Questão 01 sobre Capacitores: (UFU-MG) A capacidade eletrostática (ou capacitância) de um capacitor plano depende, entre outros, do(s) seguinte(s) parâmetro(s):
A) Da carga armazenada.
B) Da diferença de potencial entre as placas do capacitor.
C) Da carga e da diferença de potencial.
D) Da distância entre as placas do capacitor.
E) Da carga e da distância entre as placas do capacitor.
Questão 02. (PUC Minas) Um capacitor ideal de placas paralelas está ligado a uma fonte de 12 volts. De repente, por um processo mecânico, a distância entre as placas dobra de valor.
A fonte é mantida ligada em todos os instantes. Nessa nova situação, pode-se afirmar, em relação àquela inicial, que:
A) o campo elétrico dobra, e a carga acumulada também.
B) o campo elétrico dobra, e a carga fica reduzida à metade.
C) o campo elétrico e a carga não mudam de valor.
D) o campo elétrico e a carga ficam reduzidos à metade do valor inicial.
E) o campo elétrico fica reduzido à metade, mas a carga não muda.
Questão 03. (UFTM-MG–2007) Um capacitor foi conectado a uma pilha de d.d.p. 1,5 V por meio de fios de resistência elétrica insignificante.
Quando a chave ch for ligada, o voltímetro indicará:
A) imediatamente o valor máximo de 1,5 V, assim como o amperímetro indicará no mesmo instante um valor máximo, permanecendo ambas as leituras inalteradas com o passar do tempo.
B) inicialmente 0 V, aumentando com o tempo até 1,5 V, enquanto o amperímetro manterá a indicação do valor máximo e diferente de zero para a corrente elétrica.
C) inicialmente 1,5 V, mostrando gradativamente uma queda na diferença de potencial até o valor 0 V, enquanto o amperímetro, partindo de 0 A, mostrará valores crescentes até um valor máximo.
D) imediatamente 1,5 V, enquanto o amperímetro indicará o valor 0 A, mantendo ambas as indicações inalteradas com o tempo.
E) imediatamente 1,5 V, enquanto o amperímetro, partindo de um valor máximo, mostrará uma gradual queda de corrente até atingir o valor 0 A.
Questão 04 sobre Capacitores: (Unimontes-MG–2007/Adaptado) O gráfico mostra a evolução da carga armazenada em função da tensão elétrica em um capacitor sendo carregado por uma bateria.
A energia armazenada e a capacitância do capacitor são
A) 2 x 10-3 J e 2 μF.
B) 2 x 10-3 J e 5 μF.
C) 1 x 10-3 J e 2 μF.
D) 1 x 10-3 J e 5 μF.
Questão 05. (UEPB–2010) Um capacitor consiste de dois condutores separados por um isolante, por exemplo, duas placas de metal com ar entre elas. Ele é carregado removendo-se cargas de uma placa e colocando-se na outra. E a maneira mais fácil de fazer isso é conectando por um tempo o capacitor a uma bateria (com uso da chave interruptora). Consideremos um capacitor qualquer, com as armaduras planas, por exemplo, e liguemos essas armaduras aos polos de uma bateria, como mostra a figura a seguir.
Se as armaduras possuírem cargas +Q = 1,2 x 10-3 C e –Q = 1,2 x 10-3 C e a voltagem VAB for de 400 V, a capacitância do aparelho será:
A) 6,0 x 10-2 F.
B) 3,0 x 10-2 F.
C) 6,0 x 10-6 F.
D) 3,0 x 10-6 F.
E) nula.
Questão 06. (PUC-Campinas-SP) Uma esfera metálica oca (A) e outra maciça (B) têm diâmetros iguais. A capacidade elétrica de A, no mesmo meio que B:
A) depende da natureza do metal de que é feita.
B) depende de sua espessura.
C) é igual a de B.
D) é maior que a de B.
E) é menor que a de B.
Questão 07 sobre Capacitores: (UECE–2007) Sabendo-se que o ar se torna condutor quando o campo elétrico ultrapassa 30 kV/cm, a carga elétrica máxima em coulomb de um capacitor de placas paralelas, de área 100 cm2 e tendo o ar como dielétrico, é igual a (considere a permissividade do ar igual a 8,85 x 10-12 C2/Nm2.):
A) 2,70 x 10-7.
B) 6,00 x 10-7.
C) 30,0 x 10-7.
D) 67,0 x 10-7.
Questão 08. (UFC) A figura a seguir representa o processo de descarga de um capacitor como função do tempo. No tempo t = 0, a diferença de potencial entre as placas do capacitor era V0 = 12 volts.
No instante de tempo t1, assinalado no gráfico, a diferença de potencial entre as placas do capacitor é:
A) 1,5 V.
B) 3,0 V.
C) 4,5 V.
D) 6,0 V.
E) 7,5 V.
Questão 09. (Unimontes-MG–2010) Um capacitor plano e de placas paralelas possui diferença de potencial (d.d.p.) entre as placas igual a V e armazena uma quantidade de carga Q0. Se dobrarmos a área das placas e reduzirmos pela metade a distância entre elas, mantendo constante a d.d.p., é CORRETO afirmar que a carga Q armazenada será:
A) 4Q0.
B) 2Q0.
C) 3Q0.
D) Q0.
Questão 10 sobre Capacitores: (UFJF-MG) Um capacitor de placas planas e paralelas, isolado a ar, é carregado por uma bateria. Em seguida, o capacitor é desligado da bateria, e a região entre as placas é preenchida com óleo isolante.
Sabendo-se que a constante dielétrica do óleo é maior do que a do ar, pode-se afirmar que:
A) a carga do capacitor aumenta, e a d.d.p. entre as placas diminui.
B) a capacitância do capacitor aumenta, e a d.d.p. entre as placas diminui.
C) a capacitância do capacitor diminui, e a d.d.p. entre as placas aumenta.
D) a carga do capacitor diminui, e a d.d.p. entre as placas aumenta.
🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.
Gabarito com as respostas da lista de exercícios de física sobre Capacitores:
01. D;
02. D;
03. E;
04. D;
05. D;
06. C;
07. A;
08. C;
09. A;
10. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína