Exercícios sobre Eletrostática

01. Eletrostática: UFMT – Em Campo Grande, na época da seca, é freqüente que, ao sairmos de um carro ou pegarmos o corrimão de um ônibus, sintamos um pequeno choque na ponta dos dedos. Esse fenômeno se explica porque, na época da seca, 01. a rigidez dielétrica do ar aumenta, uma vez que a umidade do ar é mínima.

02. a rigidez dielétrica do ar diminui, uma vez que a umidade do ar é mínima.

04. absorvemos mais cargas elétricas positivas por indução.

08. carregamo-nos negativamente por atrito.

16. ao tocarmos o carro ou o corrimão do ônibus, esses funcionam como terra descarregando a eletricidade acumulada em nossos corpos.

Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.

 

 

02. UnB-DF – Nos períodos de estiagem em Brasília, é comum ocorrer o choque elétrico ao se tocar a carroceria de um carro ou a maçaneta de uma porta em um local onde o piso é recoberto por carpete. Centelhas ou faíscas elétricas de cerca de um centímetro de comprimento saltam entre os dedos das pessoas e esses objetos. Uma faísca elétrica ocorre entre dois corpos isolados no ar, separados por uma distância de um centímetro, quando a diferença de potencial elétrico entre eles atinge, em média, 10 000 V.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens que se seguem:

( ) O choque elétrico é sentido por uma pessoa devido à passagem de corrente elétrica pelo seu corpo.

( ) Os choques elétricos referidos no texto são perigosos porque são provenientes de cargas estáticas que acumulam grande quantidade de energia.

( ) O processo de eletrização por indução é o principal responsável pelo surgimento do fenômeno descrito no texto.

( ) O ar em uma região onde existe um campo elétrico uniforme de intensidade superior a 10 000 V/cm é um péssimo condutor de eletricidade.

( ) O valor absoluto do potencial elétrico da carroceria de um carro aumenta devido ao armazenamento de cargas eletrostáticas.

 

 

03. Eletrostática: UFSE – As linhas de força de um campo elétrico, gerado por uma carga puntiforme negativa, são:

a) semi-retas, radiais, dirigindo-se para a carga;

b) semi-retas, radiais, partindo da carga;

c) curvas parabólicas com a carga no foco;

d) circunferências concêntricas, com a carga no centro, e sentido horário.

e) circunferências concêntricas, com a carga no centro e sentido anti-horário.

 

 

04. U.F. Pelotas-PR – Na mitologia dos povos da antigüidade, assim como no humor de Luís Fernando Veríssimo, os raios são apresentados como manifestações da irritação dos deuses.

Seus conhecimentos de eletricidade permitem-lhe afirmar que ocorrem descargas elétricas entre nuvens e a Terra quando:

a) o ar se torna condutor porque foi ultrapassado o valor de sua rigidez dielétrica.

b) cresce muito a rigidez dielétrica do ar, devido ao acumulo de cargas elétricas nas nuvens.

c) se torna nula a diferença de potencial entre as nuvens e a Terra porque estão carregadas com cargas de sinais contrários.

d) diminui o campo elétrico na região, devido à eletrização da superfície terrestre por indução.

e) o valor do campo elétrico na região oscila fortemente, devido ao acúmulo de cargas elétricas nas nuvens.

 

 

05. Eletrostática: U. Católica-DF – A respeito da eletricidade estática, escreva V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas.

( ) O campo elétrico no centro de uma esfera de alumínio uniformemente carregada, em equilíbrio eletrostático, é nulo.

( ) Em um tubo de imagem de um televisor, um elétron é acelerado por uma diferença de potencial de 220 volts. O ganho de energia cinética é, portanto, de 220 joules.

( ) Uma gota de óleo eletricamente carregada é mantida em suspensão, a uma certa distância do solo, por um campo elétrico uniforme. Pode-se, assim, afirmar que o módulo da razão entre a carga e a massa da gota de óleo é igual ao módulo da razão entre o campo gravitacional local e o campo elétrico, em unidades coerentes.

( ) Suponha que uma carga de prova seja deslocada no sentido em que a densidade das linhas de campo elétrico é crescente; então, a força coulombiana sentida por ela terá módulo crescente.

( ) Toda superfície metálica, por onde flui uma corrente elétrica, é uma superfície equipotencial.

 

Exercícios sobre Termodinâmica – 02.

 

06. Eletrostática: UFSC – Assinale a(s) proposição(ões) correta(s):

01. O campo elétrico, no interior de um condutor eletrizado em equilíbrio eletrostático, é nulo.

02. O campo elétrico, no interior de um condutor eletrizado, é sempre diferente de zero, fazendo com que o excesso de carga se localize na superfície do condutor.

04. Uma pessoa dentro de um carro está protegida de raios e descargas elétricas, porque uma estrutura metálica blinda o seu interior contra efeitos elétricos externos.

08. Numa região pontiaguda de um condutor, há uma concentração de cargas elétricas maior do que numa região plana, por isso a intensidade do campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito maior do que nas proximidades de regiões mais planas.

16. Como a rigidez dielétrica do ar é 3 x 106 N/C, a carga máxima que podemos transferir a uma esfera de 30 cm de raio é 10 microcoulombs.

32. Devido ao poder das pontas, a carga que podemos transferir a um corpo condutor pontiagudo é menor que a carga que podemos transferir para uma esfera condutora que tenha o mesmo volume.

64. O potencial elétrico, no interior de um condutor carregado, é nulo.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

07. UFPR – Um físico realiza experimentos na atmosfera terrestre e conclui que há um campo elétrico vertical e orientado para a superfície da Terra, com módulo E = 100 N/C.

Considerando que para uma pequena região da superfície terrestre o campo elétrico é uniforme, é correto afirmar:

( ) A Terra é um corpo eletrizado, com carga elétrica negativa em excesso.

( ) A diferença de potencial elétrico, na atmosfera, entre um ponto A e um ponto B, situado 2 m abaixo de A, é de 200 V.

( ) Cátions existentes na atmosfera tendem a mover-se para cima, enquanto que ânions tendem a mover-se para a superfície terrestre.

( ) O trabalho realizado pela força elétrica para deslocar uma carga elétrica de 1µC entre dois pontos, A e C, distantes 2 m entre si e situados a uma mesma altitude, é 200 µJ.

( ) Este campo elétrico induzirá cargas elétricas em uma nuvem, fazendo com que a parte inferior desta, voltada para a Terra, seja carregada positivamente.

 

 

08. Eletrostática: U.E. Maringá-PR – Sobre uma placa horizontal fixa são mantidas em repouso, sob ação de forças externas, duas esferas idênticas, eletrizadas, conforme a figura, sendo P o ponto médio entre elas. Nessas condições, assinale o que for correto.

01. No ponto P, o campo elétrico resultante é nulo.

02. No ponto P, o potencial elétrico resultante é nulo.

04. A energia potencial do sistema formado pelas duas esferas eletrizadas é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

08. Se colocarmos uma outra esfera com carga +q, no ponto P, a força resultante sobre ela será nula.

16. Retirando-se as forças externas e colocando-se uma outra esfera com carga +q, no ponto P, esta esfera permanecerá onde está e as esferas externas se avizinharão a ela.

32. Se for colocada uma outra carga +q, no ponto P, o sistema se neutralizará.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

09. Cefet-PR – Dois objetos com cargas iguais, positivas, estão separados por uma distância d qualquer. Colocamos no ponto médio, que une os dois objetos carregados, uma carga de prova q.

a) O potencial elétrico resultante no local da carga de prova é nulo.

b) O campo elétrico resultante no local da carga de prova é nulo.

c) A força eletrostática resultante sobre a carga de prova é dobrada.

d) A energia potencial eletrostática resultante sobre a carga de prova é nula.

e) O campo elétrico resultante no local da carga de prova é dobrado.

 

 

10. Eletrostática: UFRS – A superfície de uma esfera isolante é carregada com carga elétrica positiva, concentrada em um dos seus hemisférios. Uma esfera condutora descarregada é, então, aproximada da esfera isolante.

Assinale, entre as alternativas abaixo, o esquema que melhor representa a distribuição final de cargas nas duas esferas.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas do simulado de física sobre Eletrostática:

01. 01 + 08 + 16;

02. V – F – F – F – V;

03. a;

04. a;

05. V – F – V – V – F;

06. 45;

07. V – V – F – F – V;

08. 25;

09. b;

10. e