Desenvolvimento Embrionário Humano

01. Desenvolvimento Embrionário Humano: Unifor-CE – Considere o esquema abaixo, que representa a formação de quatro indivíduos nascidos no mesmo parto.

zigoto, blastômeros, indivíduos

Sabendo-se que o indivíduo I é do sexo masculino, pode-se afirmar que:

a) II é do sexo feminino e III e IV são do sexo masculino.

b) II é do sexo masculino e III e IV são do sexo feminino.

c) II e III são do sexo masculino e IV é do sexo feminino.

d) II, III e IV são do sexo feminino.

e) II, III e IV também são do sexo masculino.

 

 

02. UEPI – Durante a gametogênese feminina, uma ovogônia dá origem a:

a) 8 óvulos.

b) 4 óvulos.

c) 2 óvulos.

d) 1 óvulo.

e) Número variável de óvulos.

 

 

03. UFRS – Em ovos oligolécitos, a fase da embriogênese caracterizada por um maciço de células formado por sucessivas clivagens, aproximadamente com o mesmo volume do ovo inicial, denomina-se:

a) mórula.

b) blástula.

c) gástrula.

d) arquêntero.

e) blastômero.

 

 

04. UnB-DF – Na espécie humana, a fecundação é interna e, logo após esse evento, inicia-se o desenvolvimento embrionário, com sucessivas divisões da célula-ovo, que caracterizam a fase de mórula. As fases seguintes, blastulação e gastrulação, consistem, respectivamente, na formação da blastocele e dos três folhetos germinativos. Com o auxílio dessas informações, julgue os itens a seguir como certos ou errados.

( ) A implantação ocorre na fase de blástula, aproximadamente uma semana após a fecundação.

( ) A pílula do dia seguinte pode atuar impedindo a ovulação, a fecundação ou mesmo a nidação.

( ) Durante a gastrulação, são formados o endoderma, o mesoderma e o ectoderma.

( ) A placenta, um anexo embrionário que inicia a sua formação na fase de gástrula, é responsável pela produção de nutrientes para o feto.

 

 

05. Desenvolvimento Embrionário Humano: Cefet-RJ – A gástrula humana tem três folhetos germinativos que, após se diferenciarem, dão origem a órgãos definitivos no adulto.

Marque, no quadro abaixo, a opção que representa a relação entre o folheto germinativo e o órgão por ele originado.

  Folheto                             Estrutura definitiva

a) ectoderma                       cérebro

b) endoderma                     esqueleto axial

c) mesoderma                     glândulas anexas do aparelho digestivo

d) endoderma                     coração

e) ectoderma                      derme

 

Exercícios sobre o Desenvolvimento Embrionário Animal.

 

06. Desenvolvimento Embrionário Humano: UFCE – Durante o desenvolvimento embrionário, o período de organogênese é particularmente vulnerável à ação de determinados fatores, como infecções (toxopolasmose e rubéola, por exemplo), drogas (como a talidomida) e deficiências alimentares maternas. Justifique essa vulnerabilidade.

 

 

07. UFRS – Os folhetos embrionários através de processos de desenvolvimento e diferenciação darão origem a diferentes estruturas nos indivíduos adultos. Considere as afirmações abaixo relacionadas ao desenvolvimento embriológico.

I.A ectoderme origina a medula espinhal.

II.A mesoderme origina o tecido muscular e ósseo.

III. A endoderme origina o tecido urogenital.

Qual estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas I e II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

 

 

08. U. Caxias do Sul-RS – Sabendo-se que a formação de tecidos tem origem em folhetos embrionários, assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre os tecidos abaixo indicados e a respectiva origem embrionária.

(1) – tecido cartilaginoso

(2) – tecido muscular

(3) – tecido epitelial de traquéia

(4) – tecido nervoso

(5) – tecido da epiderme

a) (1) endodérmica – (2) ectodérmica – 93) ectodérmica – (4) mesodérmica – (5) mesodérmica

b) (1) mesodérmica – (2) mesodérmica – (3) ectodérmica – (4) ectodérmica – (5) ectodérmica

c) (1) endodérmica – (2) ectodérmica – (3) mesodérmica – (4) mesodérmica – (5) ectodérmica

d) (1) mesodérmica – (2) mesodérmica – (3) endodérmica – (4) ectodérmica – (5) ectodérmica

e) (1) mesodérmica – (2) endodérmica – (3) mesodérmica – (4) ectodérmica – (5) ectodérmica

 

 

09. Fempar-PR – O tipo de ovo que um organismo produz depende do desenvolvimento embrionário da espécie considerada. Quanto a este tema, a opção que está correta quanto ao critério de classificação dos ovos, ao que isto implica e a que tipo de ovo a espécie humana apresenta é a da alternativa:

a) Os ovos classificam-se conforme a espécie seja aquática ou não e conforme o embrião se desenvolva dentro ou fora do organismo materno, sendo o ovo da espécie humana telolécito.

b) O critério de classificação é a quantidade de líquido amniótico presente, dependendo da espécie ser aquática (com pouco líquido), sendo o ovo da espécie humana amniolécito.

c) O critério de classificação do ovo é a quantidade de vitelo que, se for grande, o torna alvo de predadores, o que não acontece com a espécie humana cujo ovo é megalécito.

d) A quantidade de substância nutritiva (lécito) é o critério classificatório, sendo que no ovo da espécie humana existe lécito em pequena quantidade, sendo o ovo oligolécito.

e) Os ovos classificam-se conforme a presença de casca calcária ou quitinosa ou ausência de casca, o que determina o local da postura (meio aquático ou terrestre) ou desenvolvimento dentro do organismo materno (ovo heterolécito) como na espécie humana.

 

 

10. Desenvolvimento Embrionário Humano: UFPR

“A 13 de outubro de 1993, na reunião da Sociedade Americana para Pesquisa da Fertilidade, realizada em Montreal (Canadá), os pesquisadores norte-americanos Jerry Hull e Robert Stillman anunciaram que, durante um trabalho de fertilização assistida, haviam separado os blastômeros de um zigoto segmentado que, fatalmente, iria degenerar, pois era triplóide, isto é tinha três conjuntos cromossômicos em vez dos dois encontrados normalmente. A partir de cada um dos blastômeros, mostraram que era possível obter um embrião. Portanto, se o zigoto segmentado tivesse sido normal, os vários embriões resultantes teriam a possibilidade de ser implantados no útero de uma mulher, podendo originar gêmeos univitelinos.”

(Revista Ciência Hoje, v. 23, nº 137, p. 45, abril de 1998)

Considerando os termos e conceitos contidos no texto, é correto afirmar:

( ) Chama-se blastômero cada célula resultante da divisão do zigoto.

( ) O zigoto é o resultado da união de dois gametas haplóides, o que reconstitui o conjunto diplóide de cromossomos da espécie.

( ) A segmentação do zigoto corresponde a uma série de divisões mitóticas que ocorrem após a fertilização e ativação do ovo.

( ) Na espécie humana, a implantação do embrião no útero ocorre imediatamente após a formação do zigoto.

( ) As células envolvidas na formação do zigoto são o óvulo (célula sexual feminina) e o espermatozóide (célula sexual masculina), ambas originadas por processo de meiose.

( ) As fases de gástrula e nêurula antecedem a fase de mórula, que caracteriza o estágio de segmentação.

 

🔵 >>> Confira todos os nossos exercícios sobre Embriologia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Embriologia sobre o Desenvolvimento Embrionário Humano:

01. e;

02. d;

03. a;

04. C-C-C-E;

05. a;

06. Uma vez formadas as estruturas embrionárias primitivas (folhetos embrionários, tubo neural, notocorda, celoma e somitos), inicia-se a organogênese, período de formação dos órgãos, que perdura, na gestação humana, até o final do terceiro mês. Este período do desenvolvimento embrionário é particularmente vulnerável a ação de fatores como infecções e drogas exatamente porque é o período de diferenciação celular, quando as células dos folhetos embrionários estarão dando origem aos órgãos e tecidos diferenciados do adulto.

07. b;

08. d;

09. d;

10. V – V – V – F – V – F

Deixe um comentário