculturas de leguminosas como, por exemplo, a soja.
As leguminosas alteram o nível de nitrogênio do solo porque possuem, em suas raízes, bactérias com capacidade de:
a) sintetizar amônia, utilizando o nitrogênio atmosférico.
b) transformar uréia em amônia.
c) decompor substâncias nitrogenadas das excretas.
d) eliminar nitrito do solo.
e) transformar amônia em nitrato.
Questão 04. FAAP-SP. Os seres vivos necessitam de uma série de elementos químicos essenciais à vida e à sobrevivência. O nitrogênio é um exemplo destes elementos essenciais. Apesar de o ar que respiramos ter 78% de N2, só conseguimos este elemento por meio da dieta, pois não somos capazes, como todos os animais e vegetais, de aproveitá-lo diretamente do ar. Os únicos seres capazes de fixar o N2 são as bactérias existentes no solo – as bactérias que compõem o ciclo do nitrogênio. O nitrogênio é importante porque ele irá compor nos seres vivos:
a) proteínas e ácidos nucléicos.
b) carboidratos e nucleotídeos.
c) lipídios e carboidratos.
d) monossacarídeos e aminoácidos.
e) polissacarídeos e triglicérides.
Questão 05 sobre Ciclo do Nitrogênio: PUC-RS. Quando se estuda o ciclo do nitrogênio, verifica-se que os seres que devolvem este elemento à atmosfera são bactérias particularmente denominadas:
a) nitrificantes.
b) ferrosas.
c) sulfurosas.
d) desnitrificantes.
e) simbiontes.
Questão 06. UFV-MG. Contrariando a sua fama de vilãs, como causadoras de doenças nos seres vivos, muitas bactérias se relacionam com a natureza como agentes importantes nos ciclos biogeoquímicos. No ciclo do nitrogênio, as bactérias nitrificantes convertem:
a) amônia em nitrato.
b) amônia em aminoácidos.
c) nitrogênio atmosférico em amônia.
d) nitrato em nitrogênio.
e) aminoácidos em amônia.
Questão 07. UEL-PR. Nos ecossistemas de solo, podem ser encontrados os seguintes organismos:
I. bactérias
II. fungos
III. minhocas
IV. planárias
Desses organismos, aqueles cuja função no ecossistema é substituída, nos campos cultivados, por adubos químicos são somente:
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
Questão 08. UEL-PR. Considere as seguintes etapas do ciclo biogeoquímico do nitrogênio e os microrganismos que delas participam:
I. Transformação do nitrogênio atmosférico em amônia
II. Transformação de amônia em nitritos e nitratos
III. Transformação de substâncias nitrogenadas em amônia
IV. Transformação de amônia em nitrogênio
a) Bactérias e fungos decompositores
b) Bactérias quimiossintetizantes
c) Bactérias desnitrificantes
d) Bactérias em associação mutualista com raízes
A associação correta dos itens anteriores é:
a) I – a, II – d, III – c, IV – b
b) I – c, II – b, III – a, IV – d
c) I – c, II – d, III – b, IV – a
d) I – d, II – a, III – b, IV – c
e) I – d, II – b, III – a, IV – c
Questão 09. Modelo Enem. Entre as plantas relacionadas abaixo, aquela utilizada para a rotação de cultura é a(o):
a) alface.
b) soja.
c) milho.
d) cana-de-açúcar.
e) arroz.
Questão 10 sobre Ciclo do Nitrogênio: Fuvest-SP. A maior parte do nitrogênio que compõe moléculas orgânicas ingressa nos ecossistemas pela ação de:
a) algas marinhas.
b) animais.
c) bactérias.
d) fungos.
e) plantas terrestres.
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Gabarito com as respostas da Lista de exercícios sobre os Ciclos biogeoquímicos – Ciclo do Nitrogênio:
01. E;
02. D;
03. A;
04. A;
05. D;
06 . A;
07. A;
08. E;
09. B;
10. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína