Força e Equilíbrio de Corpos Extensos Exercícios

01. Equilíbrio de Corpos Extensos: (UFJF-MG) Um trampolim é construído fixando-se uma prancha de madeira a um suporte de concreto:

A prancha permanece praticamente horizontal quando um saltador está sobre sua extremidade livre. A fixação, no ponto P, é capaz de resistir a um torque máximo de 3 600 N.m sem se romper. Assim, o trampolim se romperá quando for utilizado por um saltador de massa superior a:
A) 72 kg.
B) 120 kg.

C) 144 kg. 

D) 180 kg.

E) 108 kg.

 


02. (UFMG–2010) Para pintar uma parede, Miguel está sobre um andaime suspenso por duas cordas. Em certo instante, ele está mais próximo da extremidade direita do andaime, como mostrado nesta figura:

Sejam TE e TD os módulos das tensões nas cordas, respectivamente, da esquerda e da direita e P o módulo da soma do peso do andaime com o peso de Miguel. Analisando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:
A) T
E = TD e TE + TD = P. 
B) T
E = TD e TE + TD > P.

C) TE < TD e TE + TD = P.

D) TE < TD e TE + TD > P.

 

 

03. Equilíbrio de Corpos Extensos: (UERJ–2006) Para demonstrar as condições de equilíbrio de um corpo extenso, foi montado o experimento a seguir, em que uma régua, graduada de A a M, permanece em equilíbrio horizontal, apoiada no pino de uma haste vertical.

Um corpo de massa 60 g é colocado no ponto A, e um corpo de massa 40 g é colocado no ponto I.

Para que a régua permaneça em equilíbrio horizontal, a massa do corpo, em gramas, que deve ser colocado no ponto K é de:
A) 90.

B) 70.

C) 40.

D) 20.

 


04. (UERJ)

Na fgura anterior, o ponto F é o centro de gravidade da vassoura. A vassoura é serrada no ponto F e dividida em duas partes: I e II.
A relação entre os pesos P
I e PII, das partes I e II, respectivamente, é representada por:
A) P
I = PII
B) P
I > PII.

 

D) PI < PII.

 


05. Equilíbrio de Corpos Extensos: (UNESP–2009) A figura mostra, em corte, um trator florestal “derrubador-amontoador” de massa 13 000 kg; x é a abscissa de seu centro de gravidade (CG). A distância entre seus eixos, traseiro e dianteiro, é DE = 2,5 m.

J.S.S. de Lima et al. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rarv/v28n6/23984.pdf>.

Admita que 55% do peso total do trator são exercidos sobre os pontos de contato dos pneus dianteiros com o solo (2) e o restante sobre os pontos de contato dos pneus traseiros com o solo (1). DETERMINE a abscissa x do centro de gravidade desse trator em relação ao ponto 1. Adote g = 10 m/s2 e dê a resposta com dois algarismos significativos.

 

Leis de Newton Equilíbrio do Ponto Material Exercícios.

 

06. Equilíbrio de Corpos Extensos: (UFF-RJ) Uma haste homogênea pode girar livremente em torno de uma articulação que está presa a uma parede vertical. A haste fica em equilíbrio, na posição horizontal, presa por um fio nas seguintes situações:

A força que a articulação faz na haste tem direção horizontal:
A) somente na situação I.
B) somente na situação II.
C) somente na situação III.
D) somente na situação IV.
E) nas situações I, II, III e IV.

 


07. (Fatec-SP) O sistema da figura está em equilíbrio, e os pesos da barra e das polias podem ser ignorados. A razão entre as massas M/m é:
A) 8.

B) 1/8.
C) 4.
D) 2.
E) 6.

 

 

08. Equilíbrio de Corpos Extensos: (Cesgranrio) Uma prancha homogênea está sustentada, em posição horizontal, pelos dois suportes A e B. Partindo de A, um rapaz caminha sobre a prancha em direção a B, andando a passos iguais. Ele dá seis passos para ir de A até B. Quando ele está em A, a ação (vertical para cima) do suporte A sobre a prancha é de 8 x 102 N. Quando ele está em B, a ação daquele mesmo suporte A é de 2 x 102 N.
Quantos passos poderá ele dar além de B sem que a prancha tombe?

A) Dois
B) Três
C) Nenhum
D) Quatro
E) Seis

 

 

09. (UFTM-MG) No suporte para vasos da figura, a distância entre os pontos A e B é de 30 cm, enquanto a distância entre A e C é de 50 cm. Cada ponto do suporte cumpre uma função específica. Em A, está apoiado um vaso de massa de 1,2 kg; em B, o suporte se fixa sobre a parede, travando-se em um prego; em C, o suporte apenas toca a parede.

Sendo g = 10 m/s2, a força aplicada sobre a parede pelo ponto C do suporte é, em N:
A) 3.
B) 9.

C) 12. 

D) 48.

E) 50.

 


10. Equilíbrio de Corpos Extensos: (FUVEST-SP) Um avião, com massa M = 90 toneladas, para que esteja em equilíbrio em voo, deve manter seu centro de gravidade sobre a linha vertical CG, que dista 16 m do eixo da roda dianteira e 4,0 m do eixo das rodas traseiras, como na figura a seguir. Para estudar a distribuição de massas do avião, em solo, três balanças são colocadas sob as rodas do trem de aterrissagem. A balança sob a roda dianteira indica MD e cada uma das que estão sob as rodas traseiras indica MT.

Uma distribuição de massas, compatível com o equilíbrio do avião em voo, poderia resultar em indicações das balanças, em toneladas, correspondendo aproximadamente a:
A) M
D = 0, MT = 45. 
B) M
D = 10, MT = 40.

C) MD = 18, MT = 36.

D) MD = 30, MT = 30.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das questões de Física sobre Equilíbrio de Corpos Extensos:

01. B;

02. C;

03. B; 

04. D;

05. x = 1,4 m

06. B;

07. A;

08. A;

09. B;

10. C

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário