Atividades de Física sobre os Medidores Elétricos

1) Medidores Elétricos: (Cesgranrio) Qual das opções a seguir mostra a ligação adequada de um amperímetro A e de um voltímetro V, ambos ideais, de modo a permitir uma correta medida da corrente e da queda de tensão no resistor?

 

 

2) (Uel) Sobre o funcionamento de voltímetros e o funcionamento de amperímetros, assinale a alternativa correta:

a) A resistência elétrica interna de um voltímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em paralelo às resistências elétricas de um circuito, não altere a tensão elétrica que se deseja medir.

b) A resistência elétrica interna de um voltímetro deve ser muito alta para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a tensão elétrica que se deseja medir.

c) A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em paralelo às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.

d) A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.

e) A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito alta para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.

 

 

3) Medidores Elétricos: (Unesp) Um estudante utiliza-se das medidas de um voltímetro V e de um amperímetro A para calcular a resistência elétrica de um resistor e a potência dissipada nele. As medidas de corrente e voltagem foram realizadas utilizando o circuito da figura.

O amperímetro indicou 3 mA e o voltímetro 10 V. Cuidadoso, ele lembrou-se de que o voltímetro não é ideal e que é preciso considerar o valor da resistência interna do medidor para se calcular o valor da resistência R. Se a especificação para a resistência interna do aparelho é 10 kΩ, calcule

a) o valor da resistência R obtida pelo estudante.

b) a potência dissipada no resistor.

 

 

4) (Ufrj) O circuito da fgura 1 mostra uma bateria ideal que mantém uma diferença de potencial de 12 V entre seus terminais, um amperímetro também ideal e duas lâmpadas acesas de resistências R1 e R2. Nesse caso, o amperímetro indica uma corrente de intensidade 1,0 A.

Na situação da figura 2, a lâmpada de resistência R2 continua acesa e a outra está queimada. Nessa nova situação, o amperímetro indica uma corrente de intensidade 0,40 A. Calcule as resistências R1 e R2.

 

 

5) Medidores Elétricos: (Pucrj 2012) Calcule a corrente em ampères medida no amperímetro (A) do circuito apresentado na figura.

a) 1,6

b) 3,3

c) 5,0

d) 8,3

e) 20,0

 

Atividades sobre A Potência e o Consumo Elétrico.

 

6) Medidores Elétricos: (Ufpi) Uma lâmpada incandescente comum é ligada a uma pilha de cinco maneiras diferentes, como mostrado a seguir. Qual das alternativas representa uma possibilidade de luz acesa?

 

 

7) (Ufpe) No circuito a seguir qual o valor da força eletromotriz ε, em volts, se a corrente fornecida pela bateria for igual a 9,0 A? Considere desprezível a resistência interna da bateria.

 

 

8) Medidores Elétricos: (Ufmg) Observe este circuito, constituído de três resistores de mesma resistência R; um amperímetro A; uma bateria ε; e um interruptor S:

Considere que a resistência interna da bateria e a do amperímetro são desprezíveis e que os resistores são ôhmicos. Com o interruptor S inicialmente desligado, observa-se que o amperímetro indica uma corrente elétrica I. Com base nessas informações, é correto afirmar que, quando o interruptor S é ligado, o amperímetro passa a indicar uma corrente elétrica:

c) 2l.

d) 3l.

 

 

9) (Ufpe 2010) O circuito a seguir consiste de uma bateria, três resistores iguais e o amperímetro A. Cada resistor do ramo acb do circuito dissipa 1,0 W quando a corrente indicada pelo amperímetro é igual a 0,6 A. Determine a diferença de potencial entre os pontos a e b, em volts.

 

 

10) Medidores Elétricos: (Ufop 2010) Um eletricista inexperiente foi incumbido da tarefa de projetar parte de um circuito elétrico de um carro. Sabe-se que, na maioria dos carros, a alimentação elétrica é realizada por uma bateria (fonte  ideal) cuja voltagem é de 12 V. O circuito hipotético projetado pelo profissional é o mostrado na figura abaixo, onde R1 representa a luz de ré, R2 o farol e R3 o ar-condicionado do veículo. O fio escolhido para construir o circuito suporta no máximo 1,4 A de corrente. Com base no seu conhecimento de eletricidade e nas informações dadas, assinale a opção correta (dados: R1 = 12Ω, R2 = 4Ω e R3 = 120Ω).

a) Como a resistência do ar-condicionado (R3) apresenta um valor dez vezes maior do que a da luz de ré (R1), a corrente sobre R1 será dez vezes menor.

b) Quando a luz de ré (R1) e o ar-condicionado (R3) estiverem ligados, o fo não suportará a corrente elétrica I e se romperá.

c) Como a resistência do ar-condicionado (R3) apresenta um valor dez vezes maior do que a da luz de ré (R1), a diferença de potencial sobre R1 será dez vezes maior.

d) Quando a luz de ré (R1) e o farol (R2) estiverem ligados, o fo não suportará a corrente elétrica I e se romperá.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das questões de física sobre Medidores Elétricos:

1) e;

2) d;

3) a) 5kΩ

b) 2 × 102 W

 

4) a) R1 = 20Ω

b) R2 = 30Ω

 

5) c;

6) c;

7) 12 V;

8) d;

9) 10 volts;

10) d

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

2 comentários em “Atividades de Física sobre os Medidores Elétricos”

Deixe um comentário