Exercícios sobre Indução Eletromagnética e Transformadores

01. Indução Eletromagnética e Transformadores: (UFV-MG–2007) A figura a seguir ilustra um ímã cilíndrico que é abandonado acima de uma espira condutora situada num plano horizontal, no campo gravitacional da Terra. Após ser abandonado, o ímã cai verticalmente, passando pelo centro da espira. Desprezando-se a resistência do ar, é CORRETO afirmar que as forças que a espira exerce no ímã quando este está se aproximando e, depois, se afastando da mesma são, respectivamente:

A) vertical para baixo e vertical para baixo.
B) vertical para cima e vertical para baixo.
C) vertical para cima e vertical para cima.
D) vertical para baixo e nula.
E) nula e vertical para cima.

 


02. (CEFET) Uma espira condutora quadrada é colocada no mesmo plano e ao lado de um circuito constituído por uma pilha, uma lâmpada e um interruptor ligado, como mostra a figura a seguir. Dentre os procedimentos a seguir, assinale V para aqueles que produzem corrente elétrica induzida na espira e F para os que não produzem.

( ) Manter ligado o interruptor e afastar a espira.
( ) Manter ligado o interruptor e manter a espira em repouso.
( ) Desligar e ligar o interruptor mantendo a espira em repouso.
A sequência
CORRETA encontrada é:
A) F V F.
B) V F V.
C) F F V.
D) V V F.

 


03. Indução Eletromagnética e Transformadores: (UFSM-RS) As usinas geradoras de energia elétrica produzem ___________ que permite, através de um transformador, elevar a ___________ e, assim, diminuir a _____________________, de modo a diminuir as perdas de energia por efeito Joule nas linhas de transmissão. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
A) tensão – corrente elétrica – tensão
B) corrente contínua – corrente elétrica – tensão
C) corrente alternada – tensão – corrente elétrica
D) corrente contínua – tensão – corrente elétrica
E) corrente alternada – corrente elétrica – tensão

 

 

04. (UFMG) Um anel metálico (A) e um disco metálico (D), de mesmo tamanho e mesma massa, presos a um fo de seda são postos a oscilar na forma de um pêndulo, conforme a figura. Eles passam por uma pequena região onde existe um campo magnético, perpendicular ao seus planos de oscilação. Os atritos são desprezíveis. A respeito de seus movimentos, é CORRETO afirmar que:

A) o disco diminui sua oscilação e o anel oscila indefinidamente.
B) o anel diminui sua oscilação e o disco oscila indefinidamente.
C) os dois diminuem suas oscilações e param ao mesmo tempo.
D) os dois diminuem suas oscilações e o disco para primeiro.

 


05. Indução Eletromagnética e Transformadores: (UFG-GO) A energia elétrica que chega às residências, ao comércio e à indústria é transportada por linhas de transmissão na forma de corrente alternada. Sobre essa modalidade de transporte de energia elétrica, julgue as afrmações que se seguem:
I. A transmissão por corrente alternada consolidou-se ao longo dos anos, mas não é a forma mais conveniente de transmissão devido às oscilações na voltagem e na corrente.
II. A transmissão por corrente alternada é conveniente, porque a voltagem pode ser facilmente modificada usando-se transformadores.
III. Usando corrente alternada, pode-se realizar a transmissão por longas distâncias em alta voltagem e baixa corrente, minimizando as perdas por efeito Joule.
Está
CORRETO o que se afirma em:
A) I, apenas. D) I e III, apenas.
B) II, apenas. E) II e III, apenas.
C) I e II, apenas.

 

Exercícios sobre Força Magnética sobre Fios.

06. Indução Eletromagnética e Transformadores: (Unicentro-PR) Nos motores do automóvel, para se produzir a faísca necessária à explosão, é preciso que haja entre os terminais da vela uma tensão de alguns milhares de volts. Essa tensão é obtida através da elevação da voltagem da bateria, utilizando-se bobinas transformadoras de tensão. Sobre a elevação da tensão, é CORRETO afirmar:
A) Somente há elevação de tensão por bobina transformadora em circuitos de corrente contínua.
B) A bobina é um circuito de eletricidade estática e por isso atinge voltagens elevadas.

C) A bobina é constituída por dois enrolamentos: o primário e o secundário. A corrente variável que atravessa o primário induz a alta tensão no secundário.
D) A bobina é um transformador de potência elétrica que aumenta a energia do enrolamento primário para uma energia que atinge milhares de volts no enrolamento secundário.
E) A elevação da tensão pela bobina ocorre através da transmissão da corrente da bateria para as velas, por meio de ondas eletromagnéticas.

 

 

07. (PUC-Campinas-SP) Numa usina elétrica, um transformador aumenta a tensão gerada de 10 000 V para 300 000 V e assim transporta, com reduzida perda, a energia a grandes distâncias por linhas de transmissão. Nesse transformador, o número de espiras do secundário deve ser 30 vezes:
A) menor que no primário e a tensão neste é contínua.
B) menor que no primário e a tensão neste é alternada.
C) maior que no primário e a tensão neste é alternada.
D) menor que no primário e a tensão neste é contínua ou alternada.

 


08. Indução Eletromagnética e Transformadores: (UEPG-PR) Sobre um transformador ideal em que o número de espiras do enrolamento secundário é menor que o do enrolamento primário, assinale o que for CORRETO.
01. A potência elétrica na entrada do enrolamento primário desse transformador é igual à potência elétrica na saída do enrolamento secundário.
02. Se ligarmos os terminais do enrolamento primário a uma bateria de 12 V, teremos uma d.d.p. menor no enrolamento secundário.
04. A energia no enrolamento primário é igual à energia no enrolamento secundário, caracterizando o Princípio da Conservação da Energia.
08. As correntes nos enrolamentos primário e secundário desse transformador são iguais.
16. A transferência de potência do enrolamento primário para o enrolamento secundário não ocorre por indução.
Soma ( )

 

 

09. (Enem–2002) Em usinas hidrelétricas, a queda-d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:
A) não provocarem impacto ambiental.
B) independerem de condições climáticas.
C) a energia gerada poder ser armazenada.
D) utilizarem fontes de energia renováveis.
E) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

 

 

10. Indução Eletromagnética e Transformadores: (Enem–2010) Há vários tipos de tratamentos de doenças cerebrais que requerem a estimulação de partes do cérebro por correntes elétricas. Os eletrodos são introduzidos no cérebro para gerar pequenas correntes em áreas específicas. Para se eliminar a necessidade de introduzir eletrodos no cérebro, uma alternativa é usar bobinas que, colocadas fora da cabeça, sejam capazes de induzir correntes elétricas no tecido cerebral. Para que o tratamento de patologias cerebrais com bobinas seja realizado satisfatoriamente, é necessário que:
A) haja um grande número de espiras nas bobinas, o que diminui a voltagem induzida.
B) o campo magnético criado pelas bobinas seja constante, de forma a haver indução eletromagnética.
C) se observe que a intensidade das correntes induzidas depende da intensidade da corrente nas bobinas.
D) a corrente nas bobinas seja contínua, para que o campo magnético possa ser de grande intensidade.
E) o campo magnético dirija a corrente elétrica das bobinas para dentro do cérebro do paciente.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Física sobre Indução Eletromagnética e Transformadores:

01. C; 02. B; 03. C; 04. D05. E; 06. C; 07. C; 08. Soma = 5;

09. D; 10. C