Exercícios com gabarito sobre Eletrodinâmica

01. Eletrodinâmica: UFMT Ao verificar que o seu chuveiro não mais funcionava, um estudante de eletrotécnica resolveu desmontá-lo. Constatou que apenas metade da resistência estava danificada.

Resolveu, então, remover a metade danificada da resistência, conectando a metade intacta novamente, pois assim o chuveiro ainda poderia continuar a funcionar com metade da resistência original. A respeito, julgue os itens.

( ) A potência dissipada pelo chuveiro se tornou maior.

( ) A corrente elétrica através da resistência do chuveiro se tornou menor.

( ) A diferença de potencial na resistência se tornou maior.

( ) A energia consumida pelo chuveiro se tornou menor.

 

 

02. UFMT A energia elétrica que supre as residências pode ser produzida de muitas formas diferentes, mediante processos de captação e transformação de energia. Em relação a esse tema, julgue os itens.

( ) A corrente elétrica que chega às residências é contínua, uma vez que as lâmpadas têm brilho constante.

( ) A função dos transformadores instalados nos postes das ruas é converter a tensão da rede elétrica externa num valor compatível com a tensão ideal para os eletrodomésticos.

( ) A corrente elétrica não varia ao longo de um fio e nem se altera ao passar por um resistor. Assim sendo, não há perda de energia no processo da passagem da corrente elétrica por fios e resistores.

( ) Quilowatt-hora é unidade de potência.

 

 

03. Eletrodinâmica: Unifor-CE A uma bateria, de força eletromotriz 20 V e resistência interna 2,0 Ω, liga-se um resistor de 8,0 Ω. Nessas condições, a corrente no circuito, em ampères, e a tensão nos terminais da bateria, em volts, são, respectivamente,

a) 2,0 e 16

b) 2,0 e 8,0

c) 2,5 e 10

 

 

04. UFR-RJ As afirmações abaixo referem-se à corrente elétrica.

I. Corrente elétrica é o movimento ordenado de elétrons em um condutor.

II. Corrente elétrica é o movimento de íons em uma solução eletrolítica.

III. Corrente elétrica, em um resistor ôhmico, é inversamente proporcional a ddp aplicada e diretamente proporcional à resistência elétrica do resistor.

Sobre as afirmativas acima, pode-se concluir que apenas:

a) a I está correta.

b) a II está correta.

c) a III está correta.

d) a I e a II estão corretas.

e) a I e a III estão corretas.

 

 

05. Eletrodinâmica: UERJ Num detector de mentiras, uma tensão de 6 V é aplicada entre os dedos de uma pessoa. Ao responder a uma pergunta, a resistência entre os seus dedos caiu de 400 kΩ para 300 kΩ. Nesse caso, a corrente no detector apresentou variação, em µA, de:

a) 5

b) 10

c) 15

d) 20

 

Exercícios sobre Ondas e Movimento Harmônico Simples.

 

06. Eletrodinâmica: U. Alfenas-MG Numa casa, cuja voltagem da rede é 220V, havia apenas lâmpadas de 60W, fabricadas para serem utilizadas em 110V. O dono da casa teve, então, a idéia de associar em série duas lâmpadas idênticas entre aquelas que possuía. Considerando tal situação, analise as proposições:

I. Feita a associação, a ddp em cada uma das lâmpadas será de 110V.

II. A corrente elétrica que passa pelas duas lâmpadas associadas é a mesma.

III. Considerando as lâmpadas resistores ôhmicos, a corrente elétrica, que passa por elas, é igual à corrente que passaria por cada uma, se a associação tivesse sido feita em paralelo.

Podemos afirmar que está(ão) incorreta(s).

a) nenhuma delas.

b) apenas I.

c) apenas II.

d) apenas III.

e) todas.

 

 

07. UFPR Pássaros são comumente vistos pousados em fios de alta tensão desencapados, sem que nada lhes aconteça. Sobre este fato e usando os conceitos da eletricidade, é correto afirmar:

( ) Supondo que a resistência do fio entre os pés do pássaro seja muito menor que a resistência de seu corpo, a corrente que passa pelo corpo do pássaro será desprezível.

( ) A resistência do fio entre os pés do pássaro será maior se o diâmetro do fio for menor.

( ) A resistência equivalente do conjunto pássaro e fio, no trecho em que o pássaro está pousado, é a soma das resistências do pássaro e do pedaço de fio entre seus pés.

( ) Supondo que uma corrente contínua de intensidade 1 x 10-5 A passe pelo corpo do pássaro e que ele permaneça pousado no fio por 1 minuto, a quantidade de carga que passa pelo pássaro é igual a 6 x 10-4 C.

( ) A energia dissipada no corpo do pássaro em um intervalo de tempo t é igual ao produto da diferença de potencial entre seus pés pelo intervalo t.

 

 

08. Eletrodinâmica: UFPR Dois fios condutores retos A e B, de mesmo material, têm o mesmo comprimento, mas a resistência elétrica de A é a metade da resistência de B. Sobre tais fios, é correto afirmar:

( ) A área da secção transversal de A é quatro vezes menor que a área da secção transversal de B.

( ) Quando percorridos por corrente elétrica de igual intensidade, a potência dissipada por B é maior que a dissipada por A.

( ) Quando submetidos à mesma tensão elétrica, a potência dissipada por A é maior que a dissipada por B.

( ) Quando ligados em série, a tensão elétrica em B é maior que a tensão elétrica em A.

( ) Quando ligados em paralelo, a corrente elétrica que passa por A é igual à corrente elétrica que passa por B.

 

 

09. Vunesp A resistência elétrica do corpo de uma certa pessoa é de 1,0 MΩ. Se esta pessoa, estando descalça sobre uma superfície condutora, descuidadamente, encostar a mão num fio desencapado, com um potencial elétrico de 120 V em relação à superfície e, em função disso, levar um choque, a intensidade da corrente elétrica que atravessará o seu corpo será de:

a) 0,12 mA.

b) 120 mA.

c) 0,12 A.

d) 120 A.

e) 120 MA.

 

 

10. Eletrodinâmica: Vunesp Para obter uma iluminação pouco intensa, pode-se utilizar uma lâmpada de 220 V ligando-a em 110 V, em vez de usar uma lâmpada de baixa potência, mas de mesma tensão que a da rede elétrica. A principal vantagem desta opção é a de aumentar a vida útil da lâmpada que, em condições nominais, é projetada para uma vida útil de 1000 horas. Ligando uma lâmpada de 40 W – 220 V numa rede elétrica de 110 V e considerando que a resistência elétrica da lâmpada não varia com a temperatura, a potência dissipada por esta lâmpada será de:

a) 5 W.

b) 7 W.

c) 10 W.

d) 20 W.

e) 40 W.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as repostas das atividades de Física sobre Eletrodinâmica:

01. V-F-F-F;

02. F-V-F-F;

03. A;

04. D;

05. A;

06. D;

07. V-V-F-V-F;

08. F-V-V-V-F;

09. A;

10. C