01. Equilíbrio do Ponto Material: (FEI-SP) Sabendo-se que o sistema a seguir está em equilíbrio, qual é o valor da massa M quando os dinamômetros indicam 100 N cada um?
A) 17,32 kg
B) 20 kg
C) 10 kg
D) 100 N
E) 200 N
02. (FUVEST-SP) Um mesmo pacote pode ser carregado com cordas amarradas de várias maneiras. A situação, entre as apresentadas, em que as cordas estão sujeitas a maior tração é:
A) A.
B) B.
C) C.
D) D.
E) E.
03. Equilíbrio do Ponto Material: (Mackenzie-SP) Utilizando-se de cordas ideais, dois garotos, exercendo forças de mesmo módulo, mantêm em equilíbrio um bloco A, como mostra a fgura. Se a força de tração em cada corda tem intensidade de 20 N, a massa do bloco suspenso é:
Adote g = 10 m/s2.
A) 1,0 kg.
B) 2,0 kg.
C) 3,0 kg.
D) 4,0 kg.
E) 5,0 kg.
04. (ENEM) Pinturas rupestres comprovam que o uso do arco e flecha surgiu como atividade de caça e guerra ainda na Pré-História. Com o advento da pólvora e das armas de fogo, a prática do arco e flecha perdeu popularidade. Atualmente, ela é difundida em diversas competições, como as Olimpíadas.
Ao armar um arco, a corda não é esticada. Apesar de a corda ficar em formato de V, o arco é que é flexionado, como está indicado na figura a seguir.
Para a posição em que o arco está armado, a força feita pela mão direita do arqueiro:
A) possui intensidade igual e sentido oposto ao do peso do arco, pois, estando este em repouso, a resultante de forças sobre ele dever ser igual a zero.
B) possui intensidade igual e sentido oposto ao da força exercida pela mão esquerda, pois, estando o arco em repouso, a resultante de forças sobre ele vale zero.
C) possui direção oblíqua, de maneira que a flecha seja lançada com uma velocidade ligeiramente voltada para baixo.
D) apresenta intensidade igual à da força de tensão na corda, dependendo de o ângulo da corda em V assumir determinado valor.
E) apresenta uma intensidade sempre igual a do peso do arco, independentemente do valor do ângulo da corda em V.
05. Equilíbrio do Ponto Material: (ENEM) Em uma aula prática sobre equilíbrio de corpos, um professor sustentou um caderno espiral através de dois fos idênticos, como mostra a figura.
Lentamente, o professor aumentou o ângulo θ entre os fios até que, para θ igual a 100°, um dos fios se rompeu, pois a tração no fio atingiu o limite de ruptura. O valor dessa tração é:
A) igual ao peso do caderno, e o ponto de ruptura ocorreu próximo à mão do professor.
B) igual ao peso do caderno, e o ponto de ruptura ocorreu próximo ao caderno.
C) menor que o peso do caderno, mas não é possível prever o local onde o fio se rompeu.
D) menor que o peso do caderno, e o ponto de ruptura ocorreu próximo à mão do professor.
E) maior que o peso do caderno, mas não é possível prever o local onde o fio se rompeu.
Aplicações das Leis de Newton Simulado com Gabarito.
06. Equilíbrio do Ponto Material: (UNESP–2007) Um vaso de flores pesando 30 N está suspenso por dois fios de aço inextensíveis, ligados a pesos iguais através de polias ideais, conforme pode ser visto na figura.
Considerando o instante em que a tração em cada um dos fios de sustentação é de 15 N, pode-se afirmar que:
A) o vaso de flores está em equilíbrio estático.
B) o vaso está subindo acelerado.
C) os pesos estão descendo com velocidade constante.
D) o vaso está descendo com velocidade constante.
E) os pesos estão subindo acelerados.
07. (UFV-MG–2007) A figura a seguir ilustra uma situação de equilíbrio de um bloco, suspenso em um varal de fio de aço por intermédio de um gancho.
Deslocando-se o gancho para outra posição e configurando-se uma nova situação de equilíbrio, observa-se que as trações nos dois ramos do fo se alteram. Quando se varia a posição do gancho, o módulo da resultante das trações nos dois ramos do varal é:
A) máximo quando o gancho se encontra no centro do varal.
B) sempre constante e não nulo, independentemente da posição do gancho.
C) mínimo quando o gancho se encontra no centro do varal.
D) sempre nulo, independentemente da posição do gancho.
E) nulo somente quando o gancho se encontra no centro do varal.
08. Equilíbrio do Ponto Material: (UFMA–2006) O sistema ilustrado na figura a seguir encontra-se em equilíbrio. O valor de P2, em newtons, é Considere: P
1 = 140 N; sen 45° = cos 45° ≈ 0,7.
A) 200.
B) 150.
C) 160.
D) 220.
E) 180.
09. (PUCPR) Um funcionário está realizando manutenção em uma linha de transmissão de energia elétrica. Ele dispõe de um equipamento que está ligado à linha, conforme mostra a figura seguinte.
Desprezando o peso do cabo e considerando que o peso do conjunto funcionário-equipamento é igual a 1 000 N, a tração no cabo tem módulo, aproximadamente, igual a
Dado: sen 10° = 0,17.
A) 1 000 N.
B) 8 000 N.
C) 5 900 N.
D) 2 950 N.
E) 10 000 N.
10. Equilíbrio do Ponto Material: (UEPG-PR) Uma corda (de peso desprezível) passa por duas roldanas, B e D, conforme a figura a seguir. Uma das extremidades é presa em A, em C é suspenso um peso P, e em E é aplicada uma força F de 200 N. As roldanas não têm atrito. A partir desses dados, assinale o que for CORRETO.
01. O peso do corpo P é 300 N.
02. A força de tração exercida pela corda fixa é de 200/3 N.
04. O peso do corpo P é 400 N.
08. A força de tração exercida pela corda fixa é de 200 N.
16. O peso do corpo P e a força de tração desconhecida valem, respectivamente, 500 N e 300 N.
Soma ( )
🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.
Gabarito com as respostas das atividades de Física sobre Equilíbrio do Ponto Material:
01. A;
02. A;
03. B;
04. D;
05. C;
06. E;
07. B;
08. A;
09. D;
10. Soma: 12